Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

99% das empresas usam e-mail marketing para atingir seus clientes, mas 70% não o fazem corretamente

E-mail marketing está em alta, mas 70% das empresas não aproveitam seu potencial total.

99% das empresas usam e-mail marketing para atingir seus clientes, mas 70% não o fazem corretamente

Por Juliana Azuma* De acordo com o “E-Mail Marketing Study 2013”, levantamento anual realizado pela Experian Marketing Services junto a empresas de todo o mundo para analisar tendências, estatísticas e melhores práticas do segmento, as campanhas remetidas por correio eletrônico foram citadas por 99% dos entrevistados como a ferramenta mais utilizada para chegar ao cliente. Apesar do uso por quase a totalidade das empresas consultadas, a maioria não tem adotado o recurso adequadamente: 60% não oferecem ao cliente opção de tipo de mensagem, conteúdo ou ofertas que querem receber, enquanto 35% deixam o público determinar a frequência. O dado mais alarmante, entretanto, é que 70% sequer utilizam mensagens personalizadas. A alternativa que esses usuários encontram é a segmentação das campanhas de acordo com o histórico de acessos (83%) ou compras (70%) dos clientes, por região onde se encontram (72%). São critérios que poderiam gerar melhores resultados se fossem mais bem trabalhados. A eficácia do e-mail marketing é comprovada, desde que seja adotada a estratégia mais adequada, e a personalização é o maior trunfo. Todo cliente quer ser bem atendido e ter a sensação de proximidade com a marca. O estudo aponta que as mensagens personalizadas têm uma taxa de abertura 25% maior que a das não personalizadas, enquanto o aumento da taxa de cliques chega a 51%. Para um e-commerce, a taxa de conversão pode se multiplicar por seis, além de outros benefícios, como a fidelização do cliente. Já o disparo genérico, por sua vez, pode causar um efeito reverso, tendo rejeição do destinatário ou indo diretamente para a lixeira, como spam. *Juliana Azuma é Superintendente de Marketing Services da Serasa Experian

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail O futuro do campo em rede: saiba como a TIM reduziu em 75% o tempo de análises para atuação no agronegócio

O futuro do campo em rede: saiba como a TIM reduziu em 75% o tempo de análises para atuação no agronegócio

Parceria otimiza expansão de conectividade com inteligência de dados, transformando a prospecção de clientes e democratizando o acesso à rede em áreas rurais.

Thubmnail CAR e crédito rural: por que o Cadastro Ambiental Rural é decisivo na análise de risco em 2025

CAR e crédito rural: por que o Cadastro Ambiental Rural é decisivo na análise de risco em 2025

Saiba como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) impacta o crédito rural e por que ele é importante para financiamentos sustentáveis em 2025.

Thubmnail Como a taxonomia verde promovida pela FEBRABAN atua sobre o risco de crédito rural

Como a taxonomia verde promovida pela FEBRABAN atua sobre o risco de crédito rural

Confira como a taxonomia verde da FEBRABAN ajuda a reduzir riscos no agro e impactar com R$ 400 bi em crédito rural ao ano. Saiba mais!

Thubmnail Leis do agro: quais são as regulamentações vigentes para ficar atento?

Leis do agro: quais são as regulamentações vigentes para ficar atento?

O agro cresceu 12,2% no 1º trimestre de 2025: confira as principais leis e soluções para crédito rural com foco em compliance e ESG.

Thubmnail Confira os feriados e datas comemorativas de novembro

Confira os feriados e datas comemorativas de novembro

Confira os feriados e datas comemorativas de novembro e veja ideias de campanhas segmentadas para aumentar engajamento e vendas.

Thubmnail Safra 2025/2026: o cenário da soja brasileira revelado por satélites e projeções

Safra 2025/2026: o cenário da soja brasileira revelado por satélites e projeções

Desvende os números e as tendências da cultura que movimenta o agronegócio, com dados exclusivos de mapeamento. Confira o conteúdo completo.