Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 9,2%

Variação mensal 1,2%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 21,3%

No mês (em milhões) 8,4

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 22,0%

No mês (em milhões) 8,0

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 49,2%

No mês (em milhões) 80,4

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 3,6%

Variação mensal -1,2%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 9,2%

Variação mensal 1,2%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 21,3%

No mês (em milhões) 8,4

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 22,0%

No mês (em milhões) 8,0

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 49,2%

No mês (em milhões) 80,4

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 3,6%

Variação mensal -1,2%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Cobrança

5 maneiras de motivar sua equipe de cobrança e aumentar a produtividade

Inspire sua equipe de cobrança com 5 estratégias para aumentar o desempenho e os resultados.

5 maneiras de motivar sua equipe de cobrança e aumentar a produtividade

A sustentabilidade de qualquer negócio depende de um processo de faturamento e cobrança saudável. É por esse motivo que manter a produtividade das áreas responsáveis está entre as principais tarefas dos gestores das equipes que realizam cobranças nas grandes empresas. “Um time motivado pode ajudar a resgatar os consumidores inadimplentes e devolver-lhes o crédito para comprar outros produtos e serviços”, afirma o consultor comercial e de gestão Luiz Comazzetto.

Motivação é o que faz as pessoas agirem, segundo o especialista. “Elas precisam se sentir parte de algo e ter alguém para seguir. Bons líderes compartilham valores claros e metas, desenvolvendo um senso de grandeza nos funcionários, que os levará a um objetivo em comum”, resume. Nesse caso, uma cobrança efetiva.

Se os colaboradores entenderem a importância de sua função para a empresa e para eles próprios, será mais fácil estimulá-los a cumprir metas. Explicar, por exemplo, a consequência de uma má gestão de recebíveis (grandes prejuízos, afetando o emprego de todos) é mais efetivo do que apenas cobrar desempenho. A seguir, Comazzetto lista outras formas de motivar profissionais de áreas sob constante pressão, como a de cobrança.

1.Cuide do ambiente

Está cientificamente comprovado que o local de trabalho tem um impacto significativo no humor e na produtividade. O design e o ambiente do escritório devem contribuir para criar uma atmosfera onde as pessoas se sintam valorizadas e orgulhosas. Planeje o espaço de maneira a permitir a interação e o trabalho em equipe. Se existe estresse e tensão na empresa, os colaboradores serão afetados e terão menos disposição para realizar suas atividades.

2.Recompense

Dinheiro é um prêmio que nunca sai de moda e todo mundo gosta, mas é preciso ter cuidado para não virar um estímulo corriqueiro. Crie incentivos semestrais, mensais ou semanais utilizando as métricas que considerar adequadas. Se não quiser oferecer dinheiro, outra opção são os cartões-presentes.

3.Crie incentivos

Existem alternativas de premiações ao dinheiro: folgas, emendas de feriado, home office e até poder levar animais de estimação uma vez por semana. São muitas as formas de incentivo. O importante é que as ações satisfaçam verdadeiramente seus colaboradores. Por isso, pergunte quais seus hobbies, vontades e sonhos. Além de utilizar essas informações para personalizar incentivos, o gestor tem a oportunidade de conhecer melhor os membros da sua equipe.

4.Reconheça as conquistas

Reconhecimento pessoal é uma estratégia altamente eficaz e comprovada para melhorar o envolvimento dos funcionários. É uma das ferramentas mais motivacionais e gratificantes, pois premia de acordo com a contribuição da equipe ou individual. Determine quais comportamentos quer reconhecer: o trabalho em equipe ou uma conquista individual. Identifique e comunique previamente quais os critérios adotados.

 Saiba como aplicar

 

5.Ferramentas e informações adequadas

Uma boa infraestrutura de trabalho, com equipamentos de qualidade, softwares atualizados e soluções inteligentes que tragam dados precisos também são essenciais. Dessa forma, os colaboradores se sentem mais seguros para fazer a gestão dos clientes em atraso, ao mesmo tempo que buscam manter um bom relacionamento com consumidores e empresas.

Clique aqui para saber mais sobre as nossas soluções de cobrança.

Fale com a Serasa Experian!

Entre em contato com a nossa equipe de consultores para saber mais sobre como melhorar os resultados, combinando uma gestão eficiente com processos integrados e tecnologia.

 

Fale com um especialista em cobrança da Serasa Experian!

 

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Execução Fiscal: o que é, como funciona e como ela pode impactar seu negócio!

Execução Fiscal: o que é, como funciona e como ela pode impactar seu negócio!

Entenda como a execução fiscal afeta PMEs, o que diz a lei de execução fiscal e saiba identificar riscos e soluções para proteger sua empresa!

O que é propaganda enganosa e o que diz a lei brasileira sobre?

O que é propaganda enganosa e o que diz a lei brasileira sobre?

Entenda como identificar e evitar a propaganda enganosa nas comunicações do seu negócio, conheça o que diz a legislação e saiba como construir boas relações com

WMS: conheça o sistema de gerenciamento de armazém que otimiza seu estoque e logística!

WMS: conheça o sistema de gerenciamento de armazém que otimiza seu estoque e logística!

Como o WMS (Warehouse Management System) pode transformar a gestão de estoque em PMEs, profissionalizando processos logísticos e aumentando a eficiência.

RFID: o que é e como a identificação por rádio frequência revoluciona o controle de ativos

RFID: o que é e como a identificação por rádio frequência revoluciona o controle de ativos

Como a tecnologia RFID inova o controle de ativos em pequenas e médias empresas, superando o código de barras, otimizando processos e minimizando prejuízos.

Cartão clonado: como prevenir e agir em casos de fraude em sua loja virtual

Cartão clonado: como prevenir e agir em casos de fraude em sua loja virtual

Cartão clonado? Aprenda a reconhecer sinais, checar fatura, agir e validar alertas do banco para reduzir prejuízos no e-commerce! Confira no blog.

Prevenção de perdas no e-commerce: entenda como proteger seu negócio!

Prevenção de perdas no e-commerce: entenda como proteger seu negócio!

Prevenção de perdas no e-commerce: proteja dados, reduza fraudes, erros e aumente a confiança com lucro e práticas seguras. Confira no nosso blog!