Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Cobrança

Desafios de cobrança: Marisol reduz custos em cerca de 70%

Desafios de cobrança: Marisol reduz custos em cerca de 70%... Saiba mais!

Imagem de capa
Empresa de destaque no segmento de vestuário, a Marisol enfrenta desafios de inadimplência e investe esforços em recuperação de crédito junto aos seus clientes.

https://youtu.be/46UYw-07-FY   Antes de decidir investir em uma parceria, esses eram trabalhos de alta carga burocrática, custos elevados, excesso de trabalho manual e resultados insatisfatórios tanto para a empresa quanto para os credores. Em 2017, porém, a Marisol experimentou uma grande transformação. Depois de anos usando serviços básicos da Serasa Experian, a empresa decidiu ampliar os investimentos e contar com a nossa experiência na criação de estratégias eficientes de recuperação. Assim, foram muitos os ganhos na esteira da parceria. A implementação foi bem simples e, após a adaptação do sistema e a homologação, os ganhos foram claros quando a ferramenta começou a rodar.

Foi uma desburocratização muito grande para toda a nossa área de cobrança
Fernando Zanardo      Diretor financeiro da Marisol

O retorno para a Marisol foi muito rápido: os ganhos de eficiência geraram uma redução de 70% nos custos operacionais de cobrança. A empresa reduziu o tempo total de seus processos (a média de recuperação caiu de 30 para apenas 7 dias) e o número de pessoas alocadas em tarefas burocráticas; por outro lado, agilizou a resposta do cliente nas renegociações (de cerca de 15 dias para 48h) e a exclusão das negativações. O protesto em cartório, usado pela empresa até então, trazia muitos problemas: idas e vindas de documentos, atraso de repasses e lentidão nos prazos.

Além disso, havia custos cartorários com as documentações, cópias autenticadas e assinaturas reconhecidas, e despesas com envio de documentos
      Fabiane LitzembergFinanceira sênior da Marisol

Essas etapas, inclusive, exigiam um número maior de pessoas para serem executadas. A forma encontrada para reduzir custos, burocracia e ganhar agilidade foi a adoção de uma solução que simplifica, automatiza e melhora os processos de cobrança, negativação e recuperação: o Pefin, serviço exclusivo de regularização e inclusão de dívidas na Serasa Experian.

Para a escolha dessa solução, pesou também a relevância que o nome da Serasa Experian tem no mercado
               Fernando Zanardo     Diretor financeiro da Marisol

Como funciona Pefin funciona de forma bem simples: é só enviar a comunicação em seu relatório periódico, no prazo de 7 dias após a dívida vencer. Essa informação será automaticamente incluída na sua base de dados e, ao mesmo tempo, o devedor receberá uma carta de notificação explicando o prazo legal para se manifestar. A carta diz que, caso o prazo expire, ele passará a fazer parte dos nossos relatórios de crédito como negativado, com dívida ativa junto à sua empresa. Assim que o cliente negociar e pagar, é só você o incluir no relatório de baixas, e essa cobrança deixará de constar como negativada.

Novas perspectivas

O sucesso do Pefin foi tão grande que, em pouco tempo, a Marisol ampliou o investimento em soluções e implementou um novo processo para recuperação de dívidas: o Serasa Relato, que permite amplas análises de pequenas e médias empresas, favorece a gestão de negócios, a redução de fraudes e da inadimplência, e aumenta a rentabilidade na concessão de crédito.

A combinação de um sistema próprio da Marisol com a análise completa dos clientes, gerada a partir do Serasa Relato, fez com que a empresa pudesse criar limites pré-estabelecidos e liberá-los automaticamente aos clientes que têm perfil adequado àquela oferta, sem a necessidade de intervenção manual
Rodrigo SanchezVice-presidente de Serviços de Crédito e Estratégia de Dados da Serasa Experian

Ao usar os nossos relatórios, a empresa de vestuário percebeu a qualidade das informações, fator essencial para potencializar o nível de acertos das decisões. Na análise de crédito, isso representa menos riscos e melhores negócios. [acf_widgets id="5469615606" title="Cases - Falar com especialista"]


[acf_widgets id="5469615614" title="Cases - Tags - Marisol"]

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Baixe a 5ª edição do Boletim Agro Serasa Experian: insights essenciais para o agronegócio e o crédito rural

Baixe a 5ª edição do Boletim Agro Serasa Experian: insights essenciais para o agronegócio e o crédito rural

Baixe agora o Boletim Agro completo da Serasa Experian e confira dados exclusivos sobre o mercado agronegócio. Quero baixar o Boletim Agro!

Feriados em janeiro: veja datas para planejar suas campanhas

Feriados em janeiro: veja datas para planejar suas campanhas

Descubra os feriados em janeiro e datas comemorativas para planejar campanhas estratégicas, aumentar engajamento e aproveitar oportunidades em 2026.

Lifetime Value (LTV): como calcular e aumentar o valor do cliente

Lifetime Value (LTV): como calcular e aumentar o valor do cliente

Descubra o que é Lifetime Value (LTV), como calcular e estratégias para aumentar o valor do cliente e impulsionar o crescimento do negócio.

Bank Risk Assessment: Data, Tech & Financial Compliance

Bank Risk Assessment: Data, Tech & Financial Compliance

Evaluate bank risks with Serasa Experian. Use data, AI, and Insights Hub to predict default, mitigate fraud, and ensure regulatory compliance.

Churn: o que é, como calcular e estratégias para reduzir a taxa

Churn: o que é, como calcular e estratégias para reduzir a taxa

Descubra as melhores práticas para reduzir o churn em seu negócio. Aprenda a manter seus clientes satisfeitos e fidelizados por mais tempo. Saiba mais agora!

Audience Target: como segmentar e aumentar conversões com dados

Audience Target: como segmentar e aumentar conversões com dados

Entenda audience target: conceitos, tipos de segmentação, uso de dados e analytics, benefícios e etapas, com lgpd, para campanhas eficientes no brasil.