As dinâmicas em grupo têm se tornado cada vez mais comuns nas empresas, sendo uma ferramenta poderosa e muito valorizada para avaliar as habilidades comportamentais, interpessoais e de liderança de uma pessoa. Está se preparando para participar de uma dessas durante um processo seletivo? Então, este conteúdo é perfeito para você!

Neste texto te mostraremos quais são as 7 dinâmicas em grupo mais feitas atualmente. Além disso, preparamos algumas dicas fundamentais para você conseguir demonstrar todo o seu potencial e alcançar o sucesso profissional. Continue conosco e confira todas as informações!

O que são as dinâmicas em grupo?

As dinâmicas em grupo são atividades realizadas, geralmente em empresas, visando observar e avaliar interações, habilidades e comportamentos dos participantes. Esses exercícios são muito aplicados em ambientes corporativos para avaliar competências, habilidades interpessoais e trabalho em equipe. Dessa forma, é possível compreender se a pessoa se adéqua à cultura organizacional do negócio.

No geral, as dinâmicas em grupo nas empresas são aplicadas durante processos seletivos e programas de desenvolvimento de equipes. Elas fornecem aos empregadores uma visão mais profunda das habilidades e dos comportamentos dos candidatos ou dos membros da equipe, facilitando a tomada de decisão sobre contratações e promoções.

Além disso, é importante ressaltar que essas atividades possuem diferentes formatos, objetivos e propostas. Por exemplo, em uma dinâmica em grupo, o facilitador do exercício pode apresentar um problema ou desafio, e os participantes devem trabalhar em conjunto para solucionar a situação.

Apesar disso, as dinâmicas também podem ser aplicadas como simulações de negócios, discussões em grupo, construção de equipes e muito mais.

Quais são as principais dinâmicas feitas?

Existem centenas de dinâmicas em grupo atualmente. Apesar disso, é importante ressaltar que cada uma delas é adaptada para a sua realidade, podendo ser modificada conforme a área da empresa ou o motivo da aplicação da atividade. De toda forma, selecionamos os 7 principais exercícios feitos nas organizações. Confira:

1. Dinâmica da ilha deserta

A dinâmica da ilha deserta é uma atividade muito conhecida e amplamente usada em ambientes corporativos e educacionais para avaliar as habilidades de trabalho de equipe, organização no trabalho, tomada de decisões e resolução de problemas.

No geral, ela cria um cenário hipotético no qual os participantes são náufragos em uma ilha deserta e precisam tomar uma série de decisões importantes para sobreviver. Conforme comentado anteriormente, as dinâmicas em grupo podem sofrer modificações, o que também acontece com essa atividade, que pode ser adaptada de várias formas.

Os facilitadores podem introduzir reviravoltas no cenário, como a descoberta de recursos limitados, a necessidade de resgatar um membro "ferido" ou a inclusão de um objeto misterioso que pode ou não ser útil. Essas variações adicionam complexidade e desafio ao exercício.

2. Dinâmica da observação

A dinâmica da observação é uma atividade muito simples e prática de ser feita. Ela é frequentemente usada para melhorar as habilidades de observação, atenção aos detalhes e comunicação em grupos. No geral, os participantes são desafiados a observar objetos, situações ou pessoas por um tempo determinado para, depois, discutirem em grupo o que perceberam.

Para realizar essa dinâmica em grupo, é muito simples. Primeiramente, organize os objetos em um local de fácil visualização para todos — esses itens podem variar conforme o objetivo da atividade. Por exemplo, você pode usar uma mesa com objetos comuns, imagens em uma parede ou até mesmo desenhos e diagramas.

Feito isso, deixe os itens disponíveis para observação durante um período. Após o tempo de visualização, remova os objetos ou imagens da vista dos participantes. Em seguida, peça a cada grupo que se reúna e compartilhe o que observaram. Eles podem descrever os objetos, suas cores, tamanhos, detalhes e qualquer informação relevante que tenham notado.

Após a discussão em grupo, os facilitadores podem revelar os objetos ou imagens novamente para que todos possam ver. Os grupos, então, comparam suas observações com os objetos reais, destacando diferenças e refinando suas habilidades de observação.

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3. Dinâmica das semelhanças

A atividade das semelhanças é uma dinâmica em grupo que visa destacar as semelhanças e os interesses comuns entre os participantes. O objetivo principal é encorajar os participantes a encontrar e compartilhar seus gostos e experiências comuns, promovendo um senso de conexão e comunidade.

Cada grupo recebe uma lista de perguntas ou temas relacionados a experiências, gostos, interesses ou características pessoais. Essas questões variam muito conforme o objetivo da dinâmica. Apesar disso, algumas possíveis perguntas são:

  • Quais são os seus hobbies favoritos?
  • Qual é o seu filme preferido?
  • Quais lugares você já visitou?

Dentro de seus grupos, os participantes discutem as perguntas ou os temas e identificam quaisquer semelhanças ou pontos em comum entre eles. Feito isso, eles compartilham suas respostas com os outros membros do grupo.

Essa dinâmica em grupo promove a compreensão mútua, fortalece os laços entre os participantes e melhora o trabalho em equipe. Além disso, demonstra como, mesmo em grupos diversificados, é possível encontrar conexões e interesses compartilhados, promovendo uma atmosfera de colaboração e apoio mútuo.

4. Dinâmica da memorização

A dinâmica da memorização ajuda os participantes a aprimorarem suas habilidades de memorização e recordação. Além disso, ela oferece insights valiosos para os avaliadores sobre quem estava atento ao exercício e seu nível de concentração.

O facilitador da atividade escolhe um conjunto de informações ou itens que os participantes devem memorizar. Isso pode incluir números, palavras, imagens, nomes, fatos ou qualquer outra informação relevante para o contexto da dinâmica.

Após a apresentação dos itens, os participantes têm um período específico para memorizá-los. Esse tempo pode variar dependendo da complexidade dos itens. Ao final desse período, os grupos devem registrar o que lembraram e discutir os resultados com os avaliadores.

5. Dinâmica de brainwriting

A dinâmica em grupo de brainwriting, também conhecida como "6-3-5", é uma técnica muito similar ao conhecido brainstorming. Nesse exercício, os participantes são desafiados a gerar ideias em um curto espaço de tempo para solucionar um problema ou atingir uma meta estipulada previamente.

O número "6-3-5" está relacionado com as especificações do desafio. Veja:

  • 6: número de participantes em cada grupo;
  • 3: quantidade de ideias que cada um deve gerar;
  • 5: tempo para escrever as ideias.

A dinâmica de brainwriting é eficaz, porque incentiva a construção de ideias em cima das contribuições de outros, resultando em uma ampla variedade de conceitos.

6. Dinâmica dos cubos solidários

Essa é uma opção de dinâmica em grupo mais demorada, ideal para processos seletivos com várias pessoas. Durante essa atividade, os participantes devem ser separados em grupos e devem montar 15 cubos com os materiais fornecidos para o exercício. Os itens podem ser diversos, incluindo tesouras, cartolinas, palitos de sorvete e mais.

O principal propósito dessa atividade é avaliar as habilidades de trabalho em equipe dos participantes. É uma oportunidade para eles se organizarem e atribuírem papéis e funções de forma eficiente, trabalhando em conjunto para garantir a conclusão bem-sucedida dos cubos até o final da dinâmica.

7. Dinâmica das características

A dinâmica das características é uma ferramenta valiosa para aprofundar o conhecimento mútuo e nutrir as habilidades de empatia, compreensão e reconhecimento das particularidades de cada participante.

O processo é simples: cada pessoa escreve duas de suas características e duas de suas manias em um pedaço de papel, mantendo o anonimato. Esses papéis são misturados e distribuídos aleatoriamente entre os demais participantes.

O desafio está em adivinhar quem é o autor de cada conjunto de características. Uma vez que a pessoa por trás dos aspectos é identificada, ela tem a oportunidade de explicar mais sobre o que escreveu.

Isso leva a discussões significativas que permitem uma compreensão mais profunda das perspectivas de cada indivíduo, fortalecendo as conexões e o entendimento mútuo no grupo.

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Dicas para se preparar para as dinâmicas em grupo

As dinâmicas em grupo podem parecer muito simples, mas, para alcançar resultados satisfatórios, o indicado é se preparar para as atividades da melhor forma possível. Veja as dicas que preparamos para você:

1. Fique atento às instruções

Ficar atento às instruções é uma parte essencial da preparação para qualquer dinâmica de grupo! Isso não apenas demonstra que você é um candidato atento e comprometido, mas também ajuda a garantir que você siga corretamente as diretrizes da atividade.

Para isso, caso as instruções estejam escritas, leia atentamente todas as informações e faça anotações. Se algo não estiver claro, não hesite em pedir esclarecimentos aos facilitadores ou ao líder da atividade.

2. Evite se comparar aos demais

Quando você se compara com os outros, seu foco pode se desviar do que realmente importa na dinâmica. Em vez de se concentrar em cumprir as tarefas e as metas da atividade, você pode ficar preocupado com como está se saindo em comparação com os demais.

Além disso, a comparação em excesso pode criar uma pressão desnecessária. Você pode se sentir ansioso para superar os outros, o que prejudica seu desempenho e impede que você contribua eficazmente para o grupo.

3. Busque mostrar seus pontos fortes

Durante processos seletivos, todas as pessoas desejam se destacar para atrair o interesse dos recrutadores. Por esse motivo, mostrar seus pontos fortes da forma adequada é tão importante.

Antes de tudo, é ideal ter um bom entendimento de seus próprios pontos fortes. Identifique suas habilidades, experiências e traços de personalidade que são particularmente relevantes para a dinâmica.

Durante a dinâmica, esteja atento às oportunidades de contribuir de maneira positiva. Isso pode incluir liderar, oferecer sugestões construtivas, resolver problemas ou apoiar outros membros do grupo.

4. Seja educado com os demais participantes

Ser educado com os demais participantes é uma habilidade social valiosa que não apenas contribui para o sucesso da dinâmica de grupo, mas também reflete positivamente em seu profissionalismo. É uma atitude que é valorizada em muitos contextos, tanto pessoais quanto profissionais, uma vez que demonstra a capacidade de uma pessoa de trabalhar em equipe ou ter uma boa comunicação no trabalho.

Além de conversar amigavelmente com todos, busque ouvir atentamente o que os participantes estiverem falando e evite interromper a fala dessas pessoas. Lembre-se de respeitar todas as diferenças e manter a calma em momentos de tensão ou desacordo.

5. Seja você mesmo!

A maioria das dinâmicas em grupo visam conhecer melhor as características e as habilidades dos participantes. Por isso, não existe forma melhor de ter um bom desempenho nessas atividades se não sendo você mesmo. Ser autêntico demonstra transparência e honestidade. Os outros participantes e avaliadores valorizam a integridade.

Ser você mesmo também permite que você se conecte de forma mais genuína com os outros. As relações construídas com base na autenticidade tendem a ser mais significativas e duradouras.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você. Caso você esteja procurando um emprego e se preparando para um processo seletivo, pode gostar de conhecer as vagas disponíveis na Serasa Experian. Trabalhamos para impactar milhões de pessoas diariamente. Conheça nossas vagas e cadastre seu currículo! Até a próxima.