Você já deve ter ouvido falar em brainstorm, não é mesmo? O termo que pode ser traduzido para o português como “chuva de ideias”. Feito de forma despojada e informal, pode ser um ótimo instrumento para o crescimento do seu negócio, sabia disso?

Se você ainda não adota essa estratégia na empresa, saiba que isso pode ajudar na resolução de problemas, a desenvolver novos produtos, entre uma série de outras questões fundamentais para melhores resultados em seu negócio.

Quer saber mais sobe o assunto e tirar suas dúvidas? Confira, a seguir!

O que é brainstorming?

O brainstorm é um processo muito consagrado nas empresas de modo geral, usado para ajudar na inovação de ideias com insights interessantes e auxiliar a treinar a criatividade no dia a dia. Feito de forma coletiva, o objetivo é levar os times a encontrar perspectivas diferentes sobre o mesmo tema, trazendo uma visão plural sobre os assuntos.

Como realizar um brainstorm?

O brainstorm pode ser feito de diversas formas, de acordo com o tipo escolhido. Ele pode ser adotado tanto na modalidade estruturado quanto não estruturado. Vamos entender mais sobre cada um deles, a seguir.

Estruturado

Ele é feito em diversas rodadas, com tempos determinados para cada uma delas. Nesse caso, as ideias são apresentadas e os profissionais devem justificar suas ideias, e todos devem falar. Isso pode causar certa pressão em quem é mais tímido.

Não estruturado

Nesse caso, o processo começa sem uma definição para as etapas (o que não significa desorganizado). Não há limite de ideia para raciocínio ou definição de que todos precisam falar.

O brainstorm pode ser feito, também, de forma individual, ou seja, sentar-se sozinho e anotar todas as suas ideias para desbloquear o seu fluxo criativo e, assim, conseguir ter novas ideias. Esse método é bem interessante, principalmente, porque você sabe que não terá ninguém julgando suas propostas e, assim, ajuda a desenvolver sua capacidade de inovação.

Já o brainstorm coletivo é feito em grupo, no qual as ideias dos demais participantes também podem contribuir para as suas e gerar insights colaborativos. A frase dita por um colega pode ajudar você a ter outras ideias e gerar resultados incríveis.

Qual a importância do brainstorm?

O brainstorm tem um papel fundamental nas organizações, pois ajuda a impulsionar a criatividade no dia a dia e proporcionar insights interessantes, que poderão surtir efeitos incríveis para a sua empresa em todas as áreas.

Alguns de seus benefícios são:

  • aumento de produtividade nas equipes;
  • promoção de um espaço seguro para compartilhamento de ideias no dia a dia;
  • interação e cooperação entre pessoas;
  • estímulo ao trabalho em equipe;
  • ajuda em uma gestão estratégica mais eficiente;
  • nível de efetividade elevado;
  • introdução de dinâmicas diferenciadas na rotina da empresa, entre outros pontos.

Quais os 6 passos para fazer um brainstorm de sucesso?

Vamos ver, a seguir, 6 passos importantes para um brainstorm de sucesso, e ajudar você a ter melhores resultados nesse processo para potencializar o seu sucesso em ações de empreendedorismo.

1. Torne o ambiente confortável para todos exporem suas opiniões

Um primeiro ponto para que as ideias possam circular, de fato, de modo livre, é tornar o ambiente confortável para que todos possam se expressar de forma tranquila, sem julgamento. Isso pode ser importante, pois muitos bons insights podem ficar represados porque a pessoa acredita que era algo ruim e fica com vergonha de falar durante o momento.

Deixe claro que até as ideias que possam parecer mais absurdas podem ter espaço em um brainstorm, e podem ser aproveitadas em conjunto. O ideal é chegar em um ponto no qual todos consigam se expressar sem medo de represálias.

2. Defina uma pessoa responsável pelo grupo

Mesmo nos casos em que estamos falando de um brainstorm não estruturado, ele precisa ser conduzido por alguém que será responsável por organizar as falas do grupo e para registrar todas as ideias e organizá-las. Para isso, escolha uma pessoa com perfil de liderança para esse fim.

O profissional pode, também, ajudar a estimular em momentos nos quais há uma pausa nas ideias, para que o processo continue acontecendo de forma fluida e produtiva. Além disso, caso ocorra qualquer tipo de discordância ou conflito, ele será responsável por resolver a questão.

3. Crie regras claras

Outro passo importante é que, mesmo sendo de forma fluida, é importante traçar regras claras. O objetivo não é engessar o processo, mas garantir que a proposta do brainstorm seja cumprida.

Algumas regras que você pode implementar são:

  • evitar as críticas negativas durante o processo;
  • endossar ideias fora da caixinha;
  • discutir não só os insights, mas também, formas de colocá-los em prática;
  • começar apresentando os benefícios que o processo anterior trouxe, para que as pessoas se sintam motivadas para cada reunião de brainstorm.

4. Evite falhas no processo

As falhas podem comprometer o sucesso do brainstorm e, por isso, é importante conhecê-las para analisar quais podem estar presentes no seu negócio, e evitá-las. Vejamos, a seguir:

  • ter uma postura de crítica negativa em relação à ideia dos demais;
  • ter interrupções nos processos criativos;
  • não impedir as distrações durante o brainstorm;
  • deixar que uma pessoa monopolize a conversa, sendo só ela a apresentar ideias;
  • não estimular que os demais complementem os insights dos colegas;
  • não anotar todas as ideias;
  • não oferecer um feedback do processo de brainstorm após a análise das propostas;
  • não levar o brainstorm adiante.

5. Formule um problema claro a ser resolvido

Uma falha comum dos brainstorms é, justamente, não ter uma clareza sobre o que está sendo discutido. Qual é a questão que está sendo respondida? Sem isso, o processo pode se dispersar para outros caminhos. Isso pode até ser interessante para outras questões da empresa, mas o cerne do que deveria ser respondido fica perdido.

6. Conte com recursos gráficos

A visibilidade do processo ajuda a mente a impulsionar a criatividade. Usar post-its, por exemplo, pode ser uma forma de ajudar a otimizar o processo.

Além disso, o responsável pode ter um quadro no qual anota as principais ideias, realiza diagramas, entre outros pontos. Assim, deixa mais visível para todos a atual situação do fluxo de ideias.

O brainstorm é um processo que pode render muitos resultados positivos para sua empresa e ajudar a estimular a produtividade dos seus profissionais. Por isso, não deixe de realizá-lo da forma adequada e sempre monitore (e apresente) os resultados no final, ok?

Achou que este conteúdo é útil? Então compartilhe-o em suas redes sociais e leve-o para mais pessoas que têm interesse no tema.