Atualmente, ter uma operação mais eficiente na recuperação de inadimplentes passa, obrigatoriamente, pela adoção de soluções digitais para cobrança. Esta é uma demanda que cresce não apenas do ponto de vista operacional – com empresas buscando melhorar seus processos –, mas também do ponto de vista dos clientes que, cada vez mais, preferem interagir – e renegociar dívidas – por meios digitais.

Sob a pressão de se atualizarem para entregar resultados e ter boa performance, as áreas de cobrança se veem diante de diversas opções de ferramentas digitais. Mas como escolher a que melhor atende às suas necessidades?

Para ajudar nesse desafio, trazemos aqui informações sobre qual o critério mais importante para tomar essa decisão, além de opções para ter uma cobrança digital de qualidade. Leia a seguir!

Mais do que recuperar a dívida, recuperar o cliente

O trabalho de localizar, abordar e convencer um cliente inadimplente a renegociar sua dívida sempre foi uma operação delicada. Múltiplos fatores influenciam no sucesso desse esforço, como o canal de abordagem, a forma utilizada, o momento certo e a proposta mais aderente para cada caso.

Há muito tempo, o foco deixou de ser apenas reaver o valor em atraso para ser também o de recuperar o cliente para que volte a consumir. Atingir esse objetivo significa proporcionar ao inadimplente uma experiência positiva, adequada ao seu perfil e momento em todas as etapas da cobrança. Isso significa relacionamento, e é nisso que as soluções digitais têm se tornado tão eficientes, muitas vezes, inclusive, com custos e processos otimizados.

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O cliente no centro da decisão

Como todo processo decisório em grandes empresas, os fatores que determinam quais soluções adotar são diversos e específicos para cada organização.

No entanto, quando se trata de soluções para cobrança, há muitos pontos em comum, como encontrar respostas que agreguem inteligência e automação ao processo, proporcionem experiências positivas aos clientes inadimplentes, facilitem o processo de renegociação e gerem redução de custo com aumento da eficiência operacional.

A escolha mais adequada

A decisão sobre quais soluções digitais adotar passa por um entendimento de quais são os pontos fortes e fracos de sua operação de cobrança. A partir dessa perspectiva, é importante considerar:

  • Quais são minhas dores de cobrança? É preciso fazer uma análise ampla nos indicadores de desempenho dos processos de cobrança como forma de entender quais aspectos precisam ser melhorados;

 

  • Qual o meu poder de investimento? Soluções digitais podem demandar adaptações e integrações, e isso deve ser alinhado com a área de TI em termos de viabilidade e custos. Por isso, vale sempre conhecer soluções de fácil integração tecnológica ou que sejam aplicadas em forma de plataforma de fácil acesso e customização;

 

  • Quais resultados quero alcançar? Ter métrica é importante até mesmo na escolha de uma solução. Saber quais resultados se quer alcançar permite direcionar as escolhas e estabelecer metas desde o início.

 

Opções de soluções para cobrança

Além das respostas para os pontos estruturantes, como dores, poder de investimento e resultados esperados, é muito importante conhecer sua base de inadimplência para identificar qual tipo de solução deve ser contratada. Para isso, uma análise e segmentação de carteira é a melhor forma de conhecer a fundo as diversas variáveis que serão determinantes para o sucesso da cobrança. Com isso em mãos, os gestores precisam responder a mais duas perguntas:

  • Quais soluções o mercado oferece às minhas dores? Para facilitar essa resposta, é importante que gestor se mantenha antenado com as tendências tecnológicas para conhecer quais possibilidades o mercado oferece, de modo a direcionar sua pesquisa de opções de forma mais efetiva;

 

  • Quais são os parceiros mais confiáveis? Conhecer os players mais qualificados do mercado, tanto em capacidade tecnológica quanto em confiabilidade de soluções, ajuda no processo de decisão.

 

Cobrança 360º

A boa notícia é que existem soluções completas no mercado que são capazes de fazer um gerenciamento global de sua carteira, inclusive fazendo a análise de perfil e segmentação de seus clientes.

Um exemplo disso é a solução Cobrança360°, da Serasa Experian, que faz uma gestão estratégica e operacional dos clientes em atraso. É uma ferramenta que atua da segmentação da carteira até a definição de qual o melhor acionamento para cada cliente, considerando fatores como propensão ao pagamento e melhor canal para abordagem.

Na sua atuação, a ferramenta aplica variáveis como:

  • Informações comportamentais;
  • Dados de mercado;
  • Modelos de collection score.

 

PowerCurve Collections

Já o PowerCurve Collections é uma solução de cobrança que, assim como a Cobrança 360º, otimiza custos e processos ao integrar dados por meio de uma plataforma que utiliza diversos módulos.

Permite a análise da carteira utilizando dados da Serasa Experian, oferecendo uma segmentação de alta qualidade. Entre seus diferenciais, se destacam:

  • Gerenciamento e automatização;
  • Acionamento multicanal, digital e customizado;
  • Desenvolvimento e implementação de estratégias de cobrança;
  • Relatórios e dashboard;
  • Recursos para fazer a gestão de terceiros;
  • Simulador de acordos.

 

São soluções digitais para cobrança que partem sempre da busca por um relacionamento com o cliente, oferecendo segmentação a partir de dados robustos e permitindo maior eficiência e performance na recuperação de dívidas.