Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Cobrança

pme

Veja como a Solfácil otimizou o processo de cobrança, ultrapassou os 45% de recuperação e trouxe mais confiança dos investidores

Conheça o case da Solfácil: cobrança otimizada, 45% de recuperação e mais confiança para investidores.

Veja como a Solfácil otimizou o processo de cobrança, ultrapassou os 45% de recuperação e trouxe mais confiança dos investidores

Evitar a emissão de mais de 21 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Esta é uma meta ESG sendo alcançada com sucesso. A sigla tão falada entre os que empreendem, ESG, revela um conjunto de práticas e valores a serem levados em conta em cada iniciativa, nos seguintes âmbitos: ambiental, social e de governança. Os investimentos em energia renovável, como a energia solar, impactam diretamente nestas metas e abrem um novo mercado de capitais. Veja como a Solfácil, a primeira fintech solar da América Latina, tem financiado projetos e construído o maior ecossistema solar do país, composto por uma fintech, um marketplace, dispositivos inteligentes e seguros, utilizando a solução para recuperação de dívidas da Serasa Experian, o PEFIN, para acelerar o processo de cobrança e mitigar os riscos de investimento de seus investidores. A proposta é simples: transformar a dívida eterna, que é a conta de luz, em um investimento sólido e rentável. Os consumidores passam a gerar a própria energia, ficando livres dasoscilações das despesas com as concessionárias de energia elétrica.Para que essa operação seja sustentável, é imprescindível controlar e reverter a inadimplência dos clientes que compõem a carteira. Para que os títulos verdes emitidos pela empresa possam ser um investimento rentável, cada transação é acompanhada de perto, observando o comprometimento dos clientes quanto à quitação dos débitos. É neste momento que a parceria com a Serasa Experian gera valor, trazendo o PEFIN como solução.

O PEFIN como um facilitador na estratégia de cobrança.

Os financiamentos que a Solfácil disponibiliza para clientes são possíveis graças à captação obtida por meio dos FIDCs e debêntures. A estratégia de cobrança é a âncora para para reverter a inadimplência, caso ela ocorra. “Amigavelmente, é preciso entender o que aconteceu com o cliente. Mas, não podemos deixar de cobrar.” diz Stefani Perin, responsável pela régua de cobrança na Solfácil. A recente integração do PEFIN à sua plataforma de cobrança automatizou os processos. Assim, a Solfácil acelerou a recuperação das dívidas. Com destaque para a inclusão e exclusão de dados em lote que o PEFIN possibilita e para a monitoria dos processos, onde visualizam os motivos destas inclusões ou exclusões. “A empresa têm crescido e com a entrada de novos investidores, somos questionados quanto às negativações e avaliados sobre a nossa performance interna como agente de cobrança.” , complementa.

Para reverter a inadimplência, O PEFIN é imprescindível.

Com 99% de satisfação quanto à responsabilidade do PEFIN neste processo, a empresa revela números importantes de desempenho no que diz respeito a quantas dívidas foi capaz de recuperar. Com um número significativo de inserções na plataforma, a Solfácil alcançou um índice de recuperação mais de dois pontos percentuais acima da média. Superando a expectativa para o índice no período. “Utilizando o PEFIN, a empresa tem mais credibilidade na cobrança. A Serasa tem esse peso.” ressalta Stefani Quando os credores questionam o que está sendo feito para retornar o pagamento, o PEFIN têm ajudado a Solfácil a entregar indicadores positivos de recuperação em um curto espaço de tempo. A solução da Serasa Experian também lhes permite uma visão ampla sobre a régua de cobrança, podendo alterá-la caso seja necessário estabelecer uma nova estratégia. Nos últimos meses, a performance de cobrança da Solfácil trouxe maior solidez aos negócios, viabilizando novos projetos. Na Solfácil, o PEFIN atua diretamente na reversão da inadimplência e também auxilia na manutenção dos contratos e de seus compromissos. Tornando viáveis novos investimentos e abrindo ainda mais possibilidades de crescimento por meio da ampliação de uma carteira de clientes sólida. Consulte nossos especialistas e entenda como nossas soluções podem levar à descoberta de novos caminhos de crescimento para o seu negócio.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail Segurança psicológica: o que é, por que importa e como promovê-la nas empresas

Segurança psicológica: o que é, por que importa e como promovê-la nas empresas

Entenda o que é segurança psicológica, a importância do conceito no ambiente de trabalho e como aplicá-lo na cultura da sua empresa.

Thubmnail Campanhas mais inteligentes com CRM integrado

Campanhas mais inteligentes com CRM integrado

Integre CRM às campanhas de mídia paga e aumente conversões com dados, automação e segmentações inteligentes em toda a jornada do cliente.

Thubmnail O que é o Nano Banana? Conheça a nova IA de edição de imagens do Google

O que é o Nano Banana? Conheça a nova IA de edição de imagens do Google

Saiba o que é e como usar o Nano Banana (Gemini 2.5 Flash Image) do Google para editar fotos com IA de forma simples, rápida e realista.

Thubmnail Como a modelagem de dados prepara sua empresa para o futuro orientado por IA

Como a modelagem de dados prepara sua empresa para o futuro orientado por IA

Entenda como a modelagem de dados prepara sua empresa para aplicar IA com qualidade, segurança e decisões mais inteligentes. Confira!

Thubmnail Ferramentas de IA generativa que você precisa conhecer em 2025

Ferramentas de IA generativa que você precisa conhecer em 2025

Confira as principais ferramentas de inteligência artificial generativa em 2025 e entenda como aplicá-las no seu dia a dia. Saiba mais!

Thubmnail Branding: o que é e por que é importante?

Branding: o que é e por que é importante?

Descubra como o branding fortalece marcas no digital, gera valor de longo prazo e potencializa resultados em estratégias de mídia e performance.