Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 9,2%

Variação mensal 1,2%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 21,3%

No mês (em milhões) 8,4

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 22,0%

No mês (em milhões) 8,0

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 49,2%

No mês (em milhões) 80,4

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 3,6%

Variação mensal -1,2%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 9,2%

Variação mensal 1,2%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 21,3%

No mês (em milhões) 8,4

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 22,0%

No mês (em milhões) 8,0

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 49,2%

No mês (em milhões) 80,4

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 3,6%

Variação mensal -1,2%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

PME

Uso do Certificado Digital no setor de compras

O uso do Certificado Digital no setor de compras propicia menor burocracia, além de facilidade de integração com outros setores e redução do uso de papeis.

Uso do Certificado Digital no setor de compras

Uma das áreas das empresas que mais podem ser beneficiadas com o uso do Certificado Digital é o setor de compras. O uso das novas tecnologias propicia a esses departamentos menor burocracia (e, consequentemente, maior agilidade). Além de facilidade de integração com outros setores e redução do uso de papeis.

E, considerando que o segmento do varejo tem enfrentado enormes desafios diante da crise provocada pelo isolamento social e pelo aumento do desemprego, cortar custos e ganhar eficiência torna-se um imperativo.

A primeira e mais óbvia vantagem da assinatura eletrônica é a já mencionada redução no uso do papel. Que, por sua vez, leva a benefícios como menor custo de armazenamento (já que muitas empresas contratam serviços específicos de armazenagem de arquivos) e maior agilidade na busca de informações.

Bem como, a redução do uso do papel traz também a uma diminuição dos gastos com impressoras, toners e, claro, papel em si. O que também elimina eventuais gargalos que ocorrem quando a empresa fica sem estoque desses suprimentos.

Afinal, uma característica em especial do uso do Certificado Digital no setor de compras acaba fazendo uma enorme diferença: a agilidade decorrente da desburocratização. Processos eletrônicos, em que não há necessidade de trânsito de papel, tendem a ser mais rápidos. Compras mais rápidas, por sua vez, tendem a resultar em entregas também mais rápidas, contribuindo para o giro do negócio.

Por fim, cabe lembrar que um sistema eletrônico de assinaturas tende a “conversar” melhor com outras áreas da empresa, implicando, mais uma vez, em uma maior celeridade.

Cabe ainda destacar que o termo “assinatura eletrônica” é amplo e que a assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica atrelada a sistemas criptográficos e extremamente seguros. Para assinar digitalmente um documento, é preciso ter Certificação Digital.

Quer saber mais sobre a Certificação Digital?

A Serasa Experian oferece Certificados Digitais que possuem diversas aplicações, com total conforto, confiabilidade e validade jurídica. Para mais informações, visite Certificado Digital.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Obrigações para o RH em 2026: novas regras e como se adequar

Obrigações para o RH em 2026: novas regras e como se adequar

Confira as novidades sobre as obrigações para o RH em 2026 em relação às leis trabalhistas, como NR-1, Crédito do Trabalhador e muito mais!

Como a saúde financeira afeta o bem-estar dos colaboradores

Como a saúde financeira afeta o bem-estar dos colaboradores

Descubra como a saúde financeira impacta o bem-estar e a produtividade dos colaboradores, além de recomendações de como o RH deve agir.

Como criar um plano de cargos e salários em 7 etapas

Como criar um plano de cargos e salários em 7 etapas

Aprenda a criar um plano de cargos e salários em apenas 7 etapas e transforme a sua empresa! Acompanhe e saiba tudo detalhadamente.

Cobrança amigável: estratégias para recuperar dívidas sem perder clientes

Cobrança amigável: estratégias para recuperar dívidas sem perder clientes

Descubra como a cobrança amigável aumenta a recuperação de dívidas sem prejudicar o relacionamento com clientes. Estratégias eficazes e soluções digitais.

Segmentação psicográfica: como personalizar estratégias de marketing

Segmentação psicográfica: como personalizar estratégias de marketing

Descubra como a segmentação psicográfica transforma estratégias de marketing, personaliza campanhas e fortalece a conexão com o consumidor.

Como negociar com clientes inadimplentes e recuperar dívidas

Como negociar com clientes inadimplentes e recuperar dívidas

Descubra como negociar com clientes inadimplentes usando estratégias eficazes e negativação para recuperar dívidas e proteger seu fluxo de caixa.