Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Gestão de clientes e fornecedores

Como otimizar sua segmentação de carteira de clientes

Buscando soluções para otimizar sua segmentação de carteira de clientes para encontrar oportunidades de rentabilização? Confira algumas dicas!

Como otimizar sua segmentação de carteira de clientes

A segmentação da carteira de clientes é um método fundamental para compreender o perfil dos consumidores (pessoas físicas e pessoas jurídicas) e promover um relacionamento mais sólido, além de facilitar o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para a concessão de crédito. Através dessa segmentação, torna-se viável obter um retorno mais positivo ao atender às demandas e requisitos dos compradores. Entenda mais sobre a importância da segmentação da carteira de clientes e como isso pode resultar em maior satisfação do público durante a análise e concessão de crédito. Continue a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é segmentação de carteira de clientes?

Quando uma empresa se comunica de maneira generalizada com um grande público, o relacionamento com os clientes pode se tornar superficial, resultando na perda de oportunidades de negociação. Por meio da segmentação de carteira de clientes, a base de consumidores de uma empresa é dividida em conjuntos com características semelhantes. Isso permite compreender melhor o comportamento e as necessidades de crédito de cada grupo. A segmentação inclui clientes potenciais, que estão mais propensos à negociação, e aqueles que já estão consolidados, ou seja, que receberam um crédito, mas que precisam de uma renegociação de termos. Ao personalizar as estratégias com base nessa segmentação, a empresa pode oferecer um atendimento e propostas mais adequadas às necessidades de cada grupo, aumentando as oportunidades de fechar negociações de forma eficaz.

Como fazer uma segmentação de carteira de clientes assertiva?

Para realizar uma segmentação assertiva da carteira de clientes, é essencial compreender os 3 tipos mais utilizados no mercado para criar a segmentação personalizada. Veja:

Carteira de clientes ativos

Os clientes ativos são aqueles que mantêm um contato constante com a empresa, realizando negócios e aceitando crédito de forma regular. Embora já estejam engajados com a empresa, é fundamental cultivar e fortalecer o relacionamento com eles. Para os clientes ativos, é importante explorar oportunidades de upsell, oferecendo créditos adicionais que possam atender às suas necessidades em expansão. Esses clientes estão engajados e representam uma fonte valiosa de receita e feedback para a empresa. Apesar disso, é essencial manter uma análise constante para compreender se essa pessoa ou organização não oferece riscos para o seu negócio.

Carteira de clientes inativos

Esta categoria abrange as pessoas e organizações que, em algum momento, tiveram contato com a empresa, mas não mantêm um bom engajamento atualmente. São casos em que o cliente não teve suas necessidades de crédito atendidas e pode ter procurado outra empresa para fazer negócios. Para isso, é importante revisar as informações anteriores sobre o relacionamento com esses consumidores, identificando os motivos que levaram ao término do relacionamento. Após essa análise, é necessário realizar ações de reativação para abordar os clientes inativos, visando estabelecer um bom relacionamento com eles, além de oferecer novos créditos caso essa pessoa ou empresa não apresente riscos para o seu negócio.

Carteira de renovação

Essa carteira é dedicada à manutenção do relacionamento com os clientes, garantindo a continuidade da parceria. Ela inclui os contratos que estão chegando ao fim e demandam atenção especial para garantir que esses clientes permaneçam ativos, solicitando novos créditos para a sua organização. É crucial oferecer um excelente atendimento e manter um relacionamento sólido com esses consumidores. Além disso, é importante considerar propostas especiais e atrativas para a renovação de contratos existentes ou para a aquisição de novos serviços. Dessa forma, a empresa demonstra seu compromisso em atender às necessidades em evolução dos consumidores e fortalece os laços de confiança e parceria.

Entenda como fazer sua segmentação de clientes

Alguns pontos são essenciais para realizar essa segmentação de clientes para os que possuem, como:

1. Atualize regularmente os dados dos clientes

Atualizar regularmente os dados dos clientes é fundamental para aumentar a eficiência das propostas realizadas pela empresa. Isso permite o acompanhamento preciso das necessidades e do perfil de risco dos consumidores, auxiliando a empresa a evitar a inadimplência. Para isso, é possível utilizar plataformas de organização de informações empresariais, como o Insights Hub da Serasa Experian, uma ferramenta avançada que simplifica a centralização dos documentos, garantindo fácil acesso às informações de crédito, marketing e sociodemográficas necessárias. Com o Insights Hub, você pode fazer upload de suas bases de dados internos e combiná-las com as informações da Serasa Experian para analisar o perfil de risco da sua carteira de clientes de maneira prática e dinâmica, além de identificar oportunidades de expansão de mercados e públicos. Com essa solução da Serasa Experian, é possível segmentar a carteira de clientes, identificar oportunidades de mercado, realizar análises de risco e obter insights valiosos a partir desses dados. Além disso, a plataforma otimiza o tempo ao eliminar consultas manuais e oferecer respostas rápidas para o desenvolvimento de estratégias. Desta forma, é possível expandir a carteira de clientes de forma confiável, analisando os riscos de inadimplência e oferecendo crédito para os leads com mais potencial. Descubra mais sobre todos esses benefícios que a plataforma oferece! Gostou de compreender mais sobre a segmentação da carteira de clientes? É um método essencial para garantir a efetividade da concessão de crédito da sua empresa! Afinal, com essa estratégia você realiza estudos aprofundados que proporcionam insights essenciais sobre a saúde financeira de pessoas e empresas que fazem negócios com você. Agora que você entende a importância da segmentação da carteira de clientes, conte com o Ascend Insights para garantir uma abordagem mais inteligente e eficiente durante a concessão de crédito. Com acesso a análises detalhadas e visões valiosas, você pode personalizar seu atendimento e aumentar suas oportunidades de sucesso. Navegue pelo nosso site e continue explorando nossos conteúdos completos para te auxiliar no crescimento do seu negócio. Até a próxima!

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