A formação do preço de venda é sempre desafiadora para quem tem seu próprio negócio. Afinal de contas, existem inúmeros fatores que afetam esse processo, como os custos de produção, de prestação de serviços, despesas e até mesmo os valores sugeridos pelo mercado.

Tudo isso precisa ser devidamente analisado para que a precificação possa suprir gastos com confecção (produção), gerar lucros para a empresa e, além disso, estimular o desejo de compra nos clientes.

O objetivo deste conteúdo é mostrar como o preço de venda pode ser formado de modo que sua empresa se estabeleça no mercado. Continue a leitura e confira!

O que significa preço de venda?

Preço de venda corresponde ao valor que a companhia deseja receber por um produto ou serviço. Ou seja, uma mercadoria que tem valor elevado não é, necessariamente, boa, muito menos a melhor entre todas as opções do mercado. O mesmo raciocínio vale para produtos que custam pouco.

Pela ótima comercial, o preço só define o quanto é viável para a empresa cobrar, pensando nos custos e faturamento. Todo negócio que pretende lucrar deve ter um retorno em relação ao produto oferecido.

Dentro desse princípio existem alguns pontos a serem considerados:

  • custo da produção ou aquisição da mercadoria (em caso de revenda);
  • gastos com manutenção;
  • valor médio praticado pelo mercado;
  • valor agregado ao produto;
  • margem de lucro pretendida por cada item vendido.

Em geral, a formação de um preço de venda inadequado ocorre quando não são identificados todos os fatores que compõem o valor comercial. Logo, o único fator levantado é a média do mercado.

No entanto, embora seja uma base analítica, isso não garante que o preço será ideal, tendo em vista que cada empreendimento tem seus próprios custos, demandas e objetivos comerciais.

Como definir o preço de venda?

Para definir o preço final da mercadoria é preciso considerar os custos, a concorrência e a margem de lucro. Por exemplo, se sua empresa confecciona camisetas, pense em quantas unidades é possível produzir com x metros de tecido, x novelos de linha, x estampas e assim por diante.

Basta calcular, com os materiais comprados, quantas camisetas consegue fabricar, e dividir esse resultado para definir o custo final. Vamos imaginar que você descobriu que gasta R$30 para produzir uma única camiseta.

Quanto você gostaria de ganhar em cima dessa quantia? Se considerar um lucro de 50%, o valor de venda será R$60. Basta definir a porcentagem conforme seus objetivos comerciais. Vale lembrar que estamos falando sobre o lucro real, aquele que vem com os custos operacionais já abatidos.

Preço final = custo de produção + % de lucro

Por fim, é importante pensar se esse é um preço competitivo entre os concorrentes. Veja qual o valor cobrado na mesma mercadoria por outras marcas — se tiver semelhante ao seu, siga em frente. Se for muito divergente, ajuste o que for possível para chamar a atenção dos consumidores.

Como calcular o preço de venda de serviço?

A definição do preço comercial de um serviço é uma tarefa bastante desafiadora, pois não corresponde a um item físico e fabricado. O primeiro passo é listar todos os custos relacionados à prestação do serviço, como local, mão de obra, equipamentos, produtos utilizados e outros.

O segredo está em analisar o tempo. Quantas horas a equipe vai levar para concluir a tarefa? Quantas pessoas é possível atender em um dia? É válido compreender quanto custa cada hora hora trabalhada.

Preço final = custos para manter os colaboradores + custos para manter o negócio + % de lucro

Por fim, mais uma vez, é válido considerar os valores praticados pela concorrência para se adequar ao mercado do seu segmento.

Quais são as diferenças entre preço de custo e preço de venda?

O preço de custo refere-se à soma de todos os gastos para fabricar o produto ou realizar um serviço. Ou seja, é o valor mínimo pelo qual os itens do seu catálogo devem ser comercializados, desconsiderando a margem de lucro.

Já o preço de venda corresponde ao valor pelo qual as mercadorias ou serviços são vendidos. Para isso, é considerado o preço de custo e o lucro pretendido.

Quais são as vantagens de ter um processo sólido de precificação?

A definição de preços para produtos e serviços é essencial para atrair consumidores e ganhar espaço comercial no mercado. Conheça os principais benefícios da precificação.

Ter competitividade frente à concorrência

A competitividade é um elemento essencial que precisa ser superado pela empresa. Nesse sentido, uma abordagem de preço devidamente elaborada pode colocar sua marca à frente da concorrência. Os fatores “preço justo e qualidade das mercadorias/serviços” são indispensáveis para obter sucesso em vendas.

Garantir a sustentabilidade da empresa

Um negócio tem custos que são fundamentais para seu funcionamento. É preciso pagar aluguel, funcionários, impostos, investir em divulgação e continuar produzindo ou adquirindo insumos ou mercadorias para revenda junto aos fornecedores.

Isso tudo gera custos, e o que vai sustentar toda essa demanda é o retorno das vendas. Nesse sentido, o preço precisa englobar cada um desses fatores. A sustentabilidade de um negócio tem no preço de venda uma base sólida, pois é do faturamento que vem o dinheiro para manter a empresa.

Conseguir margem para descontos e promoções

Descontos e promoções são indispensáveis para atrair clientes. Mas para que você não precise fazer queimas de estoque com frequência, é preciso que, desde o início, a sua abordagem de precificação esteja alinhada com seus objetivos comerciais.

Valorizar o produto

Vender produtos por um preço muito abaixo do comum é uma maneira de desvalorizá-lo. Afinal, se a mercadoria vale mais, por que sua empresa não vai pedir o valor que está sendo praticado atualmente? Agir dessa maneira pode fazer as pessoas duvidarem da qualidade do seu catálogo de produtos ou serviços.

Tudo o que um negócio precisa é mostrar ao seu público-alvo que tudo o que comercializa é de qualidade. Logo, itens com valores que variam pouco e seguem a média do mercado são vistos com bons olhos. É claro que pequenas variações acontecerão, mas é importante desenvolver sensibilidade comercial para definir o melhor momento para abaixar ou subir os preços.

Como visto, o preço de venda é uma demanda de grande importância para o sucesso do negócio. Por isso, precisa ser devidamente planejado e calculado para suprir os custos operacionais e, ao mesmo tempo, agregar valor para atrair compradores e vender mais.

Sabia que, além do preço de venda, sua empresa precisa cuidar da análise de crédito? Confira este guia completo para fazer análises precisas.