Seu estoque ainda está cheio de mercadorias compradas no ano passado? Se você deseja que seus lucros de seu negócio possam ser reinvestidos ou mais bem-aproveitados, certamente vai precisar desobstruir seu acervo para adquirir novos produtos e, mais importante, para evitar que os itens não vendidos se tornem obsoletos e com menor chance de vender no futuro. É hora, então de fazer uma queima de estoque!

Se você não sabe muito bem o que isso significa, nem como fazer, nosso post vai ajudar bastante. Aproveite a leitura e venha descobrir como planejar, promover e gerenciar todo o processo em um ambiente digital!

Conheça a definição de queima de estoque

A queima de estoque tem como finalidade impulsionar a rotação de mercadorias e aumentar as vendas, fazendo com que haja nova procura por aquele serviço ou produto. Deixar de vender os produtos estocados é péssimo para o negócio: os recursos investidos ficam imobilizados naqueles itens parados e há grande risco de que as mercadorias fiquem encalhadas e ultrapassadas.

No entanto, quando a queima de estoque é bem pensada e trabalhada, pode se mostrar como uma estratégia de marketing eficaz — e a salvação para recuperar pelo menos uma parte de seus investimentos é aumentar seu faturamento.

Entenda a importância de fazer uma queima de estoque

A queima de estoque bem-feita é extremamente válida para que o público consumidor encontre produtos com o valor mais em conta, ganhando com isso maior destaque e atratividade no mercado. Você vai recuperar parte do dinheiro investido e abrir espaço no estoque para adquirir novas mercadorias e expandir seu negócio.

Só que, para que tudo dê certo, você precisa se certificar de que a atividade promocional seja planejada e executada corretamente, sobretudo quando é realizada em um e-commerce.

Veja 5 dicas para fazer a queima de estoque em um ambiente digital

Se você tem um negócio online, você deve adotar iniciativas que vão captar a atenção daquelas pessoas que estão na internet e têm maior potencial de chegar às suas páginas de venda e/ou e-commerce. Veja como ter mais sucesso com as 5 dicas que reunimos a seguir!

1. Tenha uma ótima presença digital

Para alcançar o público online, a queima de estoque deve ser comunicada em todas as redes sociais da empresa. Vale a pena investir em e-mail marketing também e tire dúvidas, se houver, em seus canais online. É essencial fazer com que o recado chegue de forma clara e objetiva a todas as pessoas que conhecem seu negócio virtual.

Para acertar na divulgação online, monte banners e dê uma repaginada nos perfis de Instagram e Facebook para tal ação. Invista em bons criativos para o feed e para Stories, faça vídeos e fotos dos produtos que estão com descontos e invista em todas as oportunidades que cada ferramenta proporciona a você para marcar ainda mais a sua presença digital.

2. Construa um planejamento eficaz

É recomendável montar um bom planejamento sobre o que vai fazer, obviamente, com razoável antecedência. Comece mapeando suas forças, as fraquezas, o que a concorrência tem feito e as oportunidades de venda.

O valor adequado que será indicado para cada mercadoria é também um fator de grande relevância. Não adianta o preço ser atrativo para o comprador, se não vai pagar seus custos fixos. Faça um estudo minucioso sobre até onde poderá chegar na precificação de cada item.

3. Invista nas promoções

Trabalhar com a redução do preço de determinados produtos não é a única forma de se fazer um queima de estoque eficiente. Existem diversos tipos de promoção que podem ser aproveitadas e que trazem ótimos resultados para seu negócio.

Quer alguns exemplos? Você pode apresentar descontos graduais conforme o valor de compra da pessoa for crescendo. Pode ainda adotar a boa estratégia do “Leve 3, pague 2” (e ideias afins). Vale ainda, se for possível, disponibilizar frete grátis ou o ganho de um item parado em estoque a partir de determinado valor no carrinho de compras do consumidor.

4. Defina um prazo para início e término da queima de estoque

A queima de estoque deve ser feita em tempo certo. Ou seja, deve ter data para começar e data para acabar. Isso ajuda nos gatilhos de urgência e escassez para que o comprador aproveite a ação promocional naquele período. Fica com a sensação de que, caso contrário, os itens podem acabar ou aumentar de preço novamente.

Outra tática interessante a ser abordada durante esta ação é sinalizar ao cliente que a promoção vai acontecer somente enquanto houver mercadoria em estoque. A pessoa vai pensar que é uma oportunidade única e que não pode ser desperdiçada.

5. Utilize as datas comemorativas do 2° trimestre em seu favor

Existem vários períodos do ano que podem ser aproveitadas para fazer queimas de estoque. As datas comemorativas, por exemplo, são excelentes períodos para impulsionar as vendas online de produtos que estão armazenados por muito tempo.

Você pode elaborar promoções atrativas ancorando-se nos ganchos sociais e culturais que essas datas têm para oferecer. Que tal ver algumas ideias? Observe as dicas a seguir e as respectivas épocas para aproveitar!

Copa do Mundo

A Copa do Mundo de 2022 será bem ao final do ano, algo inusitado para esse evento esportivo — que, em geral, ocorre no meio dos anos em que acontece. Apesar de não se tratar de uma data comemorativa exatamente, é um episódio bastante aguardado pela maioria dos brasileiros.

Você pode fazer uma boa queima de estoque com produtos relacionados de forma direta ou indireta ao nosso país e/ou ao futebol, bem como camisas de times e seleções, bandeiras e até mesmo televisores e outras mercadorias que abram caminho para torcer pela seleção canarinho.

Dia das Crianças

A garotada poder ganhar brinquedos e jogos incríveis no Dia das Crianças, sem que os pais sintam o peso no bolso. Você pode inserir no mostruário promocional aqueles itens que estão encalhados em seu estoque, baixando o preço temporariamente para que haja um fluxo de saída maior perto dessa data comemorativa.

Black Friday

A Black Friday se tornou um dos dias mais esperados pelos compradores brasileiros. É comum que os estabelecimentos comerciais preparem grandes liquidações e descontos em vários produtos.

Pode ser o momento ideal para trazer do seu estoque aqueles produtos que estão guardados por muito tempo e aplicar sobre eles abatimentos que os tornem bem mais chamativos. Além de desencalhar o estoque, a pessoa pode visitar sua loja e adquirir outros itens que você tem para vender — sem descontos.

Natal

No planejamento de fim de ano, realize promoções ou uma queima de estoque com os produtos que tenha em grande quantidade ou que sobraram. Desta forma, você consegue atingir clientes que possam querer aquele produto para presentear familiares e amigos no Natal, já que o preço estará mais em conta.

Fazer uma boa queima de estoque é um aprendizado fundamental para a empresa que deseja manter seu estoque em movimento em qualquer período do ano. Vale a pena analisar tudo com atenção para sustentar uma adequada margem de lucro e, ao mesmo tempo, ter uma clientela sempre com desejo de comprar em sua loja online.

Se você acha que as informações que acabou de ler vão ajudar seu negócio, temos diversas outras publicações de que poderá gostar. Acesse o nosso blog e confira mais artigos que irão auxiliar o dia a dia do seu negócio!