Planejar estratégias não é uma tarefa fácil para as empresas, ainda mais comunicar seus produtos ao público certo. Por isso, o conceito de mix de marketing foi criado, originalmente baseado nos 4 Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção). Com o tempo, o modelo evoluiu para incluir mais três elementos: Pessoas, Processo e Pacote, formando os 7 Ps do marketing mix.

Analisar de forma holística como cada aspecto do planejamento pode impactar o segmento é um dos resultados de usar essa estratégia, além de definir o produto e levar uma boa experiência do cliente (CX) ao seu público, o que ajuda a alinhar decisões com as expectativas do segmento.

Essas variáveis são frameworks que orientam na criação de estratégias e evitam que fatores críticos, como a distribuição ou o atendimento ao cliente, sejam negligenciados. Neste conteúdo da Serasa Experian, você vai entender o que é mix de marketing, seus 7 Ps e a importância desse conceito. Confira a seguir!

A importância do mix de marketing

Um mix de marketing bem estruturado permite antecipar alguns desafios, como mudanças no comportamento do consumidor ou na concorrência, e, em seguida, ajustar estratégias. Além disso, ele também ajuda a evitar investimentos em áreas que não trazem retorno financeiro. Outra vantagem dessa estratégia é a capacidade de criar uma identidade sólida para a marca. Quando os 7 Ps estão alinhados, a comunicação com o público se torna mais clara e consistente. Confira exemplos dos benefícios:

  • Competitividade: ajuda a identificar oportunidades no mercado;
  • Tomada de decisão estratégica: oferece dados concretos para ajustes;
  • Otimização de recursos: direciona esforços para ações de maior impacto.

O que são os 7 Ps do mix de marketing?

Os 7 Ps do mix de marketing representam quatro áreas fundamentais: Produto (o que sua empresa oferece), Preço (o valor cobrado), Praça (onde seu produto será comercializado) e Promoção (como você comunica sua oferta ao público). Juntos, eles formam um planejamento capaz de satisfazer as demandas do mercado e, até mesmo, superar concorrentes.

Embora existam variações que incluem outros componentes, os 7 Ps continuam sendo o modelo mais reconhecido e aplicado, pois essas variáveis são controladas pela empresa e devem ser ajustadas conforme os objetivos de cada negócio. Isso significa que, ao definir um preço ou escolher um canal de distribuição, a empresa estará moldando sua relação com o consumidor.

Além disso, os 7 Ps são interdependentes: uma alteração no preço, por exemplo, influencia a percepção do produto ou o sucesso de uma promoção. Logo, é necessário que todas as decisões sejam tomadas em conjunto para garantir que cada elemento alimente os outros e crie uma imagem consistente da marca. Atualmente, existem 7 Ps do marketing, que serão abordados a seguir.

Os 7 Ps do mix de marketing: quais são?

Produto, Preço, Praça, Promoção, Pessoas, Processo e Pacote. Eles são aplicáveis em quaisquer estratégias de marketing, sejam digitais ou físicas. O segredo é equilibrá-los, já que apenas uma combinação coerente pode trazer resultados sustentáveis para o negócio. Confira cada um de forma completa a seguir:

1. Produto

O produto é o ponto de partida do mix de marketing. Definir o que será vendido é importante, porém é preciso entender como ele pode resolver problemas ou levar valor ao cliente, ou seja, ser um produto com valor agregado. Se você quer se destacar no mercado, identifique o diferencial do seu produto. O que o torna único? Como ele supera a concorrência?

Responder a essas perguntas, mesmo que mentalmente, ajuda a criar um plano estratégico. Além disso, considere as perguntas:

  • Que valor físico ou emocional ele entrega?
  • Quais características técnicas ou visuais o definem?
  • Como e em quais situações ele deve ser usado?
  • Quais são seus benefícios e funcionalidades principais?
  • Quais demandas do cliente o produto resolve?

2. Preço

O preço é o segundo elemento do mix de marketing e um dos mais estratégicos para o sucesso do negócio. Definir o valor correto garante a saúde financeira da empresa e determina a margem de lucro e a sua sustentabilidade a longo prazo. Não é segredo que um preço muito baixo pode inviabilizar a operação, enquanto um valor alto afasta clientes.

A precificação também reflete o posicionamento da marca: se o produto oferece alto valor percebido, como exclusividade ou benefícios únicos, é possível justificar um preço mais alto. Também é essencial equilibrar rentabilidade e competitividade e considerar o cenário mercadológico como um todo.

Um preço abaixo da média, por exemplo, pode despertar desconfiança em públicos mais exigentes. Para definir essa estratégia, faça-se essas perguntas:

  • Qual margem de lucro desejo alcançar?
  • Qual é o valor máximo que o cliente está disposto a pagar?
  • Como os concorrentes precificam produtos similares?
  • Quais eventos sazonais ou promoções podem influenciar ajustes de preço?
  • Quanto custa produzir ou adquirir seu produto?

3. Praça

O terceiro elemento do mix de marketing, a praça, se refere aos canais e métodos que levam o seu produto ao cliente. Loja física, e-commerce ou marketplaces e a logística de entrega fazem parte disso. O objetivo aqui é garantir que seu produto esteja disponível no local e momento certos.

A praça também envolve entender onde seu público-alvo está concentrado. Por exemplo: seus clientes preferem comprar online ou em lojas físicas? Frequentam redes sociais específicas ou têm o hábito de se deslocar a lojas físicas? Para descobrir tudo isso, é necessário analisar o perfil da sua persona, como idade, comportamento de consumo e preferências. Faça essas perguntas:

  • Como otimizar a experiência do cliente em cada ponto de contato?
  • Quais recursos (tecnológicos ou operacionais) são necessários para distribuir o produto?
  • Como adaptar cada canal para melhorar o sucesso das vendas?
  • Quais canais sua persona usa para realizar compras?

4. Promoção

A promoção é o quarto pilar do mix de marketing e aglutina todas as ações para tornar seu produto ou serviço conhecido pelo público. Aqui, criar uma comunicação que gere interesse, engajamento e, finalmente, conversões é o objetivo principal.

O sucesso da promoção depende de planejar antecipadamente. Primeiramente, entenda onde sua persona está e o jeito como ela consome informações. Depois, defina formatos de conteúdo e horários para cada ação.

Por fim, monitore os resultados e os ajustes que precisam ser feitos conforme o feedback do mercado. Aliás, lembre-se também de analisar as iniciativas da concorrência. Para estruturar a campanha, foque nestas perguntas:

  • Como medir o desempenho de cada ação para melhorar os investimentos?
  • Quais formatos de conteúdo (vídeos, posts, stories, reels) são mais atraentes para seu público?
  • Qual período do dia ou da semana oferece maior engajamento?
  • Que estratégias de comunicação (inbound marketing, publicidade paga, parcerias) podem ser aplicadas?
  • Quais canais (online ou offline) sua persona usa com mais frequência?

5. Pessoas

O pilar Pessoas reúne todos os colaboradores que interagem com seus clientes, direta ou indiretamente. Isso inclui a equipe de atendimento e vendas, os profissionais de marketing, os designers e os desenvolvedores. Contratar e capacitar talentos em todas as áreas garante que cada ponto de contato tenha os valores da marca e fortaleça a experiência do cliente.

Invista também no alinhamento entre a cultura da empresa e a personalidade da marca. Isso envolve treinar equipes para realizar estratégias de marketing e a gestão de relacionamento com clientes a fim de criar conexões fiéis. A gestão de CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, organiza interações para construir confiança:

  • Motive a equipe a transformar insights dos clientes em melhorias práticas;
  • Invista em profissionais especializados para o desenvolvimento de produtos e serviços;
  • Alinhe cultura e marca para que todos os colaboradores representem a identidade do negócio;
  • Adote ferramentas de CRM para aprimorar o atendimento e coletar feedbacks valiosos;
  • Capacite equipes com treinamentos contínuos, especialmente em áreas estratégicas como marketing e vendas.

6. Processo

O processo é o elemento do mix de marketing que define como as operações da empresa impactam diretamente a experiência do cliente. Quando os fluxos de trabalho são bem estruturados, a equipe ganha confiança para se dedicar a interações mais humanizadas. Processos complexos ou mal definidos, por outro lado, podem gerar falhas que comprometem a satisfação do público e a reputação da marca.

Logística, atendimento e entrega são pontos críticos que devem ser investigados e solucionados. Por exemplo: se um canal de distribuição tem custos altos ou atrasos recorrentes, isso reflete na percepção do consumidor.

Além disso, a falta de estoque em períodos de alta demanda ou insuficiência de pessoal durante horários de pico também devem ser previstos. Considere as perguntas:

  • Como resolver falhas recorrentes identificadas por feedbacks de clientes?
  • O envio de produtos via site é feito com confiabilidade?
  • Como estão organizados os prazos e a programação de entregas?
  • A equipe é suficiente para atender à demanda em períodos de maior movimento?
  • Seus parceiros de varejo mantêm estoque adequado em momentos críticos?
  • O canal principal de distribuição tem custos logísticos sustentáveis?

7. Pacote (embalagem)

O pacote (ou embalagem) é um elemento final para destacar sua empresa. Além de atrair novos clientes, ele pode reforçar o valor para quem já consome seus produtos. Uma embalagem atrativa e bem pensada comunica a identidade visual da marca! Por exemplo, uma empresa de xampus pode usar cores vibrantes para indicar fórmulas destinadas a diferentes tipos de cabelo.

Se você quer aplicar essa estratégia na sua embalagem, vá além do produto. Inclua instruções de uso ou dicas práticas no pacote e surpreenda com detalhes inesperados — como um QR Code que direciona para conteúdos exclusivos. Adicionar brindes também fideliza e cria uma conexão emocional com o cliente. Para melhorar o seu pacote, considere:

  • Incluir brindes ou serviços complementares que agreguem valor físico à experiência de compra;
  • Oferecer informações interessantes, como benefícios do produto ou instruções de uso;
  • Investir em um design único que reflita a identidade da marca e chame atenção nas prateleiras.

Exemplo de sucesso do mix de marketing

A Apple é um grande exemplo de como usar os elementos do mix de marketing para construir uma marca icônica. Essa marca é reconhecida por sua capacidade de criar uma conexão emocional com o público, assim, a empresa se transformou em um símbolo de inovação e sofisticação ao conquistar uma base de fãs que optaram por adquirir a Apple como seu estilo de vida.

Essa estratégia é chamada de Diferenciação e é sustentada por um ecossistema de inovação, como investimentos em pesquisa, desenvolvimento e design, elementos esses que consolidam sua identidade como pioneira em tecnologia e experiências intuitivas. Aliás, essa abordagem permite que a Apple continue com o iPhone, seu produto coringa, em uma posição premium no mercado global.

Mesmo que ela tenha preços muito acima da média, os consumidores ainda associam a marca a valores como exclusividade e status social, o que justifica o investimento. A percepção de valor está no dispositivo e no que ele representa: pertencer a um grupo seleto que prioriza qualidade, inovação, design e alta tecnologia.

Com um planejamento baseado no mix de marketing, até pequenos negócios podem competir em igualdade com empresas maiores, desde que entendam e apliquem cada elemento com precisão! Se você é um empreendedor, não pode ficar de fora dessa tendência altamente lucrativa e eficiente.

Quer crescer de forma estratégica? Então, domine o mix de marketing e seus 7 Ps e faça o seu negócio, seja qual for o tamanho, ter a capacidade de planejar ações perfeitas para as expectativas do mercado. Disciplina e adaptação podem levá-lo ao topo com oportunidades sustentáveis.

Agora que você já entende tudo sobre o assunto, que tal continuar navegando pelo blog da Serasa Experian, a primeira e maior Datatech do país, e conferir outros conteúdos imperdíveis, como os benefícios do branding marketing para PMEs? Até lá!