A criação de identidade visual é uma etapa muito importante dos processos de marketing, principalmente, o branding. Afinal, a imagem gráfica da marca é o que primeiro chega aos clientes, tornando-se o referencial com o qual associam os outros elementos que percebem sobre a empresa.

Da mesma forma, o que o negócio representa passa a ser facilmente identificável assim que esse aspecto é visto pelo público. Ou seja, trata-se da base para a construção do conceito comercial na mente do consumidor.

Por ser tão relevante, vamos contar as principais informações sobre esse assunto. Confira!

O que é identidade visual?

Basicamente, trata-se do uso combinado de elementos gráficos — cores, fontes tipográficas, formas, símbolos, palavras, figuras etc. — na construção de uma imagem que reflete valores, objetivos e ideias da empresa.

Na prática, o processo de criação de uma identidade visual envolve representar esteticamente os conceitos que embasam a proposta do negócio. Assim, ao olhar, o cliente já compreende o que é oferecido.

Nesse contexto, seu objetivo é destacar a organização da concorrência frente ao mercado consumidor em prol de atrair interesse. É uma ação estratégica para alcançar um grupo maior de pessoas.

Apesar disso, apenas atua na camada superficial, ao promover o start do relacionamento entre empreendimento e comprador, apresentando pouco impacto na tomada de decisão de consumo. Ou seja, é um aspecto cujos efeitos não são diretos, e sim, subjetivos.

Isso porque tal associação de características ocorre, ao mesmo tempo, no plano inconsciente, por depender das vivências de cada um, e no nível sociocultural, ao adotar simbologias coletivamente aceitas.

Todos os negócios precisam de uma identidade visual?

Essa controvérsia entre a superficialidade dos resultados diretos gerados pela criação de uma identidade visual e seus efeitos subjetivos na percepção do público pode parecer confusa. Mas vamos explicar, ok?

Ainda que esse seja um ponto do branding que não gera diretamente vendas, é um aspecto que serve para representar algo muito mais amplo: "quem" a marca é. Isso têm ganhado importância para os consumidores.

Da mesma maneira, a associação inconsciente de símbolos com vantagens do negócio, promove uma reputação capaz de acarretar resultados comerciais efetivos. Por outro lado, não implementar essa prática causa uma percepção descontrolada e pouco profissional do que o empreendimento tem a oferecer.

Qual é a sua importância?

Pelo visto, a criação da identidade visual é um processo de grande importância para a construção das estratégias de marketing e branding do negócio. Entenda melhor os motivos para isso, a seguir!

Reconhecimento da marca

A criação de uma identidade visual para uma marca é o primeiro passo para que ela seja facilmente reconhecida pelos clientes. Algumas empresas são tão bem sucedidas nesse sentido, que apenas um elemento já as distingue.

A Coca-Cola é um exemplo. Afinal, basta ver a silhueta da garrafa, que o público consegue identificá-la. Em um quadro amplo, isso aumenta a penetração do produto ou do serviço no mercado, deixando mais pessoas interessadas em experimentá-lo.

Identificação do público

A associação da identidade visual com os valores que a marca quer representar se dá tanto pelos significados de cores e símbolos quanto pelos conceitos que embasam o branding. A partir disso, o público passa a ser capaz de se identificar com a empresa.

Como esse é o início da construção de um relacionamento com os clientes, a criação gráfica é essencial para a comunicação ser coerente. Um exemplo é a Rock Content, que apresenta unidade estética em todos os seus canais de divulgação.

Confiabilidade

Em decorrência direta dos demais benefícios, outra vantagem que justifica a importância da criação de uma identidade visual é a confiabilidade que ela gera. Pense só: ao ter um padrão para toda a comunicação, a audiência passa a perceber um maior profissionalismo da parte da empresa.

Mais que isso, as marcas duradouras são as que melhor trabalham essa prática. Portanto, um negócio que atingiu reconhecimento e identificação do público acaba sendo percebido como um empreendimento sólido.

Como montar uma identidade visual?

Diante das vantagens que a criação de uma identidade visual é capaz de proporcionar para uma empresa, descubra como fazer isso!

Comece estabelecendo a imagem que a empresa quer passar

A criação da identidade visual serve para dar forma a conceitos que devem ser associados à marca, a fim de que ela se destaque. Assim, para começar esse processo, é necessário definir quais são essas características.

Por exemplo, o serviço de armazenamento de arquivos digitais Dropbox tem uma caixa em seu logo. Com esse elemento, a empresa demonstra o que vende e reafirma valores como simplicidade e eficiência. Para descobrir quais itens utilizar para construir a imagem do seu empreendimento, é preciso saber o que quer representar.

Descubra o que seu público-alvo valoriza

Conhecer o perfil do público-alvo do negócio é parte da elaboração das estratégias de marketing e branding, entre elas a criação da identidade visual. Alcançar tal entendimento permite que as decisões sejam alinhadas à mentalidade do cliente, fazendo ser mais fácil agradá-lo.

Uma empresa que faz isso muito bem é o McDonald's. Em muitos países europeus, sua logo conta com a cor verde para se alinhar à busca por alimentação saudável que esse consumidor valoriza.

Defina fonte, cores e símbolos conforme seus significados

Todos os elementos que serão utilizados para a criação da identidade visual têm significados subjetivos, inconscientes, sociais e culturais associados a eles, que embasam o entendimento do cliente. Dessa forma, é necessário compreender isso para escolher o que melhor representa sua marca.

Por exemplo, muitos empreendimentos da área da saúde usam verde, uma vez que a cor tem esse simbolismo. Por outro lado, negócios voltados para o público feminino, como a Dove, lançam mão de tipografias cursivas, consideradas mais delicadas.

A criação de uma identidade visual para sua empresa é o primeiro passo para você construir uma marca forte no mercado. Partindo dela, é viável passar mensagens efetivas para atrair mais clientes.

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