Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

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Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

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Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

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No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

PME

Não vendemos fiado: Confira as melhores frases para evitar prejuizos

Vender fiado pode comprometer o fluxo de caixa. Veja mensagens com não vendemos fiado e conheça boas práticas para manter suas finanças organizadas.

Não vendemos fiado: Confira as melhores frases para evitar prejuizos

Com a modernidade e a ampliação das formas de pagamento — que vão do cartão de crédito e parcelamento por boletos ao mais recente PIX — pode parecer estranho comércios de todas as partes do país ainda adotarem a prática de vender fiado. Mas saiba que isso existe, mesmo que não seja a melhor prática.

Geralmente, as vendas são feitas dessa maneira informal em busca de fidelizar o cliente, que sentirá que a empresa está fazendo uma parceria, já que a pessoa leva o produto e é autorizada a fazer o pagamento no futuro. Porém, acontece que alguns não conseguem pagar suas dívidas, e as empresas ficam no prejuízo, tendo inclusive que cobrar judicialmente os valores devidos.

E a dor de cabeça é grande só de ouvir a palavra "inadimplência", não é mesmo? Por essa razão, é preciso adotar medidas para informar ao cliente que o estabelecimento não vende a mercadoria para ser paga posteriormente. Uma estratégia muito usada é colocar em algum local do estabelecimento os dizeres “não vendemos fiado”, mas há outras maneiras de fazer isso. Deseja saber quais são as melhores frases e dicas para evitar a venda fiada? Continue com a leitura!

O que é vender fiado?

Vender fiado, nada mais é que vender ao cliente e permitir que ele pague as compras em uma data posterior. Na maioria das vezes, essa opção é ofertada como um voto de confiança para ajudar parceiros, amigos e familiares. E é muito mais comum perceber esse tipo de prática em comércios menores, que possuem contato mais próximo com os seus clientes.

Quando o dono do local e o cliente decidem vender e comprar fiado, significa que o caixa anota o valor total da transação em um caderno ou sistema para registrar o valor da dívida e cobrá-la na data estipulada.

Quais as consequências negativas de vender fiado?

As vantagens do fiado parecem ser positivas para ambos os lados: para o cliente, que poderá pagar no mês subsequente, e para a loja, que vai fidelizar o seu cliente. No entanto, saiba que existem consequências negativas de realizar a venda fiada. E as principais delas são:

  • probabilidade de calote — o fornecedor pode não receber o valor da mercadoria vendida;
  • falta de planejamento — como o valor não entra com regularidade, pode ficar difícil fazer um planejamento de reabastecimento de estoque e do caixa;
  • necessidade de cobrança — se o cliente não conseguir pagar na data combinada, o vendedor terá que cobrar, e isso nem sempre é uma tarefa fácil.

Por essas e muitas outras razões, é preciso analisar bem essa questão de vender fiado. A melhor coisa é vender no dinheiro, cartão ou PIX, ficando, assim, livre de problemas futuros.

Quais são as frases mais usadas para evitar essa prática?

Dizer aos clientes que não efetua a venda fiada pode ser algo difícil, já que alguns podem insistir. Contudo, existem muitas frases que podem ajudar a sua empresa nessa tarefa e evitar constrangimentos. Veja abaixo as mais indicadas!

A mais curta, porém, extremamente eficiente é “Não vendemos fiado”. Coloque-a em algum lugar estratégico, que pode ser na parede atrás do balcão ou em um quadro em cima da mesa.

Outra parecida e que também dá resultados é: “Não vendemos fiado. Por favor, não insista”. Se você costuma contar com clientes que passam dos limites na hora das negociações, talvez seja uma boa opção deixar essa informação à vista de todos. Outra opção mais delicada e gentil é: "Não vendemos fiado. Agradecemos a compreensão”.

Uma boa estratégia é, na folha em que será impressa a mensagem, inserir emojis ou outras figuras sorrindo, para manter o clima ameno. Se você é daqueles que preferem manter o bom humor, aqui vão algumas opções: “Fiado somente para pessoas com mais de 90 anos acompanhadas dos avós” e “Fiado só amanhã”.

Apostando nessas opções, o clima fica descontraído e ninguém sai magoado do local. Aqui, vale mencionar um ponto importante: como a tecnologia está sempre se aprimorando, hoje já existem as vendas pelo WhatsApp e redes sociais. Nesses casos, o ideal é ter uma mensagem preparada para enviar ao cliente por meio desses aplicativos.

Uma delas pode ser “Estimado cliente, agradecemos a parceria, porém, no momento não estamos vendendo fiado. Mas saiba que aceitamos várias formas de pagamento, e tudo isso para facilitar a sua compra. Gratos pela sua compreensão”. Outra opção pode ser “Não conseguimos vender fiado em nosso modelo de negócio.

Aceitamos pagamentos via PIX e cartão, pois precisamos dos recursos para adquirir novidades para você!”. Essas são algumas sugestões, mas você pode adaptá-las da maneira que achar melhor, considerando seu público e, claro, o seu ramo de atuação.

Essas frases podem ser usadas em placas, quadros ou até mesmo em mensagens automáticas no WhatsApp. O objetivo é manter o bom humor sem perder a clareza da regra.

25 exemplos de mensagens para usar e não vender fiado

Pra facilitar ainda mais, preparamos uma lista cheia de ideias para você se inspirar e colocar em prática. Anota aí, empreendedor!

Divertidas

  1. "Fiado só amanhã... e amanhã nunca chega!"
  2. "Aqui vendemos produtos, não promessas!"
  3. "Nosso sistema não aceita fiado, nem desculpas criativas."
  4. "Aceitamos cartão, pix e até abraço... fiado não!"
  5. "Fiado? Só se você for o dono. E olhe lá!"

Curtas e diretas

  1. "Não vendemos fiado. Obrigado pela compreensão!"
  2. "Fiado não. Pix sim!"
  3. "Sem fiado. Com carinho."
  4. "Fiado? Infelizmente não trabalhamos assim."
  5. "Pagamento na hora, por favor."

Formais e institucionais

  1. "Prezamos pela saúde financeira do nosso negócio. Por isso, não trabalhamos com vendas fiadas."
  2. "Informamos que, por política interna, não realizamos vendas a prazo sem contrato formal."
  3. "Para garantir a sustentabilidade do nosso serviço, não oferecemos condições de fiado."
  4. "Agradecemos sua preferência. Informamos que todas as compras devem ser quitadas no ato."
  5. "Nosso compromisso é com a transparência e responsabilidade. Por isso, não vendemos fiado."

Educadas e acolhedoras

  1. "Sabemos que imprevistos acontecem, mas infelizmente não podemos vender fiado."
  2. "Agradecemos sua compreensão: aqui, o pagamento é feito na hora."
  3. "Nosso modelo de negócio não permite fiado, mas temos opções acessíveis para você!"
  4. "Estamos sempre prontos para te atender, mas precisamos manter nossa política de pagamento à vista."
  5. "Com muito respeito, informamos que não trabalhamos com fiado."

Criativas com tom de voz leve

  1. "Aqui o fiado é igual a unicórnio: todo mundo fala, mas ninguém vê!"
  2. "Fiado? Só se for no jogo do bicho. E nem isso a gente faz!"
  3. "Nosso estoque é à vista, nosso coração é aberto, mas fiado não dá!"
  4. "A única coisa que damos fiado é conselho. E olhe lá!"
  5. "Fiado é como Wi-Fi grátis: todo mundo quer, mas nem sempre está disponível!"

Como vender de outras formas?

Existem muitas outras formas de vender, sem que seja com pagamento fiado. Com a venda pelo cartão de crédito, por exemplo, você recebe o valor integral quando conclui a transação e paga apenas uma taxa. Assim, o cliente ainda pode parcelar. Essa é uma das melhores maneiras de escapar da venda fiada.

Outras formas são a do cartão de débito, dinheiro, PIX e PicPay. Todas elas são ótimas para ambos os lados, que conseguem comprar e vender, sem ter problemas futuros. Outra dica interessante é oferecer descontos para pagamentos à vista ou no débito. Isso faz com que o cliente adquira os itens quanto já tem o dinheiro, o que é ainda melhor.

Então, agora que você já sabe as desvantagens de vender fiado e teve acesso a várias ideias de mensagens do tipo “Não vendemos fiado” para deixar visível em seu estabelecimento, coloque as nossas dicas em prática. Informe sem medo aos seus clientes que sua loja não vende mais fiado.

Dessa maneira, você terá uma boa estabilidade financeira em seu negócio e, ao mesmo tempo, seus clientes ficam com o nome limpo na praça. Gostou do nosso post sobre frases e estratégias para não vender fiado? Então, continue consumindo conteúdos de qualidade. Conheça o Força de Vendas: um guia para otimizar os resultados do seu time comercial!

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