Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

PME

Informe de rendimentos para declaração do IR

Caso o contribuinte não tenha recebido o informe de rendimentos para declarar o Imposto de Renda deve entrar em contato com as empresas.

Informe de rendimentos para declaração do IR

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda já começou e muitas pessoas estão levantando os comprovantes e informes de rendimentos. Nessas horas, pode surgir uma dúvida básica – e um tanto angustiante: o que fazer se empregadores e instituições financeiras não enviaram o informe de rendimentos para declaração do IR?

A primeira questão é pensar que, pior que enviar uma declaração incompleta (sem os dados desses comprovantes), é não entregar. Afinal, a multa pela entrega atrasada ou pela não entrega é de até 20% do valor devido do imposto.

Neste conteúdo você vai ler (Clique no conteúdo para seguir)

E o que fazer?

Sendo assim, caso não tenha recebido o informe de rendimentos para declaração do IR, entre em contato com o SAC, com o gerente (no caso de bancos ou corretoras) ou com o departamento de Recursos Humanos (RH) - no caso de empresa da qual tenha recebido salário.

O prazo para empresas, bancos e corretoras enviarem esses informes de rendimentos terminou no dia 28 de fevereiro - sob pena de multa no caso de não envio.

E o que fazer caso solicite o informe de rendimentos para declaração do IR e mesmo assim não receba? Ou receba com os dados incompletos/incorretos? A opção é enviar a declaração com as informações que possue e, se for o caso, retificar. Você também pode denunciar a empresa à Receita pela não entrega dos informes.

Enfim, uma forma simples e prática de fazer a declaração do Imposto de Renda é com a Certificação Digital. Ele permite o acesso à declaração pré-preenchida, além do lançamento dos dados diretamente no eCAC (sem precisar baixar o programa). Veja mais em Certificado Digital.

O prazo para a entrega das declarações vai até o dia 30 de abril.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail Como ganhar dinheiro na Black Friday como um iniciante no e-commerce

Como ganhar dinheiro na Black Friday como um iniciante no e-commerce

Como ganhar dinheiro na Black Friday? Use estratégias para iniciantes em e-commerce com landing page, segmentação, ofertas e checkout! Confira.

Thubmnail  Black Friday 2025: como ter sucesso da sua loja online!

Black Friday 2025: como ter sucesso da sua loja online!

Black Friday 2025: entenda como sua loja online pode vender mais com estoque, precificação, SEO, tecnologia e ofertas que convertem! Confira agora.

Thubmnail Como vender mais na Black Friday 2025: 5 estratégias importantes para seu e-commerce

Como vender mais na Black Friday 2025: 5 estratégias importantes para seu e-commerce

Como vender mais na Black Friday: 5 estratégias para seu e-commerce elevar a conversão: mobile, checkout, segurança e omnichannel! Confira no blog.

Thubmnail O que é talent acquisition e quais as diferenças para o recrutamento

O que é talent acquisition e quais as diferenças para o recrutamento

Entenda o que é talent acquisition, como funciona, suas diferenças em relação ao recrutamento e os diversos ganhos estratégicos para o RH.

Thubmnail Marketing 4.0: Conecte dados, canais e clientes com inovação

Marketing 4.0: Conecte dados, canais e clientes com inovação

Descubra como aplicar o marketing 4.0 para integrar canais, usar dados com inteligência e criar experiências personalizadas que encantam o consumidor.

Thubmnail Como criar uma linha editorial estratégica para sua marca

Como criar uma linha editorial estratégica para sua marca

Descubra como criar uma linha editorial estratégica para fortalecer sua marca, aumentar o engajamento e melhorar resultados no marketing digital.