Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

PME

Economia prateada: o que é e como investir na área?

A economia prateada é uma das economias mais rentáveis do mundo e você não pode ficar de fora dessa estratégia! Leia na Serasa Experian.

Economia prateada: o que é e como investir na área?

Engana-se quem pensa que o público com mais de 50 anos não é engajado com os sistemas de internet; ao contrário, são essas pessoas que são mais fáceis de atingir e que têm hábitos de consumo muito bem definidos. A fim de atender a essa parcela do público, surgiu a silver economy, ou seja, a economia prateada — essa métrica engloba os serviços e os produtos visados por eles.

Esse termo ganhou muita visibilidade nos últimos anos em consequência do envelhecimento da população. Segundo o IBGE, a expectativa de vida das pessoas cresceu em 40% nos últimos 60 anos: isso quer dizer que a população está vivendo mais e a taxa de nascimentos diminuiu. Se a economia prateada está em alta e o seu negócio não contempla essa parcela da população, provavelmente está na hora de pensar em uma estratégia para, no futuro, dominar a gestão financeira do seu negócio. Afinal, esse termo é necessário e relevante para atender às necessidades dos idosos. Descubra tudo sobre a economia prateada, um mercado em constante crescimento nos últimos tempos, e saiba como investir na área de forma descomplicada com a Serasa Experian! Confira todos os detalhes abaixo:

Quanto a economia prateada movimenta no Brasil?

Em primeiro lugar, essa é uma das economias mais rentáveis do mundo e esse cenário não é diferente no Brasil, já que os serviços e os produtos consumidos pelas pessoas de terceira idade são encarregados de movimentar mais de R$ 2 trilhões por ano em nosso país, segundo o Data8. Outro fator a ser levado em consideração é que as pessoas mais ricas do Brasil, que representam 5% da população, possuem mais de 65 anos de idade. Aliás, os cidadãos dessa faixa etária gastam mais dinheiro com itens de desejo do que com itens para necessidade básica — para 66% deles, aproveitar a vida se tornou a prioridade número um. Assim, os e-commerces que decidirem investir nessas tendências nos anos seguintes terão maiores chances de se destacar em relação à concorrência que não prioriza essa oportunidade.

Como vender da maneira correta para essa faixa etária?

Se o objetivo é apostar em estratégias corretas para obter atenção desse público específico, é essencial compreender suas necessidades e características. Para auxiliar nesse processo, serão apresentadas a seguir algumas dicas práticas que podem ajudar sua empresa a se conectar com esses consumidores da forma mais efetiva e eficiente possível. Confira abaixo:

1. Evite estereótipos

Primeiramente, é importante lembrar que essa faixa etária não contempla somente idosos mais fragilizados ou que necessitam constantemente da ajuda dos mais jovens para conseguir navegar na internet. Então, no momento de criar sua estratégia de marketing digital e pôr em prática sua campanha, invista em imagens que realmente representem o público em foco. Quando o público se reconhece em sua propaganda e se sente mais acolhido, isso aumenta as chances de conversão em compra e de criar uma conexão com a marca, o que pode, futuramente, estabelecer um relacionamento duradouro com o seu e-commerce.

2. Ajuste a comunicação

Investir em fontes grandes, cores chamativas e pensar em um design inclusivo pode atrair e engajar com mais facilidade esse público. Para que o cliente em foco consiga finalizar a compra em poucos passos, é necessário que a jornada de compra seja a menor possível. Assistentes de voz, como a Alexa e o Bixby, têm sido tecnologias que cresceram muito nos últimos anos, pois proporcionam efetividade de velocidade e interatividade com os usuários. Vale a pena investir nessa dica!

3. Defina seu público-alvo

Os clientes com mais de 50 anos de idade são um público muito díspar; logo, não devem ser tratados com generalização. Investir em entrevistas e pesquisas pode ajudá-lo a identificar interesses, hábitos, valores e desafios que façam com que você os entenda melhor. Clientes acima de 50 anos formam um grupo bastante diverso e não devem ser tratados de forma genérica. Investir em entrevistas e pesquisas é uma estratégia valiosa para compreender seus interesses, hábitos, valores e desafios, o que permitirá uma abordagem mais correta.

4. Atenda ao perfil

Confira agora os principais comportamentos ou tendências dos consumidores da economia prateada para você se inspirar:

  • Bem-estar emocional;
  • Gestão financeira;
  • Qualidade de vida;
  • Conexão entre gerações;
  • Atendimento por cuidadores;
  • Locomoção e acessibilidade.

O crescimento digital na economia prateada

Agora, mais do que nunca, pessoas mais maduras estão inseridas nas mídias digitais, assim como qualquer outra pessoa que tem o desejo de consumir um produto ou serviço. Por serem parte de um nicho mais experiente, o reconhecimento das interações humanas no relacionamento com contratações de outros serviços também é muito importante. Indo na contramão do que muitos imaginam, a interação social e o aprendizado são fundamentais em todas as fases da vida. A busca por conhecimento é um dos elementos que amparam a longevidade humana. Dessa forma, investir em estratégias que contemplem a economia prateada pode ser uma ótima medida para o sucesso a longo prazo da sua empresa, além de incluir uma parcela da população que, na maioria das vezes, é deixada de lado. No cenário atual, em que a longevidade está tão evidente, esse termo tende a expandir muito mais. Gostou desse conteúdo da Serasa Experian? Então, não deixe de conferir outros posts sobre o assunto e impulsione seu comércio ao topo. Agora que você já sabe o que é economia prateada, que tal descobrir um pouco sobre segmentação de público, sua importância e como fazê-lo? Assista nosso vídeo completo sobre o assunto abaixo:

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