Na gestão de pequenas e médias empresas, é importante usar os métodos mais adequados, que ajudam a ter precisão nas tomadas de decisão. Uma das possibilidades é o Diagrama de Ishikawa, que permite solucionar problemas a partir da identificação de suas causas.

Devido a suas características, essa é uma ferramenta de qualidade. Também chamado de Diagrama de Espinha de Peixe ou de Causa e Efeito, o grande destaque dessa metodologia é analisar todos os fatores envolvidos na execução do processo. Assim, a ocorrência do problema é identificada, bem como as possibilidades de solução.

Neste post, você vai entender melhor o que é o Diagrama de Ishikawa, como ele funciona e de que forma a ferramenta permite solucionar problemas. Acompanhe!

O que é um Diagrama de Ishikawa?

O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta visual que facilita encontrar as possíveis causas para os problemas de uma empresa. Assim, permite melhorar os processos organizacionais e eliminar as situações indesejadas.

Na prática, essa metodologia serve para a análise de processos a partir de diferentes perspectivas. Dessa forma, as potenciais causas para um determinado cenário são relacionadas. Isso permite encontrar a verdadeira razão da dificuldade existente.

Todo esse cenário é derivado da organização do raciocínio. Ou seja, com esse método, você relaciona o efeito que analisará e suas causas mais influentes. A partir disso, é possível classificar os fatores que geram os problemas em seis tipos diferentes, chamados de 6M:

  1. máquina: abrange tudo o que se relaciona a equipamentos e aparelhos;
  2. materiais: envolve os insumos e a matéria-prima;
  3. meio ambiente: trata do contexto em que o problema está acontecendo;
  4. mão de obra: aborda a execução do processo, do produto, entre outros;
  5. método: tem relação com a forma de execução de uma ação;
  6. medida: é relativa a valores, como custos e pesos.

Quais são as vantagens de usar o Diagrama?

Os motivos para usar essa ferramenta de gestão são variados. De modo geral, ela permite obter várias vantagens. Entre as principais está identificar, de forma mais ampla, os possíveis fatores que geram o surgimento de um problema, bem como diagnosticar as soluções e as melhorias necessárias nos processos. Esses aspectos já consistem em vantagens significativas. Saiba mais sobre os benefícios a seguir.

Visibilidade

O Diagrama de Ishikawa permite visualizar as causas principais e secundárias de um problema. Assim, você encontra os motivos das situações desfavoráveis e chega a um diagnóstico mais preciso. Além disso, é possível hierarquizar e priorizar as causas encontradas.

Aperfeiçoamento

A identificação dos problemas permite aprimorar os processos e fazer uma melhoria contínua. Isso porque o registro visual apresentado facilita a realização de análises futuras. Ao mesmo tempo, contribui para a exploração dos desdobramentos do incidente.

Isso pode ser feito a partir da reunião da equipe e a promoção de uma série de discussões sobre o tema. Ou seja, todos os aspectos podem ser trabalhados para alcançar melhores resultados. Além disso, todos podem contribuir e aumentar a sensação de pertencimento.

Organização

As ideias do grupo são organizadas com foco e objetividade. Isso acontece pelo envolvimento da equipe na melhoria de processos e na gestão da qualidade. Assim, todas as perspectivas apresentadas são reunidas em um documento único, que ajudará a identificar problemas e trazer melhorias.

Em que situações é o Diagrama de Ishikawa é indicado?

Essa metodologia é indicada sempre que existe um problema que interfira na qualidade do produto ou do serviço. Por isso, é ainda mais relevante nas vendas B2B, em que o cliente tende a ser mais exigente.

Por exemplo, imagine que o problema seja um produto com defeito. Então, é necessário encontrar a relação entre esse resultado indesejado — que apresenta uma não conformidade — e os fatores que contribuem para isso. Nesse caso, algumas das possíveis causas são:

  • máquina: falta de manutenção e equipamentos obsoletos;
  • pessoal: falta de treinamento e conversas paralelas;
  • métodos: jornada de trabalho excessiva e falta de controle da qualidade;
  • materiais: matéria-prima com defeito e ferramenta sem corte.

Esse exemplo deixa claro que o Diagrama de Ishikawa é bastante importante em algumas situações. Entre elas, podemos destacar:

  • descoberta das verdadeiras causas raízes de um problema;
  • busca das causas de um problema, tanto primárias quanto secundárias, que causam efeitos relevantes;
  • fomento à melhoria dos processos, tendo como objetivo evitar que se transformem em problemas futuros;
  • busca de possíveis soluções para um problema.

Como usar o Diagrama de Ishikawa?

Além de entender para que serve o Diagrama de Ishikawa, é importante saber como construí-lo. O objetivo é que, ao final, o desenho pareça uma espinha de peixe. Para isso, o passo a passo é formado pelas seguintes etapas:

  • definição do problema a analisar;
  • desenho de uma seta horizontal que aponte para a direita e de um quadrado na sua extremidade;
  • escrita do problema central dentro desse quadrado;
  • realização de traços diagonais no corpo da seta, que serão as categorias das causas encontradas;
  • realização de um brainstorming com a equipe para listar possíveis causas para o problema. Essa é a etapa mais demorada e trabalhosa, que exige bastante detalhamento;
  • inserção das possíveis causas dentro das categorias definidas pela equipe;
  • enumeração das possíveis razões conforme a gravidade ou a importância. Para isso, você pode contar com o auxílio da Matriz GUT. Ela define os problemas de acordo com sua gravidade, urgência ou tendência e tem uma nota para cada caso. Assim, você saberá como fazer a priorização.

Lembre-se de que, para saber como usar o Diagrama de Ishikawa, você precisará fazer a categorização de acordo com os 6M. Além disso, ele pode ser utilizado nos casos de problemas, sem a necessidade de atrelá-lo a um processo comum.

No entanto, ele pode ser adotado para a tratativa de não conformidades. Assim, é possível padronizar e centralizar o cadastro de informações. Isso leva ao aumento da rastreabilidade dos dados e a praticidade na sua consulta.

Após conferir este artigo, agora você sabe que o Diagrama de Ishikawa é a ferramenta ideal para diagnosticar problemas e resolvê-los de forma precisa. Uma de suas principais vantagens é o fato de ser visual, o que facilita o entendimento e a visibilidade.

Ele também pode ser aplicado a diferentes contextos, garante análises mais detalhadas e de alto nível e permite definir níveis de importância. Assim, o Diagrama de Ishikawa pode ser a solução para os problemas existentes no seu negócio.

Achou interessante conhecer melhor essa metodologia? Assine a newsletter da Serasa Experian e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!