O conhecimento do cenário interno e externo da empresa é essencial para a identificação de pontos que precisam da sua atenção. Sem esse conhecimento, existe o risco de problemas acontecerem e você não aproveitar as ferramentas que resolvam esses problemas ou explorem outras possibilidades.

Essa análise é uma das ferramentas mais importantes para um negócio. Com ela, você tem acesso a oportunidades atuais, além de ficar longe de problemas indesejados. A seguir, na Serasa Experian, conheça mais sobre a análise da Matriz SWOT e como ela pode ajudar a sua empresa com facilidade:

O que é análise SWOT?

A análise SWOT é um instrumento utilizado por boas lideranças para analisar o cenário interno e externo de uma empresa. Com ela, é possível identificar questões do seu negócio e outros fatores, como os ambientais, econômicos e políticos que agem diretamente sobre o seu negócio, além de questões relacionadas aos seus concorrentes diretos e indiretos.

Ainda que pareça muito simples, a análise da Matriz SWOT consegue ser uma ferramenta muito poderosa na identificação de oportunidades que normalmente não seriam captadas. Dessa maneira, você, empreendedor, conseguirá trabalhar no desenvolvimento da sua equipe e empresa sem deixar a liderança com os concorrentes de lado. O SWOT é um acrônimo para os quatro pontos que são usados na análise, que são:

art com exemplo do que significa e de como usar o SWOT para empresas

1. Strengths (Forças)

As Strengths são questões e iniciativas internas vantajosas para o que está sendo planejado. Por exemplo, se você tem um time com colaboradores especializados em um assunto específico, esse pode ser um ponto de força muito importante para sua empresa. As forças são elementos que devem ser explorados e ressaltados, já que são pontos fortes que podem ser diferenciais do seu negócio.

2. Weaknesses (Fraquezas)

As Weaknesses são pontos delicados, ou seja, vulnerabilidades que colocam em xeque os planos do negócio. Identificá-las permite saber como trabalhar para corrigir essas questões e entender como não fazer com que elas atrapalhem os projetos existentes. Como são questões internas, você tem um controle maior sobre o que pode ser corrigido ou adaptado no negócio para não ficar tão vulnerável.

3. Opportunities (Oportunidades)

Em Opportunities, temos a análise das questões externas que favorecem a sua empresa. Por exemplo, se o seu negócio trabalha com desenvolvimento de produtos tecnológicos, o fator de oportunidade externo pode ser um diminuto número de concorrentes diretos, o que ajuda a possibilitar o crescimento da empresa. Conhecer as oportunidades permite identificar em quais pontos você pode investir e ter maiores chances de sucesso.

4. Threats (Ameaças)

Aqui você analisa quais são os problemas externos que podem afetar a sua empresa e que precisam ser levados em consideração, principalmente por não poderem ser controlados pela gestão. Um exemplo de ameaça é a sazonalidade de alguns insumos, que pode interferir na produção da sua empresa.

Por exemplo, se você trabalha com o setor alimentício, períodos de entressafra podem fazer com que você tenha que arcar com valores maiores na compra dos alimentos ou, então, eles podem estar em falta no mercado.

Para que serve a análise SWOT?

A análise SWOT é uma ferramenta extremamente útil, principalmente na fase de planejamento: ela consegue definir estratégias de curto, médio e longo prazo! Com isso, o empreendedor é capaz de identificar pontos fortes que podem ajudar a impulsionar sua área de atuação, as fraquezas que precisam ser contornadas, de que forma o contexto externo é capaz de ser usado a favor e quando ele pode criar empecilhos para o seu sucesso.

A análise da Matriz SWOT pode ser utilizada tanto para o contexto do negócio quanto para projetos específicos (por exemplo, para o lançamento de um novo produto). Ela pode ser utilizada, até mesmo, no momento de definir qual negócio você vai abrir, sendo um ótimo suporte para empreendedores.

Por ser versátil, a análise SWOT é usada em diversos contextos, até mesmo para análise da sua vida pessoal em relação ao empreendimento! Vale ressaltar que essa estratégia é indicada para os negócios de todos os tamanhos, desde microempresas até grandes negócios. Ela pode ser adaptada a diferentes contextos com uma única finalidade: melhorar os resultados em planejamento.

Matriz FOFA é a mesma coisa que SWOT?

A análise FOFA (ou matriz FOFA) é a mesma da SWOT, a diferença é que aqui estamos falando de uma sigla em português. Em nossa língua, a sigla fica da seguinte forma:

  • Forças;
  • Oportunidades;
  • Fraquezas;
  • Ameaças.

Quais são as vantagens de aplicar a matriz FOFA?

As principais vantagens da aplicação da matriz SWOT ou FOFA são todos os benefícios que foram citados anteriormente, mais especificamente:

  • Custo praticamente zerado;
  • Facilitação da gestão da empresa;
  • Delegação para colaboradores da empresa;
  • Possibilidade de entender melhor seu negócio, tanto internamente quanto no contexto que cerca seu negócio;
  • Proporciona a análise de quais são os fatores que precisam ser consertados;
  • Oferece insights interessantes que podem ajudar no crescimento do negócio.

Como determinar cada ponto da matriz?

É importante fazer a análise de forma visual para identificar cada ponto da matriz! Para entender como fazer a análise SWOT e determinar os elementos que fazem parte de cada ponto, você pode usar a seguinte estratégia:

  • Realizar uma análise geral de pontos positivos e negativos e depois alocá-los em cada uma das quatro categorias;
  • Pensar em cada uma das categorias antes de passar para a próxima (por exemplo, elencar todos os pontos de força antes de passar para as fraquezas);
  • Convidar profissionais da sua empresa para ajudar, principalmente, nos pontos internos;
  • Contar com pesquisas e dados estatísticos para pontos externos.

O que são oportunidades e ameaças na análise SWOT?

Oportunidades são fatores externos que podem levar seu negócio ao crescimento — como tendências de mercado ou mudanças no comportamento do consumidor. Você não pode controlá-las, porém pode se planejar para aproveitá-las a seu favor. Já as ameaças são os desafios de fora que podem complicar seu caminho, como crises econômicas ou concorrências acirradas.

Análise de Matriz SWOT: como fazê-la?

A análise SWOT pode ser feita de diversas formas, a depender da preferência da equipe ou empresa. Algumas optam por se reunir em grupo e anotar as ideias em papéis, enquanto outras optam por criar uma matriz SWOT totalmente estruturada. Seja qual for a abordagem, usar a criatividade durante o planejamento pode criar novas ideias e soluções inovadoras.

Aliás, existem algumas estratégias que conseguem te ajudar com a análise SWOT, tornando-a mais completa e eficiente. Algumas dicas incluem se preparar adequadamente para otimizar o tempo durante o processo escolhido, promover um ambiente colaborativo para estimular o trabalho em equipe e optar por métodos criativos na geração de ideias. Entenda como você pode explorá-las abaixo:

  • Entenda os fatores iniciais, como as forças e as fraquezas do projeto;
  • Avalie os fatores externos, como tendências do mercado, concorrentes e quaisquer outras coisas que atrapalhem a vitalidade do negócio;
  • Opte pelo trabalho em equipe! É por meio do brainstorming que muitas ideias revolucionárias surgem;
  • No trabalho em equipe, as ideias criativas podem surgir e fazer parte dos processos de uma empresa;
  • Após realizar todas essas etapas, selecione os melhores insights e ponha em prática o quanto antes.

Como usar a análise SWOT no planejamento estratégico?

A análise SWOT pode ser o ponto inicial para realizar um planejamento estratégico com eficiência, sucesso e alto desempenho. Entenda alguns exemplos a seguir:

Homem em pé com mais duas pessoas para uma análise swot

1. Planejamento pré-lançamentos

Se há necessidade de revisar pontos internos antes de fazer o lançamento de um produto, você consegue realizar um passo a passo simples, com cronograma bem definido, para minimizar fraquezas e aumentar as chances de sucesso do seu negócio.

2. Análise completa da empresa

Uma análise holística, que considera os pontos internos e externos, permite que você possa definir um planejamento que considere quais são as prioridades a serem resolvidas e pontos que podem indicar crises e, assim, pensar em um plano de ação para resolver as inconsistências.

3. Planos de contingência

A partir da definição das ameaças externas, você consegue traçar planos de contingência em situações de crise e, com isso, estar devidamente preparado para momentos delicados. Aliás, isso também ajuda a minimizar prejuízos futuros e manter a saúde da sua empresa íntegra em todos os setores.

A importância da análise SWOT

A análise SWOT pode ser um diferencial poderoso, principalmente para impulsionar processos e pensar no crescimento do negócio de maneira estratégica. Ela lembra um pouco a análise da concorrência, porém tem um diferencial: aqui, olha-se dentro e fora da empresa, a fim de identificar pontos fortes, fraquezas, oportunidades e riscos. Quando você analisa as principais áreas ligadas a essas oportunidades e ameaças, consegue insights valiosos para preparar seu time.

E o melhor: essa técnica não serve só para empresas. Você pode usar no seu dia a dia e avaliar pontos da sua vida que precisam de ajustes, como a forma como lidera ou como se comunica, para realizar um planejamento para a sua empresa no futuro. Confira abaixo três razões para considerar a SWOT importante:

1. Identifica áreas para melhoria

Aperfeiçoar o que já existe é um caminho seguro para crescer de forma vitalícia. Quando você usa a SWOT para mapear as fragilidades e os riscos do seu projeto, fica mais fácil traçar uma estratégia mais inteligente para o negócio.

Errar faz parte, mas aprender com essas falhas é o que leva você (e sua equipe) para frente. Depois de identificar o que precisa melhorar, reunir o time e montar um plano de ação juntos é uma ótima medida. O segredo é usar o que já vem dando certo na empresa como base e fortalecer ainda mais seus diferenciais.

2. Identifica áreas para novas oportunidades

Fazer uma análise SWOT é ótima para te auxiliar a enxergar os locais de crescimento — o que é um diferencial, principalmente para empresas ou times que sentem a necessidade de avançar, porém estão perdidos e sem saber como iniciar essa jornada.

As oportunidades podem surgir de várias formas. Por exemplo, inovar em seus produtos e se destacar no mercado. Aliás, você também pode ajustar a rotina do time para as tarefas fluírem naturalmente. O importante é agarrar essas chances e fortalecer a sua empresa com a ajuda da sua equipe.

3. Identifica áreas de risco

Mesmo que não haja um histórico claro de riscos, reconhecê-los antecipadamente evita impactos negativos. A análise SWOT permite monitorar fatores que podem influenciar decisões críticas relacionadas à gestão de riscos, o que garante uma postura proativa para a empresa.

Uma estratégia eficaz é integrar a análise SWOT com a análise PEST, que avalia elementos externos como contextos políticos, econômicos, sociais e tecnológicos. Essa combinação não apenas amplia a visão sobre possíveis ameaças, mas também oferece subsídios para criar planos de contingência.

Por que você deve fazer a análise SWOT

Depois do exposto acima, fica evidente que a análise SWOT é uma ferramenta indispensável para o planejamento empresarial. Algumas pessoas podem questionar se é possível analisar o ambiente interno e externo da empresa sem utilizar essa metodologia: sim, é teoricamente viável, mas a ausência de uma estrutura definida aumenta significativamente o risco de negligenciar aspectos essenciais ou perder o foco durante o processo.

A análise SWOT propõe um método organizado: primeiro, mapeamos pontos fortes e fraquezas internas, além de priorizar aqueles com maior impacto e que fazem seu negócio ter sucesso. Em seguida, avaliamos oportunidades, ameaças externas e cruzamos esses dados para criar cenários objetivos. Essa abordagem leva a uma visão imparcial, como se fosse possível abordar a empresa de fora.

Além disso, a ferramenta otimiza a gestão do tempo: ao direcionar os esforços para os fatores mais relevantes, os gestores podem elaborar estratégias claras e alinhadas com a realidade do mercado. Entre os principais benefícios, temos:

  • Decisões baseadas em dados concretos, o que reduz a parcialidade;
  • Compreensão profunda do mercado e do comportamento da concorrência;
  • Definição de metas realistas, adaptadas às capacidades da empresa;
  • Integração entre equipes para promover uma visão compartilhada dos objetivos;
  • Estratégias mais eficazes e capazes de alavancar vantagens competitivas.

A análise da Matriz SWOT oferece um ótimo custo-benefício para você, empreendedor, que deseja encontrar estratégias que proporcionem crescimento ao seu negócio, além de aproveitar oportunidades que o cenário interno e externo ofereça.

Agora que você já sabe sobre a Matriz SWOT e o que fazer antes de criar um planejamento para 2025, não deixe de conferir outros conteúdos exclusivos da Serasa Experian e descobrir dicas, informações e conteúdos que irão levar o seu negócio ao sucesso definitivo, como benchmarking: o que é e como implementar no meu negócio? Até a próxima.