O conceito de benchmarking, que pode ser traduzido como “referência” para o português, é bastante conhecido em áreas como tecnologia e informática. Por exemplo, empresas que fabricam periféricos e dispositivos tecnológicos utilizam o benchmarking para comparar o desempenho de diferentes processadores por meio de rigorosos testes.
Além desse uso, é uma ferramenta muito útil em diversas outras áreas do mercado — e é exatamente isso que iremos tratar aqui. Vamos explorar seus tipos, como implementá-lo em diferentes aspectos da sua empresa e mais. Continue com a gente e entenda por que você deveria começar a praticar o benchmarking!
O que é benchmarking?
O benchmarking significa ponto de referência, ou seja, um processo para avaliar como tudo em sua empresa está funcionando em relação à concorrência, desde o supply chain e a negociação com fornecedores até a personalização dos atendimentos e o follow-up de vendas.
Em outras palavras, ele é uma técnica que visa a melhoria gradual da empresa, permitindo que os empresários avaliem suas operações em relação a líderes de mercado ou a concorrentes diretos por meio de análises profundas de práticas que podem ser replicadas e adaptadas para diferentes tipos de negócios.
Então, o benchmarking envolve muito mais do que apenas “copiar” o que funciona para outras empresas. Ele se propõe a encontrar formas de inovar e de aprimorar etapas enquanto aproveita os acertos da concorrência e os adapta à realidade de cada empreendimento!
Quais são os 5 tipos de benchmarking?
Você pode pensar no benchmarking como um processo que se fragmenta em vários tipos para abarcar diferentes necessidades e setores. Cada um deles oferece uma forma diferente de enxergar e aprender com o mercado. Entenda-os a seguir:
- Benchmarking interno: avalia as operações dentro da própria empresa, comparando diferentes departamentos ou unidades de negócio para identificar melhores práticas internas. Ele é útil para organizações maiores que operam em múltiplas localidades ou com diversas equipes;
- Benchmarking competitivo: é o tipo mais conhecido. Aqui, a organização compara produtos, serviços e processos diretamente com os concorrentes. O objetivo é identificar pontos fortes e fracos em relação aos principais concorrentes e encontrar oportunidades para superar o mercado;
- Benchmarking funcional: compara funções ou processos específicos com os de negócios em outros setores que não necessariamente são concorrentes diretos. Assim, avalia-se como diferentes indústrias enfrentam desafios semelhantes, abrindo espaço para novas ideias que podem ser adaptadas para o seu negócio;
- Benchmarking genérico: a ideia aqui é observar funções universais, como atendimento ao cliente, logística ou gestão de estoques. São aspectos que, independentemente do setor, podem ser ajustados para aumentar a eficiência e melhorar a experiência do cliente em diferentes contextos;
- Benchmarking estratégico: concentra-se na comparação de estratégias de longo prazo e planos de negócio. Esse tipo de benchmarking é fundamental para alinhar a visão da empresa com as tendências emergentes do mercado e ajustar as direções estratégicas de acordo com o que está funcionando para líderes globais.
Por que o benchmarking faz tanta diferença nas empresas?
Simplesmente porque ele permite que sua marca enxergue além do próprio horizonte. Muitas vezes, estamos tão imersos em nossos próprios processos que perdemos a noção do que está acontecendo no mundo lá fora, não é mesmo?
O benchmarking quebra essa bolha trazendo à tona novas formas de fazer as coisas, além de destacar pontos fracos que, muitas vezes, são ignorados no dia a dia. Ele permite ir além da mera comparação com a concorrência — interpretam-se os aprendizados para adaptá-los à sua realidade como uma base para a inovação. Sintetizando, podemos dizer que, quando bem executado, o benchmarking ajuda a:
- Revelar áreas de desempenho e sugerir melhorias, tanto nos processos quanto na estrutura organizacional;
- Compreender como os líderes do mercado desenvolvem seus produtos e serviços;
- Permitir que sua empresa eleve os padrões de qualidade e de inovação;
- Mostrar formas de reduzir custos operacionais ao adotar práticas mais eficazes utilizadas por outras companhias;
- Manter a atualização em relação às tendências do mercado para ajustar suas estratégias proativamente;
- Identificar novos modelos de negócios e aprimorar/alterar a abordagem adotada.
Como sua empresa pode se beneficiar do benchmarking?
Um dos princípios de qualquer negócio consiste em não perder os concorrentes de vista — a prática do benchmarking cumpre muito bem esse propósito. Por meio dele, você conhece as estratégias e as ações utilizadas por outras empresas que disputam o mesmo nicho de mercado. A partir daí, é possível verificar se convém adotar certas práticas em detrimento de outras.
Independentemente do tamanho do seu empreendimento, seguir o líder do segmento é algo óbvio. Evidentemente, se o negócio é uma modesta cafeteria isso não significa que você deva tentar imitar os passos de uma enorme rede de cafeterias. No entanto, a adoção de alguns pontos estratégicos específicos faz todo o sentido, como as etapas do benchmarking:
- Legalidade: antes de iniciar, certifique-se de que todos os dados e informações obtidos sejam adquiridos de maneira ética e legal. Algumas informações podem ser sensíveis, por isso, a coleta deve respeitar regulamentações de privacidade e concorrência;
- Reciprocidade: o benchmarking deve ser uma via de mão dupla. Se você estiver colaborando com outra empresa, assegure-se de que ambos os lados obtenham benefícios com a troca de informações;
- Comparação: compare indicadores de desempenho, processos e estratégias detalhadamente, desde aspectos operacionais, como o tempo de produção, até aspectos mais estratégicos, como o customer experience ou a eficácia de campanhas de marketing;
- Adaptação: após realizar a comparação, é hora de adaptar as melhores práticas ao contexto da sua empresa. Importante saber que a simples cópia raramente funciona e que o segredo está em como essas práticas serão implementadas e ajustadas à realidade do seu negócio.
Além dessas etapas, vale mencionar que o intuito do benchmarking reside em desenvolver um planejamento estratégico tão eficaz quanto aquele usado por uma empresa de referência. Para isso, entretanto, é primordial que você saiba como mensurar os dados apresentados — assim, você comparará diversos processos e produtos.
Voltando ao exemplo da cafeteria, você pode verificar como a inclusão de determinados produtos no cardápio causa um impacto positivo na clientela. Você precisa se perguntar o que faria um consumidor se transformar em um cliente assíduo, por exemplo. Qual seria a influência da precificação adotada em certos produtos? Os resultados do benchmarking ajudam a responder a essas perguntas.
Isso acontece pelo fato de essa ferramenta comparativa possibilitar que você analise os pontos fortes das empresas que atuam no mesmo segmento do seu negócio. Simultaneamente a isso, os equívocos e os pontos fracos da sua marca passam a ficar bem nítidos.
Dessa forma, as respostas a alguns problemas começam a se evidenciar. Então, você já sabe o que fazer, faltando apenas aprender a efetuar as mudanças necessárias.
Como efetuar um benchmarking e obter resultados significativos?
Para não errar ou ficar distante dos objetivos iniciais almejados, é preciso seguir uma série de etapas. Algumas delas são praticamente obrigatórias, pois são básicas a qualquer benchmarking. Confira!
1. Defina as principais empresas concorrentes do mercado
Em princípio, você deve selecionar, ao menos, 3 empresas concorrentes. Repare que essa concorrência não precisa ser tão direta, pois é possível que ela inexista ou seja quase nula naquele mesmo perímetro de localização da sua loja. De qualquer forma, lembre-se que o mais importante é verificar as ações bem-sucedidas implantadas pelos líderes daquele segmento.
Embora as grandes organizações pareçam distantes, não se engane: elas são, sim, concorrentes. E em uma época marcada pela contínua evolução do e-commerce, a concorrência já deixou de ser meramente física há muito tempo. Assim, o entendimento sobre as empresas que disputam os mesmos clientes deve seguir uma linha panorâmica.
Você pode se interessar também por este conteúdo: Como o seu negócio pode migrar para o e-commerce?
2. Determine quais serão os indicadores a serem observados
Basicamente, você pode efetuar o seu benchmarking a partir de uma planilha. O preenchimento dela deve ser feito com dados específicos de cada uma daquelas concorrentes definidas. Nesse momento, preocupe-se em escolher as métricas mais relevantes para o seu negócio.
Ao se tratar das métricas de vendas, por exemplo, você pode voltar o olhar sobre o ticket médio, a taxa de conversão, as novas oportunidades de vendas geradas e mais. A partir da observação desses dados, você compreenderá as ações efetivas realizadas pelas empresas analisadas.
A seleção e a organização das métricas certas facilitam a interpretação dos dados, além de indicar alternativas que possam ser aplicadas no seu negócio. Confira em nosso blog quais são os KPIs mais importantes para uma empresa!
3. Colete os dados que serão usados no benchmarking
A coleta dos dados das empresas concorrentes também é algo necessário a qualquer benchmarking. Anteriormente, essa era uma tarefa bem complicada. Felizmente, nós estamos na era da internet, que não para de desbravar novos horizontes. Então, você deve aproveitar todas as facilidades propiciadas pela rede mundial de computadores.
Ao contrário do que muita gente pensa, os tradicionais sites continuam, sim, indispensáveis, mas há um adicional: eles fazem companhia aos blogs e às redes sociais. Basicamente, você precisa analisar as informações fornecidas por cada um desses canais de comunicação entre as empresas e o respectivo público.
4. Analise os resultados criteriosamente
Após todo o trabalho de definir as empresas concorrentes, selecionar as métricas a serem avaliadas e coletar os dados necessários resta, enfim, analisar os resultados.
Note que essa avaliação deve ser minuciosa e extremamente comparativa. Cada análise precisa seguir um grau comparativo com as ações desempenhadas pelo seu negócio. Nesse ponto, repare como algumas medidas são bem mais eficazes do que outras. Analise a sua empresa e entenda o que pode ser melhorado.
5. Saiba copiar as boas ações e refutar as ruins
Algo igualmente imprescindível em um bom benchmarking é saber separar as boas e as más ações. Além disso, é possível que uma medida seja útil para a concorrente, mas não gere os mesmos resultados no seu negócio. Não há razão para copiar uma ação simplesmente porque ela surtiu um bom efeito em outro lugar. Daí a importância das comparações e da adoção de uma linha de análise ponderada.
Com o benchmarking, você poderá redefinir o planejamento estratégico do seu negócio de uma forma bem mais eficaz. Afinal, ele será feito com base na observação de erros e acertos devidamente somados às grandes experiências exibidas pela concorrência.
Para finalizar nosso conteúdo de hoje com chave de ouro, elencamos abaixo algumas armadilhas que podem comprometer seus resultados e prejudicar sua empresa a longo prazo. Mas não só isso, trouxemos também como evitá-las a seguir:
- Não replique estratégias de outras empresas sem considerar as particularidades do seu negócio, como mercado, cultura e recursos. A chave está em adaptar soluções ao seu contexto específico;
- Limitar-se a analisar apenas empresas semelhantes pode restringir a inovação. Explore outros setores para encontrar práticas diferenciadas e aplicáveis ao seu negócio;
- O sucesso do benchmarking depende do engajamento da equipe. Implementar mudanças sem preparar e comunicar claramente com os colaboradores pode resultar em resistência e falhas na execução;
- Evite selecionar indicadores superficiais ou inadequados. Foque em métricas que realmente refletem os objetivos estratégicos da sua empresa e forneçam insights úteis;
- Sem objetivos específicos, o benchmarking pode se tornar improdutivo. Estabeleça propósitos concretos, como aumento da eficiência ou melhoria da satisfação do cliente, para guiar o processo;
- Comparar muitas empresas pode sobrecarregar sua análise. Tenha um número limitado de concorrentes ou setores que realmente tragam insights relevantes, priorizando a qualidade da comparação.
Feito isso, o caminho para o sucesso estará liberado e a sua empresa estará pronta para brilhar. Se você gostou das dicas, confira mais um de nossos posts e entenda como os cursos de empreendedorismo da Serasa Experian podem aprimorar sua capacidade de empreender. Até logo!