Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

PME

7 dicas para as suas compras no Dia das Crianças

As melhores dicas e cuidados para comprar online no dia das crianças. Leia e saiba mais!

7 dicas para as suas compras no Dia das Crianças

O Dia das Crianças, no próximo dia 12, deve representar um aumento de vendas em relação ao ano passado. Os clubes lojistas de várias capitais apontam expectativa de aumento variável entre 5% e 10%. A data, uma das principais para o comércio, marca também o início de um ciclo bastante esperado por todo o setor, que seguirá com a Black Friday e Natal, dois outros eventos de muita relevância para o comércio. Em meio a esse ambiente positivo e clima favorável às compras por parte dos consumidores, criminosos tentam de tudo para captar dados e senhas. Por esse motivo, a Serasa Experian alerta os que irão comprar os presentes pela internet para os cuidados que devem ser tomados.

“É preciso tomar muito cuidado para não cair em golpes e transformar um momento especial numa enorme dor de cabeça”, adverte o diretor de Certificação Digital da Serasa Experian, Maurício Balassiano. À medida que a data vai chegando, começam a aparecer as propagandas e promoções, e o consumidor acaba sendo levado pela emoção. Este é, talvez, o ambiente mais propício para os golpes e tentativas de fraude.

A opção do consumidor por lojas virtuais ajuda a evitar o tumulto de lojas físicas e permite comparações entre preços e produtos. Os criminosos atacam através de phishing, com o envio de e-mails ou SMS falsos, e se valem de clones de lojas conhecidas para enganar as pessoas e captar dados pessoais, do cartão de crédito e de senhas, que podem ser usadas num momento seguinte.

Fique atento a alguns cuidados:  

- Desconfie das superofertas: acesse o site que enviou a promoção e veja se ele tem a proteção de um Certificado Digital SSL. Uma boa dica é checar se o browser exibe um ícone de cadeado fechado. Consulte as informações deste cadeado e confirme se o Certificado Digital emitido é válido e está em nome da loja. Essa checagem também pode ser feita pelo Selo de Segurança que fica normalmente no fim da página.

- Confirme a segurança do link: ao entrar na loja virtual, confira se o endereço digitado inclui a letra S ao lado do HTTP (na exibição, HTTPS). Se tiver, você está em um ambiente seguro e protegido para digitar seus dados.

- Controle seus impulsos: compras que podem parecer muito vantajosas envolvem sempre algum tipo de fraude. Evite o impulso de comprar com base apenas no preço e esteja atento à segurança desta compra.

- Faça valer os seus direitos: a Lei do Consumidor também considera para lojas virtuais, por exemplo, o direito de arrependimento em até sete dias, contados da data da compra ou do recebimento do produto. Fique atento à política de troca da loja e ao prazo de entrega, pois a data já está próxima.

- Calcule o valor total da compra: na internet há lojas com frete grátis e outras que cobram para o envio. Tome cuidado com isso antes de fechar negócio.

- Atenção nas compras coletivas: escolheu um presente em sites de compra coletiva? Antes de comprar, confira se os descontos anunciados são efetivos e leia todos os detalhes sobre as regras, datas e condições de uso.

- Atenção para os prazos de entrega: é importante também conferir as condições de entrega, tendo em vista a proximidade da data. É importante redobrar a atenção quanto à possibilidade de entrega do presente até a data. Na dúvida, opte por comprar noutra loja.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail Como ganhar dinheiro na Black Friday como um iniciante no e-commerce

Como ganhar dinheiro na Black Friday como um iniciante no e-commerce

Como ganhar dinheiro na Black Friday? Use estratégias para iniciantes em e-commerce com landing page, segmentação, ofertas e checkout! Confira.

Thubmnail  Black Friday 2025: como ter sucesso da sua loja online!

Black Friday 2025: como ter sucesso da sua loja online!

Black Friday 2025: entenda como sua loja online pode vender mais com estoque, precificação, SEO, tecnologia e ofertas que convertem! Confira agora.

Thubmnail Como vender mais na Black Friday 2025: 5 estratégias importantes para seu e-commerce

Como vender mais na Black Friday 2025: 5 estratégias importantes para seu e-commerce

Como vender mais na Black Friday: 5 estratégias para seu e-commerce elevar a conversão: mobile, checkout, segurança e omnichannel! Confira no blog.

Thubmnail O que é talent acquisition e quais as diferenças para o recrutamento

O que é talent acquisition e quais as diferenças para o recrutamento

Entenda o que é talent acquisition, como funciona, suas diferenças em relação ao recrutamento e os diversos ganhos estratégicos para o RH.

Thubmnail Fraudadores: como eles agem na black friday e como proteger seu e-commerce

Fraudadores: como eles agem na black friday e como proteger seu e-commerce

Como ganhar dinheiro na Black Friday com segurança: entenda táticas de fraudadores, evite golpes e proteja seu e-commerce para vender mais! Confira.

Thubmnail Mapa da Fraude Black Friday 2025: entenda as tendências e proteja seu e-commerce

Mapa da Fraude Black Friday 2025: entenda as tendências e proteja seu e-commerce

Prepare-se para a Black Friday 2025! Descubra o Mapa da Fraude da ClearSale e Serasa Experian e conheça as tendências e riscos do e-commerce.