Prevenção à Fraude

08 de dez. 2021

Cadastro Positivo: como a inteligência de dados ajuda pessoas e empresas a se protegerem contra fraudes digitais

Criado para fortalecer as análises e opções de crédito, o Cadastro Positivo se trata de uma fonte de dados sobre adimplemento, que são os compromissos financeiros assumidos por pessoas e empresas, tanto os que já foram pagos como os que estão em andamento e também são consideradas informações relacionadas ao pagamento de contas de consumo. Os bureaus de crédito que são gestores do Cadastro Positivo recebem essas informações das empresas que realizam negócios e operações com os consumidores. A ideia de implementar esse sistema beneficia as duas pontas de uma transação comercial. Com isso, as empresas que fazem a liberação de crédito conseguem saber se determinada pessoa está pagando ou não suas dívidas em dia, além de ser possível ter uma avaliação profunda sobre o grau de risco de inadimplência que cada pessoa oferece. Ou seja, é possível oferecer opções de crédito de acordo com cada perfil. Por outro lado, os bons pagadores costumam ser premiados com a oferta de boas taxas de juros e facilidades na hora de tomar o crédito. Outro ponto importante é que o Cadastro Positivo pode ajudar no combate aos golpes digitais. Na fraude de subscrição, comum no mercado de Telecom, Bancos e Varejo, criminosos conseguem contratar serviços utilizando dados cadastrais ou identidades sintéticas, que combinam informações falsas e verdadeiras. Uma maneira de garantir que o usuário é realmente quem diz ser é solicitar informações específicas para autenticar as aberturas de cadastros e contas digitais e nos processos de troca ou recuperação de senha ou login. A Serasa Experian, por exemplo, criou um KBA (Knowledge Based Authentication) com acesso exclusivo aos dados do Cadastro Positivo. Se trata de um quiz antifraude com perguntas personalizadas e desenhadas para cada etapa da jornada do cliente. É uma solução com questões randômicas, que mesclam perguntas cadastrais com informações positivas e geram um score final de risco. O sistema leva em conta até o tempo que a pessoa demorou para responder. São solicitados dados específicos ao usuário, como a data de vencimento da fatura do seu cartão de crédito ou o banco em que possui conta. Essa dinâmica aumenta a segurança relacionada à autenticação sem afetar a experiência do cliente. Uma questão que se tem falado muito também é o Open Banking. Como pode trazer benefícios para os correntistas que permitirem o compartilhamento de suas informações entre instituições autorizadas pelo Banco Central, pois terão ofertas personalizadas e condições especiais a partir de seu histórico financeiro. Os dados positivos são inclusos pelos bureaus de crédito automaticamente. Por não saberem de todo potencial que eles oferecem, algumas pessoas podem acabar pedindo a exclusão do nome nesse banco de dados. Mas, acredito que é fundamental divulgar todas as vantagens do Cadastro Positivo, já que a ferramenta contribui para a análise de concessão de crédito e ainda pode ser usada em uma camada antifraude. Rafael D'Agostino Garcia é gerente executivo de Prevenção à Fraude da Serasa Experian. Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa

Serasa Experian

 A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

 A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime. Empregamos cerca de 20.000 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.
Equipe de Relações com a Imprensa Daniela Martins | (55 11) 9 7556-5011 | daniela.martins@edelman.com Viviane Garcia | (55 11) 3060-3366 | viviane.garcia@edelman.com

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato