13 de mar 2025
Mês da Mulher: sobe de 29% para 46% o número de brasileiras que empreendem em busca de flexibilidade, mostra pesquisa da Serasa Experian
- Na primeira onda da pesquisa, questão do tempo era segunda principal razão, crescimento foi de 17 pontos percentuais
- Independência financeira é, atualmente, razão para 40% das respondentes
- Diferenças de gênero ao empreender também são tema do estudo
As motivações das mulheres para empreender vêm mudando ano a ano
A mesma pergunta foi realizada na primeira onda da pesquisa, feita em 2022, e é possível verificar diferença entre os dados. A principal motivação era a independência financeira para 40% das mulheres, razão, hoje em segunda colocação, mas mantendo a mesma porcentagem (40%). Flexibilidade era o segundo motivo, com 29% - versus 46%, atualmente. Em terceiro lugar, com 24%, as mulheres empreendiam para fazer o que acreditavam. Na onda atual, essa motivação está em quinto lugar, sendo a razão de 18% das respondentes. Ter renda complementar era a quarta colocada, com 21% das respostas. Essa motivação também subiu na prioridade das empreendedoras, ocupando a terceira colocação com 24%. Por fim, destaque para a motivação financeira de ganhar mais. Em 2022, 20% das respondentes empreenderam por conta disso. Hoje, é a quarta colocada, com a mesma porcentagem.
Desafios de gênero
O levantamento traz também as diferenças para empreendedores homens e mulheres na visão das respondentes. Para 71% delas, ainda há um desafio em conciliar as tarefas familiares e profissionais. Outro ponto levantado na pesquisa foi sobre o preconceito e a dificuldade das mulheres em serem líderes. 68% delas afirmam que enfrentam preconceito quando buscam se destacar e tomar a liderança no mercado em que atuam. Já 65% delas afirmam que enfrentam mais dificuldades para serem levadas a sério como líderes em seus negócios. Ainda no tema, 57% das respondentes dizem que mulheres empreendedoras têm menos facilidade para se posicionar em mercados dominados por homens. Por fim, segundo Mariana Figueiredo, “é preciso entender o contexto e as particularidades do mundo do empreendedorismo bem como suas mudanças ao longo do tempo, em especial quando falamos de mulheres, que vem aumentando sua representatividade neste relevante segmento da economia. No mês de março, essa atenção se redobra, mas este foco deve ser contínuo. Apoiamos as PMEs, seja com conteúdo de gestão e mercados, seja com soluções que otimizem seu dia a dia e facilitem o acesso ao crédito, como por exemplo o Score CNPJ, usando dados também para gerar insights valiosos para os empreendedores”.Metodologia
A Pesquisa “Mulheres no Empreendedorismo” da Serasa Experian foi realizada de forma quantitativa, via painel de respondentes e contou com 562 participantes de todas as regiões do país. O detalhamento seguido foi segundo a classificação do Sebrae, considerando: “Comércio, Serviço e Indústria”, “B2B, B2C e Ambos”, “Todas as áreas de atuação (sem cota)”, “Clientes e não clientes de birôs de crédito (sem cota)”, “Maiores de 18 anos”, “100% mulheres” e “Classes ABCD (cotas: 50% AB1 e 50% B2CD)”.Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem. Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos. Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento. Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro. Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados. Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.
Entre no nosso mailing
E-mail cadastrado com sucesso
Erro ao cadastrar

Porta-vozes
Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Indicadores econômicos
Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.