Foram 135 pedidos no mês, com as MPEs na liderança das requisições. Em contrapartida, solicitações de falências registraram queda

Dados do Indicador de Falências e Recuperações Judiciais da Serasa Experian mostraram que, em agosto, foram registrados 135 pedidos de recuperação judicial no Brasil, um crescimento de 82,4% em comparação com o mesmo período do ano passado, e um crescimento de 32,4% em relação ao mês anterior. Confira a seguir o gráfico com os dados completos:

Gráfico de pedidos de recuperações judiciais mês a mês
 

“A contínua expansão da relação de empresas inadimplentes evidencia que a falta de estabilidade econômica ainda representa um obstáculo para os empresários. Nesse sentido, é inevitável que muitos, prejudicados financeiramente, busquem a recuperação judicial como alternativa para reestruturar a capacidade financeira e evitar a falência”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

A análise também revelou que as micro e pequenas empresas lideraram as requisições, com 91 requerimentos, em seguida estavam os médios negócios (31) e os grandes (13). Em agosto do ano anterior, as MPEs registraram 51 solicitações, seguidos pelas companhias de porte médio (11) e grande (16).

Tabela de quantidades de pedidos de recuperação judicial por porte
 

Ainda segundo o levantamento, as companhias do setor de “Serviços” foram as responsáveis pelo maior volume das requisições, mostrando aumento na comparação anual. “Comércio” ficou em segundo lugar e, em sequência, estavam “Indústria” e o setor "Primário". Confira na tabela a seguir os dados completos de cada segmento:

Tabela com a quantidade de pedidos de recuperação judicial por setor
 

Solicitações de falência caem 9,6%

Em agosto de 2023, o total foi de 103 pedidos de falências, uma queda de 9,6% na comparação anual e retração de 2,8% em relação a julho deste ano. Também foram as Micro e Pequenas Empresas que ficaram com a maior parte dos requerimentos no período (58), seguido pelas Médias (25) e Grandes companhias (20). Em relação aos setores, o de “Indústria” foi o mais afetado, com 39 pedidos, seguido por "Comércio" (33), "Serviços" (30) e "Primário" (1). "Esta queda demonstra que os processos de recuperação judicial estão surtindo efeito, permitindo que os devedores consigam renegociar suas dívidas com os credores e evitar chegar na fase de falência", analisa o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Serasa Experian ajuda empreendedores contra a inadimplência

Um dos principais motivos para as empresas terem dificuldade em pagar suas dívidas é por sofrerem inadimplência de seus próprios clientes. Por isso, a ferramenta da Serasa Experian de Recuperação de Dívidas dos clientes possui todo um aparato de cobrança, negativação e ganho de eficiência com mais agilidade. Tudo isso respaldado pela base nacional de negativados da Serasa Experian e que preza pelo bom relacionamento entre empresas e consumidores. Mais informações estão disponíveis na página oficial da Serasa.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações Judiciais é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.


Serasa Experian

A Serasa Experian é uma Datatech, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Por meio de tecnologia, de inovação e dos melhores talentos, oferece um portfólio completo para a melhor tomada de decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa se uniu à Experian Company em 2007. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

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