Produção da Lindo’s Salgados Gourmet cresceu durante a pandemia, gerou postos de emprego na cidade e agora passa a investir em projeto voltado para o empoderamento feminino na região, com capacitação e geração de renda

Ceará, 08 de junho de 2021 – Ajudar o próximo sempre foi um desejo de Francislene Gomes da Silva, criadora da Lindo’s Salgados Gourmet. Mas a pandemia de Covid-19 exigiu que ela deixasse o sonho de lado para reinventar o negócio: as vendas na rua viraram delivery, cresceram e houve a necessidade de mudar a produção para um ponto fixo, com uma cozinha profissional que comportasse a demanda. O faturamento cresceu, mas ainda assim faltavam os recursos necessários para implementar o projeto “Bike Rosa na Rua”, no qual mulheres atuariam como revendedoras dos alimentos. Foi graças ao Desafio de Inovação da Serasa Experian, no qual a Lindo´s foi um dos selecionados para receber o prêmio de R$ 25 mil, que a empreendedora pode retomar as ações para capacitar e empregar, inicialmente, dez mulheres em situação de vulnerabilidade de Juazeiro do Norte, no Ceará.

Francislene comenta que as adaptações não foram fáceis. “Venho produzindo salgados desde 2018 e foram muitos desafios neste período, com problemas de saúde e financeiros. Mesmo assim, minha vontade de empreender prevaleceu e persisti. Comecei vendendo os salgados na rua, usando uma bicicleta e, com a pandemia, precisei atender os clientes por encomenda, via delivery. O negócio cresceu e não estava mais dando conta da produção caseira. Foi então que peguei itens emprestados e abri a primeira loja da Lindo’s, muito por conta da cozinha profissional. Precisei me adequar ao formato, mas consegui crescer”, comenta.

Mesmo com as medidas de distanciamento social, o faturamento mais do que triplicou no período graças à rápida adaptação do empreendimento ao novo cenário. Além dos novos produtos, Francislene desenvolveu promoções e combos para a venda não só de esfihas, carro-chefe do negócio, mas também de bebidas e outros itens. Neste período, houve a necessidade de ampliar a equipe e duas funcionárias foram contratadas, além do marido, que deixou o emprego formal para trabalhar com ela. Outra ferramenta essencial para o crescimento do negócio foram os aplicativos de mensagens, uma vez que 95% das vendas são feitas dessa forma. Este é um reflexo que traz a mais recente pesquisa da Serasa Experian sobre pequenas e médias empresas – dados mostram que 73,4% dos empreendedores estão vendendo online na pandemia, principalmente via redes sociais.

Mesmo com esses resultados, a dona da Lindo’s comenta que “não estava completamente feliz, porque aprendi com meu avô e meu pai, empreendedores também, que é preciso dividir nossas conquistas com quem mais precisa”. Ela explica que há pouca oferta de emprego em Juazeiro para as mulheres, principalmente para as com filhos. Por isso, criou o “Bike Rosa na Rua”, uma bicicleta adaptada com compartimentos para armazenar os salgados e bebidas, decorada de acordo com a marca da Lindo’s, para a comercialização dos alimentos na rua, inspirada no formato que tinha quando começou a vender os salgados. Assim como Francislene, que fez cursos para se especializar e pretende cursar uma faculdade, o projeto também irá capacitar as mulheres para um bom atendimento, uso de máquina de cartão e gestão, com criação de metas de vendas.

O Desafio de Inovação da Serasa Experian distribuiu R$ 500 mil em prêmios entre 20 ganhadores, que receberam ainda a mentoria de funcionários voluntários da Serasa Experian para o desenvolvimento de seus projetos, além de terem acesso a um curso gratuito de educação financeira. A avaliação dos projetos vencedores foi feita por uma comissão formada por executivos do Sebrae e companhias parceiras, que levaram em consideração o grau de inovação, viabilidade da ideia, prontidão da empresa, resultados esperados e sustentabilidade. As etapas do Desafio foram revisadas e asseguradas pela EY e o Sebrae é o parceiro de divulgação. Você pode conferir os demais projetos selecionados aqui.

Sobre a área de PME na Serasa Experian
Utilizando o poder dos dados para trazer mais precisão e segurança na tomada de decisão dos negócios, a Serasa Experian possui uma área voltada exclusivamente para atender as necessidades das micro, pequenas e médias empresas brasileiras. São soluções adequadas para quem precisa crescer a carteira de clientes, proteger o negócio, monitorar clientes e fornecedores e recuperar dívidas. Além disso, a área promove uma série de conteúdos e webinars gratuitos, auxiliando os empresários a encontrarem oportunidades e enfrentarem os desafios do mercado.