Quiz antifraude realiza perguntas interativas e personalizadas para checar informações e gerar score de risco de fraude das operações; empresas de diversos segmentos também podem se beneficiar da solução

São Paulo, 31 de agosto de 2021 – A Serasa Experian apresenta o Quiz Antifraude – KBA (Knowledge Based Authentication), que realiza um questionário interativo e personalizado para autenticar os dados do usuário. A partir da verificação dessas informações, a ferramenta gera um score para identificação e detecção de risco de fraude. Em uma parceria inédita, a 99 se tornou a primeira empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana a utilizar a solução para validação de dados de passageiros em seu aplicativo, adicionando uma camada extra de segurança nas corridas. O Quiz Antifraude possibilita a checagem eficaz dos dados e auxilia a autenticação com perguntas adequadas a cada etapa da jornada. A solução faz parte do portfólio de autenticação de identidade e prevenção a fraudes da Serasa Experian e é destinada a diferentes serviços, como abertura de contas digitais, validação de alterações cadastrais, identificação em call center, processos de troca ou recuperação de senhas, entre outros.

“Manter uma boa experiência do usuário dentro dos ambientes digitais é essencial, por isso desenvolvemos uma solução que combina usabilidade com informações confiáveis para reduzir o risco de fraudes. A Serasa Experian tem a maior base de dados da América Latina e possibilita essa checagem de maneira eficiente e sem prejuízos para a navegação, com resultados em tempo real para quem utiliza”, comenta o diretor de Soluções de Identidade e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, Jaison Reis.

Na 99, o KBA é utilizado na funcionalidade Validação de Acesso, ao solicitar aos usuários a confirmação de informações que somente o verdadeiro dono do documento pode saber com segurança e, assim, evitar a utilização da documentação por terceiros.  O envio do questionário é realizado de forma aleatória ou em casos de corridas identificadas como de risco e as perguntas são variadas e podem incluir questões diversas como nome da mãe, data de nascimento, banco em que possui conta ou vencimento do cartão de crédito.

Ao fazer o teste, o passageiro não terá confirmação das informações do CPF. Ao escolher a alternativa, ele não será alertado se a sua resposta é a certa ou a errada. Mas, sem as respostas corretas, a viagem não pode ser realizada. A validação é feita automaticamente pela ferramenta da Serasa Experian e a 99 não tem acesso às informações pessoais ou às respostas. A Serasa Experian está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados e todas as informações são criptografadas e protegidas em conformidade com a lei vigente.

"Antes, já solicitávamos de forma obrigatória ao passageiro o CPF ou Cartão de crédito válido antes da primeira corrida. Com essa ferramenta, adicionamos uma camada de verificação ao confirmar informações que só o dono do documento pode saber", comenta Thiago Hipólito, diretor de Segurança da 99.

Outros segmentos também podem se beneficiar do KBA da Serasa Experian, que é o único do mercado brasileiro baseado em dados do Cadastro Positivo. No caso de bancos, seguradoras e outras instituições financeiras, por exemplo, ele pode trazer mais segurança para operações de concessão de crédito, venda a prazo ou outras transações de risco financeiro. Saiba mais sobre o Quiz Antifraude – KBA aqui.

Mais empresas pretendem investir em ferramentas de prevenção a fraudes

A mais recente Pesquisa Global de Identidade e Fraude, realizada pela Experian, mostra que 62% das companhias no Brasil pretendem aumentar a alocação de recursos em gestão de fraudes, levando em conta o período da pandemia de Covid-19. O país apresentou crescimento nesta frente em 2021 e vai na contramão dos demais países participantes do levantamento. Clique aqui e confira os dados completos.