Open space e colaborativo, ambiente conta com áreas que incentivam a criatividade e bem-estar dos profissionais

São Paulo, 28 de novembro de 2019 – A Serasa Experian dá mais um passo importante em seu processo de transformação digital em uma nova casa que traduz todo o caminho percorrido até aqui e como a empresa enxerga o futuro, permitindo uma experiência totalmente imersiva por meio da tecnologia. Com um investimento de R$ 30 milhões, o local se adequa ao novo modelo de negócios da companhia, muito mais inovador e colaborativo. Com vista panorâmica, ele está localizado no complexo Parque da Cidade (Av. das Nações Unidas, 14.401), na Zona Sul de São Paulo, conta com um túnel de dados totalmente imersivo, que representa o coração de um data center e, de maneira lúdica, mostra como as informações podem ser trabalhadas a partir do poder dos dados. Além disso, os seis andares ocupados pela empresa contam com espaços abertos, mobiliário flexível, acessibilidade e artes nas paredes, fundamentais a este novo mindset da empresa. Clique aqui e baixe as fotos.

O conceito arquitetônico foi estruturado em design thinking com os colaboradores e adotou técnicas de Activity Based Working (ABW), neuroarquitetura, metodologia ágil e design biofílico, considerando espaços flexíveis, colaborativos e duradouros, que valorizam a diversidade, estimulam o bem-estar, o conforto e a produtividade dos funcionários. Nas paredes estão o propósito e os valores globais da Experian, ilustrados em obras inspiradas em grafites de rua – de acordo com estudos da International Association for Professional Art Advisors (IAPAA) sobre a psicologia nos ambientes de trabalho, um espaço enriquecido com arte, por exemplo, resulta em relacionamentos profissionais mais ricos e melhores níveis de comunicação com funcionários e clientes, além de fazer com que os profissionais tenham mais qualidade de vida.

“O caminho da transformação digital mexeu com a estrutura da companhia. Como pilares desse movimento, criamos ilhas de excelência baseadas na adoção de metodologia ágil, temos trabalhado a mudança de mindset e a evolução de nossos processos de Recursos Humanos, tudo isso suportado pela readequação dos espaços físicos. Assim, mudamos para um espaço que proporcionasse a agilidade e a velocidade que precisávamos. Agora com mais áreas que oferecem cooperação entre as equipes e locais que estimulam a criatividade, conseguimos aumentar o engajamento entre os funcionários para manter o diferencial e alta competitividade no mercado”, comenta o presidente da Serasa Experian, José Luiz Rossi.

A disposição dos postos de trabalho, áreas de colaboração, salas de reunião, cabines telefônicas e zonas criativas foram projetadas para trazer mais valor ao dia a dia dos colaboradores, baseados no conceito activity-based work que proporciona a livre escolha do local ideal para executar suas atividades. Um exemplo disso são as salas-foco, pequenas e silenciosas, destinadas aos momentos em que a concentração se faz necessária, e as salas Inception, dedicadas apenas a projetos construídos por sprints. Todo o mobiliário é flexível (as mesas têm rodízio), permitindo a adaptabilidade dos layouts em fração de minutos, de acordo com as necessidades diferentes em cada momento dos times.

Diversas salas de reuniões também são adaptáveis, porém, como há grande oferta de áreas colaborativas, os funcionários são incentivados a se reunirem e trocarem experiências em outros espaços informais de reuniões. “Trabalhar cada vez mais perto de milhões de

consumidores brasileiros só é possível em uma empresa digital, atuante em um modelo físico que gere resultados cada vez mais rápido”, comenta Rossi.

A logomarca foi produzida com resíduos de lixo eletrônico, numa escultura produzida pelo artista plástico Jota Azevedo Além de ambientes colaborativos e de uma área de jogos para descompressão, dispomos de um mini market aberto 24 por 7 do tipo pegue pague, no qual o autosserviço não é apenas para pegar os alimentos, mas também para pagamento.

O propósito do grupo Experian é um futuro melhor e a sustentabilidade, assim como ocorre na unidade da empresa em São Carlos, deve se tornar parte do dia a dia dos funcionários. No kit de boas-vindas ao novo escritório, todos receberam um copo reutilizável de bambu e uma garrafa de alumínio para água. Os copos de plásticos ficam restritos aos visitantes.

Os banheiros possuem um sistema à vácuo, que reduz o consumo de água em até 90% e todo o layout foi desenhado com aproveitamento da luz natural e iluminação dimerizável na proximidade das fachadas.

O novo escritório fortalece a companhia que, há mais de 50 anos, compreendeu a importância dos dados e o quanto a habilidade de analisá-los se tornaria uma vantagem competitiva para os negócios. Seu processo de transformação digital teve início com a primeira ilha de excelência digital, seguindo o conceito de fintech dentro da companhia, na criação do Serasa Consumidor, que começou com quatro milhões de consumidores e hoje já tem 40 milhões em sua base. Neste mundo cada vez mais analítico, a empresa também dobrou sua estrutura de cientistas de dados nos últimos três anos chegando a 200 profissionais em 2018. Além disso, para reforçar a liderança em dados no mercado brasileiro e identificar novas oportunidades, a companhia tem seu próprio laboratório de inovação - o DataLab –, uma área de Data Strategy e um Chief Data Officer (CDO).

Detalhes do novo escritório

· Investimento: R$30 milhões

· Seis andares distribuídos em 7.500m² de área útil

· Construção sustentável, com o máximo aproveitamento da luz natural

· Ambiente totalmente acessível, com postos de trabalho adaptáveis

· Espaço de promoção à saúde, com sala para amamentação e atendimento médico

· Dois estúdios de gravação totalmente equipados

· 31 salas de reunião

· 17 salas foco

· 12 cabines telefônicas

· 4 salas garagem

· 3 salas multiuso, que usa o princípio da flexibilidade – quando juntas viram auditório

· Auditório com capacidade para 150 pessoas

· 2 salas Inception

· Área de descompressão com mesas de jogos

· Área relax - espaço desconecte-se

· Mini Market, com mercearia self service

· Túnel imersivo de LED, que representa o coração de um data center

· Projeto executado pela Athié Wohnrath

###

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.200 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.