Solução simplifica, automatiza e melhora o processo de cobrança, negativação e recuperação de dívidas
São Paulo, 13 de janeiro de 2020 – A Serasa Experian foi responsável por ajudar a Marisol a reduzir o prazo de recebimento de dívidas atrasadas e os custos envolvidos no processo de cobrança. Graças ao Pefin, ferramenta que viabiliza a comunicação com os consumidores por meio da carta-comunicado (que informa sobre o débito) e dá orientações para o pagamento, a companhia pôde reduzir em 70% os gastos e diminuir o prazo da recuperação de crédito inadimplente de 30 para apenas 7 dias. A adoção da solução aconteceu em 2017, fazendo com que a Marisol automatizasse um processo manual que era altamente burocrático, caro e demorado, com atrasos nos repasses e prazos morosos.
Além do ganho de eficiência e redução nos gastos, o tempo de resposta dos clientes para a Marisol para retirada do registro de pendência financeira caiu de uma média de 15 dias para 48 horas. “Esta mudança permitiu uma desburocratização muito grande em toda a nossa área de cobrança. O processo, muitas vezes, ultrapassava os 30 dias entre o recebimento de instrumento, envio de carta de anuência e baixa do título”, explica o diretor Financeiro da Marisol, Fernando Zanardo. “Além disso, havia custos com as documentações, que requeriam cópias autenticadas e assinaturas reconhecidas, e despesas com envio de documentos”, comenta.
Depois da recuperação, melhores ofertas de crédito aos clientes
Com os ganhos a partir da implementação do novo processo para recuperação de dívidas, a Marisol decidiu adotar neste ano o Serasa Relato, solução que permite uma análise ampla de pequenas e médias empresas, favorecendo a gestão de negócios, a redução de fraudes e inadimplência, além de aumentar a rentabilidade na concessão de crédito.
“A combinação de um sistema próprio da Marisol com a análise completa dos clientes, gerada a partir do Serasa Relato, fez com que a empresa pudesse criar limites pré-estabelecidos e liberá-los automaticamente aos clientes que têm perfil adequado àquela oferta, sem a necessidade de intervenção manual”, complementou o vice-presidente de Serviços de Crédito e Estratégia de Dados da Serasa Experian, Rodrigo Sanchez.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Empregamos cerca de 17.200 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
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