Ainda na fase de implementação dos projetos, clube de assinaturas sobre papelaria tem crescimento de 10% no número de clientes e prevê novas contratações de funcionários

São Paulo, 18 de junho de 2021 – A pandemia fez com que muitos negócios tivessem que migrar para o ambiente digital e ajudou a impulsionar ainda mais quem já atuava com esse formato. Foi o caso da microempresa Paper Heart Box, que atua no segmento de papelaria. A dona do negócio, Amanda Erbert, conseguiu crescer 175% no número de clientes durante o período, investindo em novos produtos e divulgações em redes sociais, que segundo recente pesquisa, são os principais meios de comercialização de produtos e serviços hoje.   Beneficiada com a quantia de R$ 25 mil, pelo Desafio de Inovação da Serasa Experian, que contou com a participação de 1.325 empreendedores e se tornou o maior prêmio de inovação para micro e pequenas empresas do Brasil, a empreendedora de início à superação de dois desafios principais: as limitações do espaço físico e a expansão do capital de giro para investir em novos produtos e estoque.

Iniciado em 2016, o negócio apresenta uma proposta diferente que passou a ser bastante procurada: o clube de assinaturas. Todos os meses os clientes recebem em casa um kit personalizado com diferentes produtos de papelaria como, cadernos, canetas, carimbos, lápis, stickers, blocos de nota e mais. Após a premiação, já com o projeto em prática, Amanda viu sua cartela de clientes subir cerca de 10% e projeta que, até o fim de 2021, terá um crescimento de 150% derivado da expansão do negócio, com a contratação de dois novos funcionários, a inclusão de mais itens inovadores e o maior alcance do público através das parcerias que se tornaram possíveis.

“Graças a premiação, conseguimos nos mudar e estamos em reforma para criar uma recepção e oferecer também a possibilidade de retirada física dos produtos, que já era uma solicitação recorrente dos clientes. Ter um ambiente mais organizado e bonito também me permite criar estratégias publicitárias com influenciadores do setor, já que precisamos gravar vídeos para divulgações nas redes sociais”, explica. Além disso, outros benefícios vieram com a mudança, “quando vi o crescente número de assinantes precisei cada vez mais de um lugar maior que acomodasse meu estoque e o espaço para montagem dos kits”, finaliza a empreendedora.

Para o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas e Identidade Digital da Serasa Experian, Cleber Genero, o ato de se reinventar é cada vez mais importante para os donos de negócios. “Os empreendedores brasileiros precisam criar cada vez mais uma mentalidade para ter boas estratégias, conhecimento de mercado e enxergar oportunidades onde poucos veem. No entanto, sabemos que sem um impulso financeiro tudo fica mais difícil, ainda mais em um momento tão delicado como este. Por isso, ficamos felizes em poder contribuir para que muitos projetos que foram sonhados, se tornem realidade e ajudem a alavancar os negócios das micro e pequenas empresas, que possuem papel fundamental na economia e geração de novos empregos no país”.

Os projetos ganhadores foram selecionados por uma comissão formada por executivos de companhias parceiras, assim como do Sebrae. O Desafio de Inovação distribuiu R$ 500 mil em prêmios entre 20 vencedores, que além da premiação, receberam o auxílio de especialistas voluntários da Serasa Experian para implementarem o projeto com assertividade e tiveram acesso a um curso gratuito de educação financeira. O Sebrae também atuou como parceiro na divulgação e todas as etapas foram revisadas e asseguradas pela EY. Você confere os demais projetos selecionados aqui!

Sobre a área de PME na Serasa Experian
Utilizando o poder dos dados para trazer mais precisão e segurança na tomada de decisão dos negócios, a Serasa Experian possui uma área voltada exclusivamente para atender as necessidades das micro, pequenas e médias empresas brasileiras. São soluções adequadas para quem precisa crescer a carteira de clientes, proteger o negócio, monitorar clientes e fornecedores e recuperar dívidas. Além disso, a área promove uma série de conteúdos e webinars gratuitos, auxiliando os empresários a encontrarem oportunidades e enfrentarem os desafios do mercado.