Consultoria e plataforma de automatização da análise de crédito ajudaram a distribuidora e atacadista baiana a melhorar os processos, ganhar mais agilidade, além de reduzir custos e inadimplência

São Paulo, 20 de julho de 2020 – A Serasa Experian e a Cabral & Sousa, atacadista e distribuidora de produtos alimentícios e de higiene, são parceiras há muito tempo e, graças à ampliação desta relação nos últimos anos, a empresa baiana conseguiu transformar seus processos de decisão de crédito, tornando-os totalmente automatizados. Com isso, a companhia saiu de um método manual para um sistema digital, que possibilitou já no início aprovações automáticas para 50% dos pedidos de compras, sendo 65% feitos por consumidores e 45% por empresas. Logo no primeiro ano do novo processo, a Cabral & Sousa conseguiu identificar uma redução de 25% da inadimplência.

Os resultados só foram possíveis graças ao apoio da consultoria da Serasa Experian na criação de regras negócios, readequação de processos e políticas de aprovação e a implementação da plataforma Gestor de Crédito, que automatiza o processo de análise de concessão de crédito e oferece relatórios completos com informações atualizadas do banco de dados da companhia, o maior da América Latina. Mesmo nos casos em que a análise precisa ser derivada para a mesa de crédito, o prazo de retorno caiu de 10 para apenas dois dias úteis.

“A consultoria tem papel fundamental no desenvolvimento da política de crédito sob medida para diferentes perfis e, aliada a plataforma, trouxe a segurança de uma informação precisa, segura, completa e de qualidade. As decisões mais assertivas trouxeram redução de custos, agilidade e os melhores negócios possíveis para nós e nossos clientes”, relata a gerente administrativa e financeira da Cabral & Sousa, Carla Ferraz.

“Atendemos a demanda da Cabral & Sousa para aprimorar sua análise de crédito, levando em consideração as necessidades da empresa, sua carteira de clientes e o momento econômico do país. Juntos, segmentamos perfis, atribuímos critérios para a análise de risco e ajudamos na adaptação à plataforma para que eles pudessem colher os melhores resultados em pouco tempo”, comenta o diretor de Plataformas de Decisão da Serasa Experian, Eduardo Castro.

Os benefícios também foram sentidos pela área comercial da Cabral & Sousa, que teve redução do prazo para retorno de potenciais parceiros, aproveitando melhor as oportunidades de negócios. Além disso, a proximidade do atendimento da Serasa Experian permitiu que a empresa atualizasse seu sistema recentemente, implementando outras melhorias nos dados fornecidos ao mercado.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.800 pessoas em 45 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.