Setor de Veículos, Motos e Peças tem o resultado mais expressivo em decorrência do alto volume de vendas no mês

Em outubro, segundo dados do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, o varejo físico brasileiro cresceu 1,7%, o maior resultado desde novembro de 2022, quando o indicador chegou a 2,4%.

“Datas comemorativas que incentivam o consumo, como o Dia das Crianças em outubro, naturalmente costumam impulsionar os resultados do comércio. Com a chegada dos meses de novembro e dezembro, onde os consumidores se preparam para as festividades e contam com o 13° salário, a tendência é que o indicador mantenha números positivos”, analisa o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. Veja, no gráfico abaixo, a variação mensal dos últimos 12 meses:

Gráfico com a variação mensal da atividade do comércio até outubro de 2023

Veículos, Motos e Peças impulsionam o varejo

Ainda segundo o levantamento, dos segmentos contemplados pelo Indicador de Atividade do Comércio, o de “Veículos, Motos e Peças” se destacou com avanço de 4,0% em relação a setembro, e Rabi afirma que isso se dá pelo alto volume de vendas de automóveis e motocicletas em outubro, segundo dados da Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Em seguida ficaram “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” e “Combustíveis e Lubrificantes”, ambos com 0,7%, “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” (0,5%), “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” (0,2%) e Material de Construção”, que foi o único a registrar baixa (-0,2%). Confira o comparativo por setor no gráfico a seguir:

Tabela com a variação mensal da atividade do comércio dividido por setor

Na comparação anual do indicador, os dados também foram animadores, com “Veículos, Motos e Peças” atingindo um crescimento de 4,0% frente a outubro de 2022. Nesse cenário, “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” teve o melhor desempenho (9,8%), e “Material de Construção” o pior (-2,4%).

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados. Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.

A Serasa Experian é uma Datatech, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Por meio de tecnologia, de inovação e dos melhores talentos, oferece um portfólio completo para a melhor tomada de decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa se uniu à Experian Company em 2007. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo.

Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a encontrar novos clientes, autenticar pessoas e se prevenir de fraudes, dar crédito ou vender a prazo com mais segurança, fazer gestão de carteira, cumprir normas ESG ou até fazer cobranças sem impactar o relacionamento. Capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br.

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.