Canais digitais são os preferidos para as vendas; 34% dos empreendedores não têm solução antifraude e Serasa Experian dá dicas de como se prevenir, especialmente neste período

Os empreendedores brasileiros estão esperançosos com possibilidade de aumentar as vendas com a chegada do final do ano. Segundo estudo inédito da Serasa Experian, 67% dos respondentes, que são representantes de pequenas e médias empresas (PMEs), declararam estar otimistas com as vendas atreladas às datas comemorativas do último bimestre, com entusiasmo maior para o Natal (67%), seguido da Black Friday (61%), Copa (53%) e Férias/pós-Natal (50%).

Os canais digitais são os preferidos para se conectar com os clientes, já que o WhatsApp é o mais utilizado (53%), seguido pelo Instagram (45%). As lojas físicas ficam em terceiro, com 36%. Segundo o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas, Cleber Gênero, o ambiente digital teve papel importante para a retomada econômica do pós-pandemia e é uma tendência que tende a se manter. “É importante que os micro e pequenos empresários tenham em mente que todas as estratégias de investimento e expansão precisam prever ações digitais”, avalia

A pesquisa também mostrou que 97% deles pretendem realizar investimentos para se prepararem para o período, sobretudo na área Comercial (60%) com ações de marketing e tecnologia para vendas, com destaque para marketplace e e-commerce. Confira no gráfico abaixo o ranking completo:

Empreendedores e clientes precisam redobrar atenção com fraudes online

“Quanto mais digitais os processos de vendas se tornam, maiores são os riscos de expor clientes e empresas aos golpes”, alerta Cleber Gênero. Apenas em agosto de 2022, foram mais de 351,7 mil tentativas de fraude no Brasil, segundo dados da Serasa Experian. Diante deste cenário, 31% dos empreendedores responderam à pesquisa que lidar com a sofisticação dos golpistas é um dos principais desafios dos negócios.

São 31% das PMEs que já têm soluções antifraude, 27% começaram a usar a partir do ano passado e 34% ainda não têm. O interesse de ter acesso à uma boa solução é de 51% dos negócios, que pretendem implantar serviços de consulta de CPF para verificar informações no momento das vendas.

Ainda segundo o levantamento, os tipos de fraudes mais enfrentadas pelas empresas são roubo de identidade (38%), instalação de softwares maliciosos (35%), boletos bancários falsos (30%), roubo de cartões (25%) e fraude de estorno (24%).

Cinco dicas para ter e oferecer mais segurança nos negócios

  1. Aumentar a segurança no WhatsApp: golpes no WhatsApp estão cada vez mais recorrentes, como roubo de números para se passar por pessoas e envio de links suspeitos. A verificação em duas etapas é uma das medidas de mitigar este risco, pois o mecanismo adiciona uma camada a mais de proteção. Bloquear mensagens suspeitas de pessoas desconhecidas e checar informações encaminhadas antes de repassar também podem aumentar a segurança no aplicativo;
  2. Implementar política de vendas e monitoramento de clientes: incluir processos que garantam a veracidade de informações no processo de vendas é imprescindível. Isso inclui gerar cadastro de clientes, confirmar dados e contar com recursos para análises, como o Serasa Score e o Serasa Recomenda que oferecem dados completos sobre a situação financeira dos consumidores e das empresas;
  3. Cuidados com o PIX: o PIX é um recurso que permite o recebimento veloz dos pagamentos, mas pode se tornar vulnerável à golpes, principalmente, pela atuação de criminosos, que criam contas com nomes parecidos aos dos negócios para atrair as pessoas. Peça que os seus clientes sempre verifiquem as informações antes de concluir a compra. Por outro lado, existe a possibilidade de comprovantes de transações via PIX serem adulterados, por isso, os empreendedores só devem efetuar as vendas quando tiverem a confirmação de recebimento do banco;
  4. Atentar-se ao roubo de contas e atitudes suspeitas: no caso de roubo de identidade, muitas pessoas podem ter seus dados bancários e perfis em e-commerce utilizados para compras indevidas. Por isso, é importante ter sempre o cadastro do cliente atualizado, seu histórico de compra e mais de um contato para confirmar as informações. O consumidor precisa aplicar medidas de segurança em contas virtuais para evitar ser acometido a estas situações;
  5. Adquira um Certificado Digital SSL para vendas em e-commerce: para manter a privacidade das interações online é necessário ter um Certificado Digital SSL. O documento, para o usuário comum, garante mais segurança no compartilhamento de informações e, para as empresas, garante a autenticidade e confiança no site.

Metodologia

A “Pesquisa Quantitativa Expectativas para Datas Comemorativas” da Serasa Experian foi realizada via painel online entre os dias 18 e 26 de agosto de 2022 com 510 representantes de empresas no Brasil. O objetivo foi medir os desafios e investimentos previstos pelas empresas brasileiras nos próximos meses, e expectativas com as datas comemorativas do 2º semestre, como a Black Friday, Copa do Mundo de Futebol e Natal, além de analisar percepções quanto aos temas de crédito e fraude. O perfil sociodemográfico dos empreendedores foi de 50% homens e 50% mulheres com idade média de 42 anos e 66% das classes AB1. Cerca de 56% dos respondentes moram nas capitais, 25% no interior dos estados e 20% nas regiões metropolitanas.

Para cada desafio há uma solução da Serasa Experian

A Serasa Experian oferece soluções para apoiar do início ao fim a jornada do empreendedorismo. Para a área comercial, a empresa disponibiliza ferramentas gratuitas que ajudam na gestão do negócio como o Aprenda e o Bora Empreender no Youtube, criado em parceria com o Sebrae, além do blog oficial com dicas. Os conteúdos auxiliam os pequenos e médios empresários a entenderem como utilizar as melhores estratégias de marketing e escolher canais para chegar aos potenciais clientes. Outras soluções para ter a saúde do negócio em dia são o Monitoramento de CNPJ, CPF e de clientes, Serasa Recomenda, Serasa Score, Certificado Digital e muito mais! Acesse agora mesmo clicando aqui!


Serasa Experian

 A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

 A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.600 pessoas em 43 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

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