7 em cada 10 contas negativadas do segmento foram quitadas em até 60 dias após a negativação; “Utilities” ficaram em segundo lugar

Dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian revelaram que, em janeiro, 73,1% das dívidas do setor de Bancos e Cartões foram pagas por consumidores inadimplentes em até 60 dias após a negativação. De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “o alto percentual do segmento demonstra como os consumidores valorizam a utilização das linhas de crédito. Embora a demanda pelo recurso financeiro passe por um período de desaceleração, as pessoas ainda priorizam limpar seus nomes com os credores para seguir tendo acesso a eles”.

O segmento de Utilities, que engloba contas de luz, água e gás, ficou em segundo lugar, com 68,5% dos débitos liquidados. “Esse fato reforça o modelo de quitação por prioridade, já que a população precisa consumir cotidianamente tais serviços básicos”, explica Rabi. Confira no gráfico abaixo dados completos sobre a evolução de quitação por setor:

No dado geral, que considera todos os segmentos das dívidas, o percentual de pagamentos em até 60 dias após a negativação em janeiro foi de 63,5%. Em comparação com o mesmo mês de 2022 é possível observar um aumento, já que no período o índice marcava 49,8%. Veja no gráfico a seguir a movimentação mensal:

 

Dívidas com valor acima de R$ 10 mil têm o maior percentual de pagamento

Em janeiro, as dívidas negativas mais quitadas por consumidores inadimplentes tinham valor acima de R$ 10 mil. O economista da Serasa Experian explica que, apesar dos débitos mais baratos serem pagos com mais facilidade, as contas mais caras, geralmente, dizem respeito a financiamentos de casa e imóveis. Dessa forma, para não perder o bem, as pessoas tendem a honrar mais com esse tipo de compromisso. Confira abaixo os demais percentuais de acordo com o valor da dívida:

Na análise por região, ainda em janeiro, o Centro-Oeste teve a melhor taxa de recuperação, com 66,9% das dívidas negativadas ressarcidas. Em sequência estava o Sul (63,6%), seguido pelo Nordeste (63,2%), Sudeste (63,0%) e Norte (62,8%). Confira os dados por Unidade Federativa (UF) no gráfico a seguir:

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

 Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui!


Serasa Experian 

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian 

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 21.700 pessoas em 30 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de inovação para as últimas notícias sobre a empresa.