Índice revela que 54,6% dos débitos foram ressarcidos pelo setor; o mês de novembro de 2021 teve, ao todo, mais de 11,4 milhões de dívidas pagas.

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian aponta que, em novembro de 2021, o segmento de Bancos e Cartões recuperou de consumidores inadimplentes mais de 5,9 milhões de dívidas (54,6%). Ainda de acordo com o índice, mais de 11,4 milhões de débitos foram pagos pelos brasileiros em até 60 dias (46,7%). Em seguida, na análise por setor, está Utilities com 51,8%, que registrou 3,0 milhões de contas ressarcidas, e Varejo (44,6%), com 1,0 milhão. Veja no gráfico a seguir os dados completos de recuperação de crédito:

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, devido ao cenário econômico do país, em que população vê a necessidade de tomar crédito para conseguir pagar as contas do mês, os consumidores preferem quitar suas dívidas com Bancos e Cartões para ter a confiança destes credores na hora em que precisarem. Além disso, Rabi explica que “a quitação de débitos das contas de água, eletricidade e gás também se torna prioridade, já que é fundamental manter os serviços essenciais para o consumo diário”.

Na análise por região, a Sul foi a que teve a maior quitação de dívidas do período, com 54,9%. Ou seja, 5 em cada 10 consumidores pagaram seus débitos após 60 dias de negativação. Na sequência está a Centro-Oeste (48,2%) e a Nordeste com 45,3%. Confira na tabela abaixo os números completos:

Metodologia 

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017. Dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que é necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

 Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.


Serasa Experian

 A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

 A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.000 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.