Por Caio Rocha*

Nunca ouvimos falar tanto em tecnologia como nos últimos tempos. E, com ela, as fraudes virtuais e a preocupação do brasileiro para evitar cair no golpe dos fraudadores. É fato, segundo o Relatório Global de Identidade e Fraude 2022 da Experian, que o consumidor está muito mais digital e cada vez mais preocupado com segurança, privacidade e conveniência. O grande desafio está no outro lado da história, o lado do golpista, que está sempre atrás de um descuido, uma falha técnica, uma oportunidade para fazer vítimas e prejudicar todo o sistema.

Felizmente, a cada dia nos deparamos com muitas novidades na área para apoiar e proteger as empresas, os consumidores e seus negócios na esfera virtual, e as empresas estão cada vez mais em busca dessas ferramentas para aumentar a segurança na hora da venda e combater os golpistas. Entretanto, não existe uma bala de prata para combater todos os tipos de fraude, mas existem maneiras de prevenir e afastar boa parte do perigo.

Por trás de toda transação sempre existe uma pessoa, seja um consumidor real ou um fraudador, e a jogada de mestre aqui é saber identificar quem é quem. Nesse sentido, a autenticação do cliente é o ponto de partida, com foco na estratégia de KYC (Know Your Customer), que engloba um conjunto de ações para verificar se um cliente é realmente quem ele diz ser, com base no seu comportamento e experiência, por exemplo. O processo de conhecer o cliente é tão valioso e fundamental que o próprio consumidor também espera que as empresas tenham esse método de autenticação bem definido. Quase 90% dos consumidores consideram importante que as empresas sejam capazes de identificá-los e que evitem que fraudadores comprem produtos ou adquiram serviços se passando por eles.

É preciso que as empresas combinem soluções de tecnologia e analytics com inteligência para identificar seu cliente com mais precisão, permitindo agilidade, acurácia, proteção, e o melhor, sem complexidade para não impactar a experiência do cliente. Utilizar métodos de autenticação contínua em todas as etapas, ou seja, do onboarding/cadastro, passando pela parte do login do usuário até chegar na transação comercial, ajudam a validar de forma mais assertiva a identidade real da pessoa, permitindo mais segurança e menos prejuízos para ambas as partes.

Processos robustos de autenticação e prevenção à fraude precisam estar na estratégia do negócio, pois os golpistas estão cada vez mais sofisticados e buscando brechas para atacar. Com informações roubadas, criadas e muita criatividade, eles conseguem manipular imagens, máquinas, burlar reconhecimento facial, aplicar a técnica de deepfake, falsificar documentos e prova de vida. Para dar uma ideia do tamanho do prejuízo que eles estão causando, dados da Serasa Experian mostram que uma tentativa de fraude de identidade acontece no Brasil a cada 8 segundos, um resultado bastante expressivo.

2022 vai chegando ao fim e o número de tentativas de fraude de identidade contra o consumidor até outubro assusta: mais de 3,3 milhões, segundo a Serasa Experian. Esse cenário pode ser transformado com processos eficientes de autenticação e prevenção. É preciso que as empresas estejam sempre um passo à frente dos fraudadores, usando a tecnologia a seu favor para proteger seus negócios e seus clientes. Você está preparado para expandir o seu negócio oferecendo segurança e a melhor experiência de jornada para o seu cliente em 2023?

 *Caio Rocha é diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian.


Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

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Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

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