Alta foi impulsionada pelo setor de Serviços, que marcou 38 requisições.

Em março foram registrados 88 pedidos de recuperação judicial no país. Um aumento de 12,8% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, que marcou 78 requisições. De acordo com o Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian, o setor de Serviços foi o que mais demandou pelo recurso, com 38 requisições ante as 37 feitas em março de 2021. Dentre os segmentos, apenas o setor Primário revelou baixa na variação anual, indo de 13 para 11 pedidos. Confira os dados completos na tabela abaixo:

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, apesar da retomada gradual dos negócios, o cenário econômico do país continuou instável em março, dificultando a situação das empresas. “O encarecimento de diversos insumos devido a alta da inflação segue afetando diretamente o fluxo de caixa das empresas. Além disso, os empreendedores que optaram pela tomada crédito para suprir os pagamentos de contas, por exemplo, precisam lidar com uma taxa Selic elevada e não conseguem viabilizar sua estabilidade financeira”. Rabi também explica que, “nessa situação, a recuperação judicial acaba sendo requerida pois permite que o negócio continue em atividade, reestruturando suas dívidas e tentando se reerguer gradativamente”.

Ainda na comparação ano a ano, a análise por porte mostrou que, apesar da queda, as micro e pequenas empresas seguem liderando as solicitações de recuperação judicial. Foram 59 pedidos em março deste ano frente aos 63 feitos no mesmo período de 2021. Os negócios de médio porte ficaram em segundo lugar, com 22 pedidos, enquanto os grandes marcaram apenas 7.

Pedidos de falências mostram retração

As solicitações de falência tiveram queda de 27,4% na relação entre março de 2022 e o mesmo mês do ano anterior. As micro e pequenas empresas seguem liderando o número de pedidos, no entanto, apresentaram queda no ano a ano indo de 46 para 37. Em relação aos setores todos tiveram diminuição, exceto a indústria que cresceu de 22 pedidos para 24.

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.


Serasa Experian

 A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

 A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.000 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.