Todos os portes de empresas apresentaram melhora, mas os micro e pequenos negócios ainda lideraram o número de requisições.

O Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian registrou queda de 37,0% na comparação ano a ano. Foram 58 pedidos de recuperação judicial feitos em maio de 2022 frente aos 92 realizados no mesmo mês de 2021. De acordo com o Índice, as micro e pequenas empresas demandaram mais pelo recurso, com 36 pedidos. Porém, mesmo representando a maior quantidade, a análise anual mostra que houve uma diminuição de 40% nas solicitações de recuperações judiciais por parte das micro e pequenas empresas em maio/22. Confira os dados completos na tabela abaixo:

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o quadro atual de dificuldades financeiras que vêm sendo enfrentado pelas empresas do país fez com o que os donos de negócios procurassem outros meios de agir. “Lidando com a alta da inflação e da taxa de juros os empreendedores estão buscando renegociar suas dívidas junto aos credores ao invés de se valerem do instrumento de recuperação judicial, que é sempre mais caro e demorado”.

A análise por segmento revelou a retração da recuperação judicial em todas as áreas. No entanto, mesmo caindo de 62 para 28 requisições, as empresas do setor de Serviços ganharam destaque negativo com o maior número de pedidos (28). Veja as informações na íntegra na tabela abaixo:

Falência das empresas mostra diminuição

Ainda na avaliação ano a ano (maio/21 x maio/22), os pedidos caíram 27,2%, indo de 103 para 75 solicitações. Os micro e pequenos negócios também lideraram a demanda pelos processos de falência, com 49 requisições. No comparativo, apenas as empresas de médio porte sofreram aumento, de 12 para 18. Em relação aos segmentos, todos demonstraram melhora, com destaque para o setor de Serviços, que caiu de 60 para 39 pedidos. Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.


Serasa Experian

 A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

 A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.000 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.