Micro e pequenos negócios apesar de apresentarem queda, ainda são responsáveis pela maior parcela das requisições.

De acordo com o Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian, os pedidos de recuperação judicial registraram queda de 24,4% quando levada em consideração a variação anual acumulada, entre janeiro e dezembro de 2021. O ano passado foi registrado um total de 891 solicitações enquanto em 2020 foram ao todo 1.179. Todos os portes de empresas reforçaram as retrações. No entanto, os micro e pequenos negócios tiveram o maior número de requisições apesar de estarem em queda no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Confira os dados completos no gráfico e na tabela a seguir:


A análise por segmento revelou que as empresas do setor de Serviço foram as que mais demandaram pelo recurso de recuperação judicial, com 460 pedidos. As áreas do Comércio e Indústria tiveram diminuição, marcando 199 solicitações e 142 respectivamente, enquanto o Primário teve apenas 90. Veja mais detalhes na tabela abaixo:

Requerimentos de falências caem 2,3% durante o ano

Ainda no comparativo do período de janeiro a dezembro de 2020 com 2021, o levantamento revelou que o ano passado foram realizadas 950 solicitações ante os 972 registrados no ano anterior. As micro e pequenas empresas se destacaram com o volume mais expressivo de pedidos (551). Na sequência estão os negócios de grande (218) e os de médio (181) portes.

Na análise por segmento, o setor de Serviços também lidera, com 544 requisições. Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

 Serasa Experian e Sebrae disponibilizam plataforma de conteúdo gratuito

Para contribuir e impulsionar a retomada econômica das micro e pequenas empresas, a Serasa Experian e o Sebrae criaram a plataforma Aprenda, na qual donos de negócios podem se beneficiar com diversos conteúdos gratuitos sobre gestão financeira, acesso a crédito, cobrança, entre muitos outros temas. Para conferir acesse: www.aprendaserasasebrae.com.br.


Serasa Experian

 A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

 A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.000 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.