Em março, segundo o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, o montante de dívidas pagas em até 60 dias após o mês de negativação foi de 47,2%, percentual que revela um recorde no ano. O desempenho de pagamento não chegava a este patamar desde setembro de 2021, quando foi registrado o percentual de 47%. Ainda de acordo com o levantamento, 53,2% das contas mais quitadas foram do segmento de Utilities (contas de luz, água e gás), seguido do Varejo (52,6%). Confira os dados completos nos gráficos abaixo:

“Apesar dos empreendedores demonstrarem uma melhora no pagamento das contas, é preciso considerar que a maior representatividade no setor de Utilities mostra que as empresas estão quitando dívidas básicas para manter o negócio funcionando. Além disso, ainda vivemos um cenário econômico de instabilidade, com a crescente inflação e alta da taxa de juros, que impactam o bolso dos consumidores e dificultam a retomada do mercado como um todo”, avalia Cleber Genero, vice-presidente de PME da Serasa Experian.

Ainda em março deste ano, o indicador mostrou que as dívidas mais recentes, isto é, de apenas 30 dias, foram as mais contempladas, com 59,7% de recuperação. O percentual foi de 39,7% para encargos vencidos em até 60 dias, 27,6% para aqueles com até 90 dias e 24,9% para até 180 dias. Foram recuperadas 31,5% das contas com até 1 ano de vencimento e aquelas que ultrapassam este prazo, possuem menos chance de serem quitadas, e tiveram 17,1% em março.

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.


Serasa Experian em prol do empreendedorismo

A Serasa Experian oferece algumas ações para ajudar as empresas brasileiras a estabelecer um processo eficaz de cobrança de clientes inadimplentes e, com isso, não prejudicar a sua saúde financeira. Entre as soluções, oferece informações para que os empreendedores possam entender o perfil dos devedores, as regras de cobrança e as legislações vigentes para não gerar problemas maiores.

Outra ferramenta que a Serasa Experian oferece aos empreendedores é o de Recuperação de Dívidas dos clientes, que possui todo um aparato de cobrança, negativação e ganho de eficiência com mais agilidade. Tudo isso respaldado pela base nacional de negativados da Serasa Experian e que preza pelo bom relacionamento entre empresas e consumidores.

Mais informações estão disponíveis na página oficial da Serasa Experian.

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.


Serasa Experian

 A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

 A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.000 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.