• Micro e pequenas empresas puxaram esse aumento;
  • Setor de Serviços segue como responsável pelo maior volume de requisições.

Novembro registrou um novo salto no número de pedidos de recuperações judiciais: foram 175, conforme mostra o Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian. Em relação ao mês passado, o aumento foi de 8,0%. Já em comparação com o mesmo período de 2022, o crescimento foi de 196,6%. A seguir, confira o gráfico com as informações mês a mês:

Gráfico com dados dos pedidos de recuperações judiciais mensal
 

“Apesar de começarmos a observar os resultados da queda da inflação e das taxas de juros, o que tem contribuído para uma melhoria na inadimplência das empresas, o cenário de recuperação judicial apresenta uma reação mais lenta”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. Conforme destaca o economista, a situação de inadimplência das empresas brasileiras está diretamente relacionada ao aumento desse índice. “O constante crescimento da lista de companhias negativadas mostra que a instabilidade econômica ainda é um desafio para os empreendedores. Nesse contexto, abalados financeiramente, muitos empresários acabam recorrendo aos processos de recuperação judicial como uma tentativa de renegociar dívidas e evitar a falência”, finaliza Rabi.

Micro e pequenas empresas lideraram ranking

As “micro e pequenas” empresas (MPEs) lideraram as requisições, com 137 pedidos, em seguida estavam os “médios negócios” (22) e os “grandes” (16). No mesmo mês do ano anterior, os MPEs tinham 113 solicitações, seguidos pelas companhias de porte médio (33) e grande (16).

Confira na tabela a seguir o comparativo completo:

Tabela com a quantidade de pedidos de recuperação judicial por porte da empresa
 

A análise também revelou que o setor de “Serviços” foi o que mais demandou por recuperação judicial (112). “Comércio” ficou em segundo lugar (33) e, em sequência, estavam “Indústria” (22) e o setor “Primário” (8). Veja, abaixo, os dados completos de cada segmento e os comparativos anual e mensal:

Tabela com a quantidade de pedidos de recuperação judicial por setor da empresa
 

Diminuição de 36,1% nos pedidos de falências

Pelo quarto mês consecutivo, os pedidos de falências apresentaram uma significativa redução, com 39 casos registrados em novembro, queda de 36,1% na comparação com o mês passado e de 58,9% em relação a 2022.

As “micro e pequenas” empresas lideraram em número de requerimentos (25), seguidas pelas “grandes”, (8) e pelas “médias” (6). Em relação aos setores, o segmento de "Comércio" teve a maior demanda (18), seguido por "Indústria" (10), "Serviços" (10) e “Primário” (1).

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações Judiciais é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.


Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

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