Com 358 mil aberturas, metade das companhias estão na região Sudeste

Em maio, de acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, 358.279 novos empreendimentos foram criados no Brasil, queda de 1,8% em comparação ao mesmo mês de 2022. Dessas aberturas, metade das companhias (50,8%) estão localizadas na região Sudeste.

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, uma vez que encontram uma ocupação, os brasileiros tendem a deixar o empreendedorismo em segundo plano. "O indicador segue a tendência de queda na taxa de desemprego, que de acordo com estatísticas do IBGE, atingiu 8% no segundo semestre de 2023. Quanto à distribuição regional, é natural que o Sudeste lidere, uma vez que essa região abriga a maior parcela da população brasileira e engloba centros financeiros e de negócios". Confira no gráfico abaixo os dados gerais:

Em relação a natureza jurídica, os “Microempreendedores Individuais” (MEIs) corresponderam ao maior percentual no período, de 75,8%. Em seguida, estavam as “Sociedades Limitadas” (19,4%), “Empresa Individual” (2,7%) e “Demais” (2,2%).

Setor de Serviços é o preferido entre os empreendedores

Na análise por segmento, “Serviços” se caracterizou como o mais elegido na hora de abrir uma empresa, ficando à frente dos setores “Comércio”, “Indústria” e “Demais”. Confira os dados completos na tabela abaixo:

São Paulo criou mais de 100 mil empresas em maio

Ainda segundo o levantamento, em maio, São Paulo disparou entre as Unidades Federativas (UFs) do país, chegando à criação de 106.384 novos CNPJs. Logo atrás estavam Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Veja no gráfico abaixo dados completos por Unidade Federativa (UF):

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Guia do Empreendedor Iniciante: Conteúdo da Serasa Experian para ajudar na saúde financeira dos negócios 

Para ajudar os negócios recém-criados na jornada do empreendedorismo, a Serasa Experian lançou o “Guia do Empreendedor Iniciante”, um material gratuito, disponível no site oficial da companhia. Para ter acesso completo ao material, basta fazer um breve cadastro de nome e e-mail para destravar os oito níveis que reúnem muitas dicas e orientações sobre como encontrar uma oportunidade, definir o perfil do cliente, fazer plano de negócios e muito mais. Clique aqui e saiba mais!

Metodologia

Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.


 Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia e protege 100 milhões de transações contra fraude por mês, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.