MPEs tiveram crescimento de 21,2%, superando a média geral de 20,0%.

A busca das empresas por crédito cresceu 20,0% em janeiro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2021. De acordo com o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, os micro e pequenos negócios tiveram um desempenho expressivo na procura pelo recurso financeiro, marcando alta de 21,2%. Por outro lado, os empreendimentos de médio e grande porte tiveram baixa, essas de 13,1% e 16,4%, respectivamente. Confira no gráfico abaixo os números gerais na íntegra:

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os projetos de acesso ao crédito disponibilizados pelo governo para as empresas de portes menores estão impactando os números do índice. “Essas empresas ainda necessitam das linhas de crédito para recuperar o funcionamento dos negócios ao níveis pré-pandemia, por isso, incentivos como o Programa Estímulo ao Crédito (PEC), iniciado em novembro de 2021, vêm trazendo resultados e impulsionando esses empreendedores a demandarem mais pelo recurso financeiro”.

A análise ano a ano também revelou que as empresas do setor de Serviços foram as que mais buscaram por crédito, com aumento de 37,2%. Percentual muito superior aos outros segmentos, já que as Industrias marcaram alta de 11,1% e o Comércio de apenas 3,5%.

O recorte com informações sobre as regiões brasileiras mostrou que o maior desempenho da demanda pelo recurso financeiro ficou para o Sudeste, com 27,4%. Em ordem decrescente estão: Nordeste (21,7%), Norte (19,6%), Sul (10,4%) e Centro-Oeste (3,0%).

 Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.


Serasa Experian

 A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

 A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.000 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.