Segundo especialista, a recuperação dos gastos de final de ano deixou os brasileiros menos propensos a buscarem recursos financeiros

O primeiro mês de 2024 foi marcado pela queda de 5,7% na busca dos brasileiros por recursos financeiros. Os dados são do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian e mostram, ainda, que a menor retração foi entre aqueles que têm renda pessoal mensal de R$ 1.000 a R$ 5 mil (-5,4%). Confira, no gráfico abaixo, os dados mês a mês:

Gráfico e tabela com dados da variação anual e da variação acumulada anual por faixa de renda sobre a demanda dos consumidores por crédito até janeiro de 2024
 

“Janeiro é o primeiro mês após as festas de fim de ano, quando muitas pessoas gastam mais do que o habitual. Isso pode levar a uma redução temporária na busca por crédito, já que as famílias estão se recuperando financeiramente”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Números positivos em somente três Unidades Federativas (UFs)

Apenas Amapá (9,2%), Alagoas (0,6%) e Roraima (0,4%) apresentaram crescimento positivo em janeiro na demanda dos consumidores por crédito. Veja os dados de todas as Unidades Federativas a seguir:

Gráfico com a variação anual por UF sobre a demanda dos consumidores por crédito
 

Queda na busca do consumidor por crédito em todas as Unidades Federativas

Ainda segundo o indicador, todas as regiões registraram queda na busca por recursos financeiros no acumulado de 2023, com destaque para o Distrito Federal (17,7%), o Amapá (-17,5%) e o Rio de Janeiro (-17,0%). Apenas Santa Catarina ficou abaixo dos 3% de retração. Veja os dados de todas as Unidades Federativas (UFs) a seguir:

Segundo gráfico com a variação anual por UF sobre a demanda dos consumidores por crédito
 

Mais informações disponíveis no site oficial da Serasa Experian.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.


Serasa Experian

A Serasa Experian é uma Datatech, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Por meio de tecnologia, de inovação e dos melhores talentos, oferece um portfólio completo para a melhor tomada de decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa se uniu à Experian Company em 2007. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo.

Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a encontrar novos clientes, autenticar pessoas e se prevenir de fraudes, dar crédito ou vender a prazo com mais segurança, fazer gestão de carteira, cumprir normas ESG ou até fazer cobranças sem impactar o relacionamento. Capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.