Alta foi de 1% comparado ao mesmo período do ano passado e é o primeiro índice positivo de 2022 para o porte

De acordo com o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, em setembro, as companhias de grande porte registraram alta na busca pelo recurso financeiro depo is de oito meses com quedas consecutivas. Na comparação anual, o crescimento foi de 1%, mas a análise geral, que considera todos os portes, indicou queda de 0,7%. Confira no gráfico e na tabela abaixo os números completos:

Fonte: Serasa Experian

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “o crescimento da demanda por crédito por parte das grandes empresas pode estar relacionado com o aumento dos juros no mercado internacional, já que estas empresas costumam ter este acesso disponível. Com o custo dos financiamentos aumentando no exterior, as grandes empresas acabam se voltando para mercado de crédito doméstico”.

A Indústria e o Comércio empataram na análise dos setores que mais demandaram crédito, com 0,3%. Já o de Serviços registrou queda em comparação com o mesmo período de 2021, com -1,7%. Em relação às regiões brasileiras, a Centro-Oeste liderou o ranking com mais empresas em busca de recurso financeiro (10,8%), seguido pela Norte (1,1%). A Sul mostrou estabilidade (0%), já a Nordeste e a Sudeste fecharam com queda, de 2,3% e 2,8%, respectivamente. Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Serasa Experian e Sebrae unem forças para impulsionar o empreendedorismo

Para contribuir com a retomada econômica das empresas no Brasil, a Serasa Experian e o Sebrae criaram a plataforma “Aprenda” que visa ajudar donos de negócios com diversos conteúdos gratuitos sobre gestão financeira, acesso a crédito, cobrança, entre muitos outros temas. Para conferir, acesse: www.aprendaserasasebrae.com.br.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJ consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.

Empregamos cerca de 20.600 pessoas em 43 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.