Patamar alcançou 67,6 milhões de pessoas com nome negativado; Solução Limpa Nome oferece renegociação de dívidas com até 90% de desconto

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor registrou mais um recorde desde o início da série histórica: 67,6 milhões de pessoas estão com o nome negativado no país. Frente à necessidade de oferecer soluções para os brasileiros renegociarem dívidas, a Serasa Experian realiza uma força-tarefa do Limpa Nome com até 90% de desconto e possibilidade de parcelamento em até 36 vezes sem juros. Confira no gráfico abaixo a evolução da inadimplência no Brasil:

Segundo Aline Maciel, gerente do Serasa Limpa Nome, essa foi uma solução proposta depois de ouvirem 2.645 consumidores endividados no Brasil e conta com o apoio de empresas para possibilitar a recuperação do poder de compra dos brasileiros sem impactar a renda mensal. “Quando um inadimplente renegocia o débito, a dívida sai do seu nome logo após pagar a primeira parcela, o que o auxilia a retomar crédito”, explica Aline. “A ação foi a maneira que as empresas envolvidas encontraram para conter a alta da inadimplência”, complementa.

Ainda de acordo com o indicador, o setor com mais dívidas negativadas é o de Bancos e Cartões (28,6%), seguido de Utilities, que compila contas básicas como água, gás e energia (22,2%), Financeiras (13,7%), Varejo (12,4%), Serviços (10,1%), Telefonia (6,8%) e Securitizadoras (2,1%). Confira a variação anual no gráfico a seguir:

O levantamento estima, ainda, que 41,8% da população adulta no Brasil esteja inadimplente e mostra que a maior parte de pessoas com nomes negativados possui entre 26 e 40 anos. Veja na tabela abaixo a análise completa por faixa etária:

“Os recordes consecutivos da inadimplência do país refletem a alta da taxa básica de juros e a inflação ainda elevada, que impacta a realidade financeira dos brasileiros. Com a previsão de que este cenário ainda leve algum tempo para estabilizar, ações como a do Serasa Limpa Nome se fazem imprescindíveis. O consumidor que quiser, ainda, contar com outros recursos para sair do vermelho pode verificar, por exemplo, a possibilidade de utilizar o aumento do Auxílio Brasil, que passa de R$ 400 para R$ 600 por mês até dezembro deste ano”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Na comparação estadual, São Paulo fica no topo do ranking com 16 milhões de inadimplentes, seguido do Rio de Janeiro (6,8 milhões) e Minas Gerais (6,4 milhões). O gráfico abaixo traz os dados dos demais estados:

Mais Opções de renegociação de dívidas

Em julho, a Serasa concedeu mais de R$ 3,5 bilhões em descontos nas negociações realizadas pelo Serasa Limpa Nome. Para auxiliar os consumidores a saírem do vermelho a companhia, junto a empresas parceiras, disponibilizou mais de 23 milhões de dívidas para negociação até R$ 100 e mais de 68 milhões até R$ 1.000.

As mulheres foram as que mais utilizaram o serviço de renegociação da Serasa, representando 54% do total. Confira abaixo o ranking de renegociações em todo o país:

Para pagar as dívidas com descontos e parcelamentos, o consumidor deve consultar o Serasa Limpa Nome pelos canais oficiais:

Cadastro Positivo pode otimizar adimplência dos consumidores

Um estudo inédito da Serasa Experian revelou um salto de 22,1 milhões (14% da população adulta) sobre número de brasileiros que conquistaram a oportunidade de ter acesso a um crédito de qualidade. O montante foi de 59,1 milhões para 81,2 milhões. Além disso, o levantamento mostrou que esses 22,1 milhões de consumidores possuíam o Serasa Score abaixo de 500 e, por isso, poderiam não ser aprovados em análises de concessão feitas pelo mercado de crédito. No entanto, essa pontuação amena não era causada por negativações, mas pela insuficiência de informações que os credores tinham sobre os possíveis tomadores de crédito. Problema que foi solucionado com a implementação do Cadastro Positivo.


Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.600 pessoas em 43 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.