Débitos do segmento que contempla indústrias, empresas do agronegócio e terceiro setor foram os mais quitados; Nordeste tem o melhor desempenho

Em outubro, as empresas brasileiras regularizaram 44,4% das dívidas inadimplentes em até 60 dias de negativação. De acordo com o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, foi o setor “Outros” que obteve o maior nível de contas pagas, marcando 53,7%. Esse segmento é, em sua maioria, composto por credores que atuam no setor industrial, mas também possui empresas relacionadas ao agronegócio e ao terceiro setor. Veja os dados gerais e por setor da dívida completos nos gráficos abaixo:

Recuperação de crédito das empresas Percentuais Outubro 2022
Fonte: Serasa Experian
 

Recuperação de crédito das empresas Por setor da dívida Outubro 2022
Fonte: Serasa Experian
 

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os empreendedores veem grande importância em regularizar seus compromissos financeiros com os credores do segmento “Outros”, que contempla parceiros e fornecedores, bem como o de Varejo. “Estar com as contas em dia com fornecedores e parceiros é fundamental para garantir a saúde dos negócios, isso porque, sem essa relação positiva, as empresas podem sofrer com a falta de insumos, por exemplo, o que impactaria diretamente no volume de vendas e no fluxo de caixa. Dessa forma, os donos de negócios tendem a priorizar a quitação dessas dívidas”.

Nordeste registra o maior nível de recuperação em outubro

A análise por regiões revelou que o Nordeste do país alcançou o maior percentual de recuperação de dívidas inadimplentes em outubro, marcando 51,3%. A região Sul também teve destaque, ficando em segundo lugar com 48,3% dos débitos ressarcidos. Em ordem decrescente estavam: Norte (47,9%), Centro-Oeste (42,1%) e Sudeste (39,9%). Confira no gráfico a seguir os percentuais de pagamento estadualizados:

Recuperação de crédito das empresas Percentuais Outubro 2022
Fonte: Serasa Experian
 

Serasa Experian em prol do empreendedorismo

A Serasa Experian oferece algumas ações para ajudar as empresas brasileiras a estabelecer um processo eficaz de cobrança de clientes inadimplentes e, com isso, não prejudicar a sua saúde financeira. Entre as soluções, oferece informações para que os empreendedores possam entender o perfil dos devedores, as regras de cobrança e as legislações vigentes para não gerar problemas maiores.

Outra ferramenta que a Serasa Experian oferece aos empreendedores é o de Recuperação de Dívidas dos clientes, que possui todo um aparato de cobrança, negativação e ganho de eficiência com mais agilidade. Tudo isso respaldado pela base nacional de negativados da Serasa Experian e que preza pelo bom relacionamento entre empresas e consumidores.

Mais informações estão disponíveis na página oficial da Serasa Experian.

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.


Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 21.700 pessoas em 30 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.