No total, 43,2% das contas negativadas foram pagas; Serasa Experian dá dicas de como manter a saúde financeira das empresas

Em setembro, as dívidas contraídas no setor do Varejo foram as mais quitadas pelas empresas inadimplentes no Brasil (57,6%). Isso é o que mostra o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, que avalia o pagamento de contas atrasadas em até 60 dias de negativação. O total foi de 43,2% de encargos pagos no período. Confira nos gráficos abaixo a evolução do indicador:

Recuperação de crédito das empresas percentuais
Fonte: Serasa Experian

 

Recuperação de crédito das empresas por setor
 

“O pagamento da segunda parcela do 13º salário, que amplia o poder de compra dos consumidores no final do ano, pode ter beneficiado o caixa das empresas mais próximas do consumo. Isto favoreceu a maior quitação das dívidas inadimplidas dos varejistas junto aos seus credores. Esta é uma estratégia importante para que os empreendedores garantam um bom relacionamento para que não faltem insumos em seus negócios e, consequentemente, seja possível manter o fluxo de caixa ou renegociar dívidas quando necessário”, avalia Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

As dívidas com valores entre R$500 e R$1.000 tiveram maior taxa de pagamentos (47,3%), seguidas pelas de até R$500 (46,5%). Aquelas entre R$1 mil, e R$2 mil vêm em seguida, com 42,7%, e as de R$2 a R$10 mil com 35,8%. Contas custando mais de R$10 mil, que geralmente englobam financiamentos de bens materiais, como imóveis e veículos de trabalho, essenciais para o funcionamento da empresa, fecham o ranking com 41,6%.

Sete dos dez estados que mais pagaram contas negativadas em setembro são do Nordeste, região que teve a maior parcela de dívidas atrasadas quitadas pelas empresas (50,9%). Na análise detalhada das Unidades Federativas (UFs), o Piauíse destacou com 65,4% de participação dos pagamentos, sendo o estado que lidera com mais pagamentos desde abril deste ano. O Distrito Federal vem em último lugar, com o pior desempenho das empresas no pagamento de contas atrasadas (30,2%). Veja o levantamento regional completo nos gráficos a seguir:

Recuperação de crédito das empresas por região
 

Recuperação de crédito das empresas por UFs
 

As dívidas mais recentes, de apenas 30 dias, seguem sendo as mais recuperadas (56,6%), seguidas pelas vencidas em até 60 dias (44,3%). As demais seguem de acordo com o prazo – 26% para 90 dias, 18,7% para 180 dias, 14,3% para um ano e 7,7% para mais de um ano.

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Serasa Experian em prol do empreendedorismo

A Serasa Experian oferece algumas ações para ajudar as empresas brasileiras a estabelecer um processo eficaz de cobrança de clientes inadimplentes e, com isso, não prejudicar a sua saúde financeira. Entre as soluções, oferece informações para que os empreendedores possam entender o perfil dos devedores, as regras de cobrança e as legislações vigentes para não gerar problemas maiores.

Outra ferramenta que a Serasa Experian oferece aos empreendedores é o de Recuperação de Dívidas dos clientes, que possui todo um aparato de cobrança, negativação e ganho de eficiência com mais agilidade. Tudo isso respaldado pela base nacional de negativados da Serasa Experian e que preza pelo bom relacionamento entre empresas e consumidores.

Mais informações estão disponíveis na página oficial da Serasa Experian.

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.


Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a concederam crédito de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.600 pessoas em 43 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.