No cenário nacional, o percentual de recuperação das contas negativadas foi de 44,9%

De acordo com o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, no mês de agosto, as empresas nordestinas foram as que mais conseguiram regularizar dívidas inadimplentes em até 60 dias de negativação, marcando 52,7%, percentual mais expressivo do que a média nacional, que foi de 44,9%. Os empreendimentos do Norte também tiveram destaque, com 49,4% das dívidas liquidadas. Em sequência está o Sul (46,6%), o Centro-Oeste (43,9%) e Sudeste (40,8%). Veja no gráfico abaixo a evolução mês a mês do cenário nacional de quitação:

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, mesmo com um cenário econômico mais estável, os empreendedores ainda estão tentando se organizar financeiramente, pois o poder de compra do consumidor segue abalado pela inflação aquecida e expansão da Selic. “As empresas dependem do consumo para garantirem um fluxo de caixa que supra os gastos de operação e outras despesas cotidianas, dessa forma, conseguir fôlego para limpar o nome regularizando dívidas já negativas ainda é desafiador para muitos empresários”.

O recorte por estados mostrou que o Piauí teve o melhor desempenho na quitação de contas com até 60 dias de negativação, marcando 65,5%. Em sequência estão Roraima, Maranhão, Paraíba e Acre. Veja no gráfico abaixo os dados estaduais completos:

Dentre os setores em que as contas inadimplentes foram adquiridas, aquele que recuperou mais crédito foi o segmento Outros, marcando 53,8% - esse setor engloba empresas ligadas ao agronegócio, indústrias e instituições do terceiro setor. Em seguida, foi o segmento de Financeiras, com 53,3%, depois Varejo, com 48,6%, Utilities (48,1%) e Bancos e Cartões (46,0%). Veja na tabela a seguir os dados completos.

Mantenha as informações atualizadas com a Serasa Experian

A Serasa Experian é um banco de dados referência no Brasil e é utilizado como fonte de consulta de empresas e consumidores quando o assunto é tomar decisão de compra e concessão de crédito. Por isso, manter as informações do negócio e seus sócios atualizados é importante para melhorar o relacionamento com o mercado, além de aumentar a confiança de consumidores e fornecedores na hora de fechar os melhores acordos. É possível fazer a atualização direto no site da Serasa Experian, clique aqui!

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 5 anos de observação para fazer essa análise.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Empregamos cerca de 20.600 pessoas em 43 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.