Economista explica que a derrocada foi menor que a do mês anterior e pode sinalizar alguma reação mais positiva ao longo dos próximos meses

Em maio, na comparação com o mesmo mês de 2022, a demanda dos consumidores por crédito marcou a quinta queda do ano, desta vez de 15,7%. Os dados são do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, confira nos gráficos abaixo os dados mês a mês e estaduais:

“A queda anual foi menor do que a de abril, o que pode sinalizar alguma reação mais positiva ao longo dos próximos meses, especialmente no segundo semestre com a tão esperada redução das taxas de juros. Essa incerteza econômica faz com que os consumidores considerem melhor ao se comprometerem com um novo crédito. E mais do que isso, com a inadimplência batendo recordes a cada mês, eles podem estar focados em sanar os compromissos financeiros já assumidos. Para que a retomada do acesso ao crédito democrático não demore, o momento deve ser de planejamento financeiro e renegociação de dívidas”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Ainda segundo o indicador, a busca pelo recurso financeiro foi negativa em todas as Unidades Federativas (UFs) do país, com destaque para o Distrito Federal com o maior tombo (-27,3%). Veja abaixo o gráfico com o levantamento estadual:

Queda em todas as faixas de renda

Desde os consumidores que ganham até R$ 500 mensais, até aqueles que recebem mais de R$ 10 mil ao mês, todas as faixas de renda marcaram retração na demanda por crédito. Veja os dados na íntegra na tabela abaixo:

 

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.


Serasa Experian

 A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia e protege 100 milhões de transações contra fraude por mês, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 21.700 pessoas em 30 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de inovação para as últimas notícias sobre a empresa.