Percentual foi de 44,3% de contas regularizadas em até 60 dias; segmento que engloba Indústrias, Primário e Terceiro Setor foi o mais contemplado pelos devedores

Segundo o acumulado anual do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, as empresas brasileiras terminaram o ano de 2022 regularizando 44,3% das contas atrasadas em até 60 dias após a negativação. Esta foi a pior média anual desde o início da série histórica do levantamento, em 2018. A categoria mais contemplada foi a “Outros”, que engloba Indústrias, empresas do segmento Primário e do Terceiro Setor, com 53,1% das dívidas ressarcidas. Confira os dados completos no gráfico abaixo:

Fonte: Serasa Experian

Fonte: Serasa Experian

Ainda segundo o índice, em 2022, as dívidas de até R$500 foram as mais quitadas (48%), seguidas por aquelas com valor superior a R$10 mil (46,4%), de R$500 a R$1 mil (43,7%), entre R$1 mil e R$2 mil (41,5%) e débitos de R$2 mil a R$10 mil (39,3%).

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “o ano de 2022 foi marcado por altas na inadimplência dos consumidores e nas taxas de juros, fatores que influenciam negativamente o comportamento de recuperação das empresas. Quanto menor forem os recebimentos de recursos no caixa das empresas, maior será a dificuldade em liquidarem seus débitos. Nesse contexto, quando olhamos para o histórico, vemos uma tendência de priorização das contas mais baratas, assim como das mais recentes, vencidas em até 30 dias”, explica.

Companhias do Nordeste lideraram pagamentos em 2022

Na análise por Unidades Federativas (UFs), o acumulado anual de 2022 mostrou que o Nordeste encerrou o ano de 2022 sendo a região com o maior percentual de quitações, chegando a 50% dos encargos ressarcidos. Logo atrás vem o Sul (47,6%), Centro-Oeste e Sudeste (41,6%) e, por fim, o Norte (41,4%). No ranking dos estados, o Piauí mostrou o melhor desempenho de todo o país (62,4%). Veja os levantamentos regionais completos abaixo:

Fonte: Serasa Experian

Solução Serasa Experian Recuperação de dívidas

Recuperar crédito pode ser um processo difícil, principalmente quando a empresa precisa cobrar seus clientes inadimplentes ou está com dificuldades financeiras para cumprir com os compromissos financeiros firmados com credores, parceiros e fornecedores. Ter um bom processo de recuperação de crédito é a saída, pois garante que a saúde financeira do negócio não seja prejudicada. Para isso, é necessário entender o perfil dos devedores, as regras de cobrança e as legislações vigentes para não gerar problemas maiores.

Com a solução de Recuperação de Dívidas da Serasa Experian, desenvolvida exclusivamente para pequenas e médias empresas, os empreendedores economizam tempo e dinheiro, além de evitar desgastes por conta de inadimplência. Mais informações estão disponíveis aqui.

Metodologia

Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.


Serasa Experian

 A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

 A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 21.700 pessoas em 30 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.