Total nacional foi de 61,3% das dívidas pagas em até 60 dias da negativação

Dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian mostraram que, em março deste ano, os consumidores brasileiros regularizaram 61,3% de contas atrasadas em até 60 dias após a negativação. Dívidas cujo valores eram entre R$ 500 e R$ 1.000 foram as priorizadas no período (68,7%). Veja as informações completas no gráfico e na tabela a seguir:

Os setores mais priorizados pelos brasileiros para quitação foram o de “Bancos e Cartões” (72,6%) e de “Utilities” (63,3%), que englobam contas básicas como água, energia e gás. Confira o levantamento completo da visão por segmentos:

“Manter as contas em dia é um desafio, principalmente em função da alta taxa de juros que a nossa economia pratica. Ainda assim, o esforço dos consumidores está em pagar as dívidas de bancos e cartões, o que garante o acesso ao crédito, e as de utilities, que assegura o atendimento das necessidades básicas. A queda da inflação e a redução do desemprego, aliadas à renegociação das dívidas, continuam como luzes no final do túnel para os brasileiros poderem honrar seus compromissos financeiros”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Idade da Dívida: quanto mais recente, mais chances de ser quitada

As contas atrasadas em até 30 dias foram as mais regularizadas no período (72,2%), sendo aquelas com mais de um ano, as menos contempladas pelos consumidores (10,5%). Veja, na tabela abaixo, as informações completas:

Acre liderou a recuperação de crédito no país

Na visão por Unidades Federativas (UFs), o indicador revelou que o Acre liderou com a maior taxa de recuperação de crédito dos consumidores em até 60 dias da negativação (71,7%). O ranking dos principais estados seguiu com Ceará (69,2%), Paraíba (68,9%), Rio Grande do Sul (68,7%) e Mato Grosso (66,4%). Confira a seguir a análise detalhada:

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui!

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br.

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 21.700 pessoas em 30 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em https://www.experianplc.com/ ou visite o nosso hub de inovação para as últimas notícias sobre a empresa.